SEGS Portal Nacional

Agro

Período de chuvas é propício para infecções em bovinos. Tratamento rápido e eficaz minimiza prejuízos

  • Quarta, 31 Março 2021 18:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Iglesias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

As águas de março que fecham o verão também trazem grande preocupação para os pecuaristas – especialmente do Brasil Central. Nesse período chuvoso, os bovinos estão sujeitos a diversas infecções, como diarreias, infecções de casco e pneumonia. Essas enfermidades proporcionam consideráveis prejuízos aos criadores, tendo em vista que reduzem o potencial produtivo dos animais e, em alguns casos, podem ser fatais, principalmente em animais jovens.

"Nessa época do ano, as pododermatites (doenças de casco) chegam a afetar 6 em cada 10 bovinos no país", informa Antônio Coutinho, gerente de produtos para animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal. "A diarreia, especialmente em bezerros, também é fator de atenção, pois pode causar retardo no crescimento e até a morte dos animais ainda jovens."

O descuido com a sanidade dos bovinos pode ter custo alto para o pecuarista: para cada dia de tratamento, perde-se um dia de produção – seja em ganho de peso (pecuária de corte) ou em produção de leite (vacas leiteiras). "É preciso estar atento a soluções de ação rápida e eficaz, que ajudem a minimizar as perdas e a potencializar a saúde do rebanho, para que se alcance seu máximo potencial produtivo", reforça Coutinho.

Uma das mais eficazes soluções para tratar as infecções é a associação de antibióticos com anti-inflamatórios, combinação que possibilita a rápida recuperação dos animais. Antônio Coutinho explica que essa associação oferece segurança e agilidade no tratamento, fazendo com que o animal doente retorne rapidamente ao processo normal de produção leiteira ou de ganho de peso nos bovinos de corte.

"É essencial que os pecuaristas escolham soluções que exijam menos manejo e tenham maior facilidade de aplicação, além de eficiência. A baixa carência é indispensável, especialmente para os animais de corte em terminação e para as vacas de leite em produção, e garante tranquilidade em relação ao produto final, transferindo seus benefícios também à segurança alimentar", ressalta o gerente da Vetoquinol.

Em seu portfólio, a Vetoquinol oferece aos pecuaristas uma linha completa de soluções eficazes para combater os processos infecciosos dos bovinos, como AcurA® Max. O medicamento, que associa o anti-inflamatório meloxican e o antibiótico ceftiofur, é ideal para a rápida recuperação dos animais tratados, além de ter elevado índice de eficácia.

"AcurA Max é um produto que pecuaristas, vaqueiros e peões devem ter na farmácia da fazenda para aplicá-lo assim que notar qualquer sinal de infecção nos bovinos, como febre, perda de peso ou diarreia – sempre após separar o animal doente dos demais", destaca Coutinho. "Com fácil aplicação e dose única, o medicamento tem quatro anos de validade e baixa carência", complementa.

Sobre a Vetoquinol – A Vetoquinol Saúde Animal faz parte das 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version