SEGS Portal Nacional

Agro

Biopark fortalece empresas e contribui com a inovação para o agronegócio

  • Quarta, 07 Abril 2021 10:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Com número elevado de empresas do ramo Agro, ecossistema do Biopark evidencia novas tecnologias com impacto direto em cadeias produtivas

Reconhecido nacionalmente pela produção agropecuária, o município de Toledo (PR) vem ganhando cada vez mais relevância também no desenvolvimento e aplicação de tecnologias para a área. Esse movimento é impulsionado pelo Biopark, que atrai empresas locais, de todo o Brasil e também internacionais. Das mais de 100 empresas que atuam no local, 30 negócios são do ramo Agro e oferecem uma extensa gama de soluções que trazem inovação para áreas como agricultura, avicultura, suinocultura, bovinocultura e piscicultura.

Uma dessas empresas é a Aquabit, fundada no Piauí e que atua com foco na piscicultura oferecendo uma ferramenta que melhora a comunicação entre frigoríficos e cooperativas com os produtores. Entre os benefícios estão o maior controle e ganho em eficiência dos processos de produção e comercialização.

O empreendedor Ailton Rodrigues, CEO da Aquabit, viu na Região Oeste do Paraná, maior produtora de peixes de cultivo do Brasil, perspectivas de crescimento. “Conheci a Região em fevereiro de 2020, quando participei do Show Rural Coopavel. Durante 15 dias fiz contato com frigoríficos e vi que meu modelo de negócio tinha campo para ser desenvolvido aqui”, explica. Atualmente a empresa atua em várias regiões do Brasil com produção de peixes e camarão.

O ingresso no Biopark representa novas possibilidades de crescimento. “Preciso entender o comportamento do mercado regional e creio que essa é uma das frentes que o Biopark vai me auxiliar. Apesar de não ser a minha primeira empresa, ainda tenho muito a aprender e acredito que com as mentorias será possível enxergar pontos de melhoria que às vezes o empreendedor não consegue ver porque está muito focado na operação. Outro ponto em que buscamos auxílio é no processo de internacionalização da empresa”, acrescenta Ailton.

Tanto para negócios já estruturados quanto para quem está entrando agora no mercado, o Biopark oferece benefícios atrativos. É o caso da Arfo, fundada em Toledo, e que recentemente lançou o seu primeiro produto no mercado: a Mini Carregadeira Tractor P800 - um equipamento de fabricação inédita no país. Com aplicações voltadas para o agronegócio e construção civil, o equipamento pesa cerca de 300 quilos, é movido a diesel e destaca-se pela multifuncionalidade. “A mini carregadeira pode ser utilizada em mais de 80 atividades diferentes, entre elas, como roçadeira, carregadeira, perfuratriz, como queimador de penas para aviários, espalhador de cal, e muitas outras”, explica Maikon Sakser, que fundou a empresa com o sócio Wilson Natal dias da Costa.

No Biopark, um dos objetivos da Arfo é alcançar mais visibilidade para o produto. “O Biopark é uma vitrine para nós e, com as mentorias e suporte que recebemos, temos muito a crescer. Queremos tornar o nosso negócio mais próspero”, acrescenta Maicon.

Segundo o diretor de Negócios do Biopark, Paulo Victor Almeida, a atuação do empreendimento está contribuindo com as empresas e com quem tem a demanda, ou seja, toda a cadeia produtiva envolvida no agronegócio. “Nosso propósito é contribuir com o desenvolvimento da Região Oeste. Sabemos da vocação e da importância do agronegócio, por isso, criamos um ecossistema em que as empresas podem contar com nosso total apoio para se tornarem mais escaláveis e eficientes”, explica.

O portfólio da empresa Kingdra, também residente no Biopark, já conta com sete produtos voltados a agricultores, suinocultores e cooperativas de grãos. Entre eles está o lançamento WeedVision - um sensor usado nas lavouras para pulverização que promete revolucionar o mercado. “Com inteligência artificial embarcada, por meio de uma rede neural treinada para identificação de ervas daninhas, nosso produto tem o objetivo de realizar a pulverização seletiva, ou seja, a aplicação de defensivo agrícola somente onde é realmente necessário. Isso traz uma série de benefícios para o agricultor, principalmente a economia significativa na utilização do produto propriamente dito”, explica o sócio proprietário da Kingdra, Mario Cabezaolias de Santis.

Para Mario, o ecossistema desenvolvido pelo Biopark auxilia na criação de soluções cada vez mais efetivas para o agronegócio regional. “Estar no Biopark é estar em um ecossistema que respira o setor do Agro. Com todos caminhando na mesma direção, conseguimos construir produtos inovadores ou até mesmo ajudar e aprimorar soluções e tecnologias de outras empresas, é um networking importante. Além da estrutura oferecida, as mentorias são fundamentais, pois elas nos norteiam para tornar os nossos negócios mais competitivos, é algo que não conseguimos nem precificar”, acrescenta.

“Não temos dúvida de que o número de empresas do Agro será crescente no Biopark. Esse movimento, além de trazer negócios de outros lugares do Brasil e outros países, também incentiva que empresas locais ganhem escala e visibilidade por meio dos benefícios que temos a oferecer, fazendo com que Toledo possa se destacar ainda mais no agronegócio brasileiro”, complementa Paulo.

As empresas interessadas em saber mais sobre o Programa de Residência do Biopark, podem entrar em contato pelo site www.biopark.com.br/empresas ou telefone (45) 99118-6128.

SOBRE O BIOPARK

O Biopark é um parque tecnológico 100% privado, localizado em Toledo - Oeste do Paraná. Criado pelos empreendedores Carmen e Luiz Donaduzzi - que possuem mais de 40 anos de experiência em empreendedorismo e desenvolvimento de pessoas - tem o objetivo de transformar Toledo e Região em referência nas áreas de pesquisa, inovação e geração de negócios. Estima-se que futuramente o empreendimento tenha uma população de 75 mil pessoas e gere mais de 30 mil postos de trabalho. Atualmente, o local possui quatro universidades, recebe uma nova empresa a cada 72 horas e tem mais de 100 negócios gerando aproximadamente 300 empregos diretos. Além disso, os investimentos no Biopark somam mais de R$ 300 milhões, entre eles, um Centro de Distribuição de Medicamentos da Prati-Donaduzzi, que já está com as obras avançadas, e um Complexo Hospitalar do Grupo Sempre Vida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version