SEGS Portal Nacional

Agro

Peletização da ração: como garantir a qualidade do processo

  • Segunda, 14 Março 2022 10:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lorene Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A peletização da ração é o processo de transformação de materiais farelados submetidos a tratamentos térmicos (temperatura e umidade) e pressão em pellets ou grânulos. Para garantir a qualidade desse processo, a ANDRITZ desenvolve uma série de equipamentos de alta qualidade como os condicionadores Hot Start, Retentores CRT, Feed Expander modelo FEX, peletizadoras para diversas capacidades e aplicações, resfriadores, trituradores para redução de pellets e redes de vapor dedicadas ao processo do cliente. Fazem parte também do amplo portfólio os sistemas de dosagem, sistemas de moagem e mistura.

Além disso, o processo conta com sistemas de aplicação de gorduras (vegetais e animais) Post Pellet e também o sistema MFS – Micro Fluid System para dosagem de gorduras, enzimas, vitaminas e micro líquidos em geral, ferramentas importantes para garantir a qualidade do pellet no processo de peletização, permitindo flexibilidade na adição por meio de mistura, sem alterar o que a nutrição precisa no pellet final.

A ANDRITZ busca assessorar seus clientes com os melhores conceitos no projeto de fábrica, com o intuito de garantir eficiência e flexibilidade no processo para assegurar a melhor qualidade possível de pellet, mesmo com as constantes mudanças nas matérias-primas normais no processo de produção de ração animal.

“Aliada a uma automação dedicada e com grande know how em peletização, nossos sistemas e opções para condicionamento da ração, redes de vapor para aplicação, de acordo com nosso clima, matéria-prima e espécie animal a se processar são um diferencial de mercado da ANDRITZ Feed and Biofuel”,explica o gerente de aplicações e processos, José Martins.

A ANDRITZ Feed and Biofuel é uma das líderes no fornecimento de tecnologias, sistemas e serviços para equipamentos industriais avançados, na área de ração animal, aquicultura e alimentos para pets e também para a indústria de biocombustíveis.

Segundo José Martins, os equipamentos robustos e com design higiênico aliam automação e monitoramento, garantindo alta eficiência produtiva para os clientes. Além disso, ele explica que os equipamentos contam com assistência técnica local estruturada para atendimentos rápidos e com profissionais treinados e em contínuo desenvolvimento. “Contamos com consultoria para melhoria de processos de peletização, mapeando oportunidades no processo de produção para entrega de alta capacidade produtiva e melhor qualidade de pellets. Oferecemos programas de longo prazo com contratos de manutenção corretiva, preventiva e preditiva a nossos clientes, além contratos no fornecimento de peças de reposição e desgaste”, destaca José.

Tecnologias ANDRITZ no mercado de peletização de ração.

Inovação voltada à indústria 4.0 - com a plataforma Metris, que já é aplicada a duas décadas na indústria de papel e celulose para controle fabril, é entregue alta performance em produção e qualidade, automação, além de um eficiente controle da manutenção de ativos;

Misturador Optimix - um novo design autolimpante com rotação reversível, eficiente na entrega de CV (qualidade de mistura abaixo de 5%), de fácil manutenção e com novo projeto de aplicação de líquidos;

Condicionadores Hot Start para garantir que a ração inicie seu processo tratada termicamente 100%, eliminando riscos com salmonela, entre outros tipos de contaminação;

As Peletizadoras ANDRITZ FeedMAx modelos G7, G9 e G12 oferecem robustez, alta performance produtiva com entrega de qualidade, eficiência energética e com rápido e fácil reparo. As peletizadoras têm opções de ajuste hidráulico automático dos rolos e sistema de controle de velocidade dos rolos (roll slip control), evitando paradas de linha. O ajuste automático dos rolos é um recurso para ganho de qualidade de pellets, pois permite o afastamento automático dos rolos via automação, gerando a possibilidade de trabalhar com o conceito de matriz com taxa de compressão flexível.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version