SEGS Portal Nacional

Agro

'Análise de resíduos é um processo rigoroso e complexo, mas indispensável para ter alimentos saudáveis e seguros para os consumidores', explica especialista do AgroSafety

  • Quarta, 31 Março 2021 18:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabrizia Fonseca
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Até chegar à nossa mesa, saborosos e saudáveis, os alimentos passam por dezenas de análises, cada uma com uma finalidade específica. Um dos mais importantes objetivos desse cuidadoso processo é avaliar os níveis de resíduos e, com isso, identificar eventual risco à saúde devido à exposição aos diversos agentes, como defensivos agrícolas. “A responsabilidade pela qualidade e segurança dos alimentos é muito grande. É preciso ter alta tecnologia e muito conhecimento para fazer as análises de maneira correta e confiável”, explica Adauto da Silva, diretor comercial do Agrosafety, laboratório de análises de resíduos de contaminantes químicos, que oferece consultoria analítica para os agricultores com foco na redução de perdas e aumento da produtividade.

As análises do monitoramento de resíduos começam já na amostragem das matérias-primas e produtos finais. Nessa etapa devemos obter quantidade representativa do lote de amostra, seguindo protocolos internacionais para envio ao laboratório. No laboratório, as amostras são registradas e identificadas para seguir protocolos de integridade e confidencialidade para garantir a total imparcialidade nos procedimentos realizados.

A próxima etapa é de processamento, quando as amostras são processadas e quarteadas: alíquota de cerca de 2 gramas segue para análise; o restante é armazenado em câmaras frigoríficas à temperaturas abaixo de -20°C, preservando as características e integridade da amostra.

“Na sequência ocorre a extração. Seguimos procedimentos específicos conforme o tipo de amostra e análises a ser realizadas. Depois, são feitas as análises específicas, com a utilização de instrumentação analítica com as mais avançadas tecnologias em espectrometria de massas para identificação e quantificação em geral de mais de 400 princípios ativos. O processo é finalizado com um rigoroso processo de identificação e cálculo dos resíduos identificados para quantificação e elaboração do Relatório de Análises, com total confiabilidade e segurança”, detalha Adauto da Silva.

A análise de resíduos é essencial para os alimentos passarem da produção para o processamento e, finalmente, para a comercialização. Esse processo deve ser feito em laboratórios acreditados pela ISO/IEC 17.025, que utilizam procedimentos também acreditados, com equipes capacitadas, infraestrutura e equipamentos para atendimento a regulamentações atuais. “Importante ressaltar que todo esse processo complexo e rigoroso tem como objetivo a melhoria de qualidade de vida das pessoas, evitando riscos à saúde, com a oferta de alimentos saudáveis e seguros. Para isso, é indispensável contar com o suporte de análises confiáveis”, complementa o diretor comercial do Agrosafety.

O AgroSafety faz parte do GenesisGroup, organização de soluções em testes, inspeções, certificação e rastreabilidade na cadeia agroalimentar. Com quase 15 anos de atuação no mercado, o AgroSafety é um laboratório de análises independente, altamente tecnológico, que nasceu dentro da ESALQ/USP e se estabeleceu nas cadeias agrícola e animal, além de foco ambiental. “Oferecemos ao mercado um amplo portfólio de análises, contando com o respaldo de importantes acreditação, credenciamento e habilitação como ISO 17025 INMETRO, IN 26 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e REBLAS (Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde) ANVISA, além de utilizar a modernas tecnologias para análises, como a espectrometria de massas de alta resolução”, explica Adauto da Silva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Jul 10, 2025 Agro

Equipamentos de contenção ajudam a garantir saúde…

Jul 09, 2025 Agro

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em…

Jul 08, 2025 Agro

Maranhão: milho e soja representam 90% da agricultura…

Jul 07, 2025 Agro

Vetoquinol leva Projeto Leite Ouro e portfólio inovador…

Jul 04, 2025 Agro

Plantio de precisão é fator decisivo para alcançar alta…

Jul 03, 2025 Agro

Fertilizantes: mitos e verdades para uma agricultura…

Jul 02, 2025 Agro

Safra de cana-de-açúcar 2025/26: produtores adotam…

Jul 01, 2025 Agro

Frio intenso exige atenção redobrada de produtores de…

Jun 30, 2025 Agro

Contagem de emergência com inteligência artificial…

Jun 26, 2025 Agro

Brasil registra safra histórica de milho em meio a…

Jun 25, 2025 Agro

Irrigação ganha protagonismo na cana-de-açúcar em meio…

Jun 24, 2025 Agro

Cuidados essenciais no nascimento de bezerros garantem…

Jun 23, 2025 Agro

Tecnologia ajuda produtor a economizar com decisões…

Jun 18, 2025 Agro

Soluções biológicas e novas genéticas de hortaliças são…

Jun 17, 2025 Agro

Focada na agricultura regenerativa, SBS Green Seeds…

Jun 16, 2025 Agro

IHARA lança dois fungicidas com moléculas inéditas no…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version