SEGS Portal Nacional

Agro

'Análise de resíduos é um processo rigoroso e complexo, mas indispensável para ter alimentos saudáveis e seguros para os consumidores', explica especialista do AgroSafety

  • Quarta, 31 Março 2021 18:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabrizia Fonseca
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Até chegar à nossa mesa, saborosos e saudáveis, os alimentos passam por dezenas de análises, cada uma com uma finalidade específica. Um dos mais importantes objetivos desse cuidadoso processo é avaliar os níveis de resíduos e, com isso, identificar eventual risco à saúde devido à exposição aos diversos agentes, como defensivos agrícolas. “A responsabilidade pela qualidade e segurança dos alimentos é muito grande. É preciso ter alta tecnologia e muito conhecimento para fazer as análises de maneira correta e confiável”, explica Adauto da Silva, diretor comercial do Agrosafety, laboratório de análises de resíduos de contaminantes químicos, que oferece consultoria analítica para os agricultores com foco na redução de perdas e aumento da produtividade.

As análises do monitoramento de resíduos começam já na amostragem das matérias-primas e produtos finais. Nessa etapa devemos obter quantidade representativa do lote de amostra, seguindo protocolos internacionais para envio ao laboratório. No laboratório, as amostras são registradas e identificadas para seguir protocolos de integridade e confidencialidade para garantir a total imparcialidade nos procedimentos realizados.

A próxima etapa é de processamento, quando as amostras são processadas e quarteadas: alíquota de cerca de 2 gramas segue para análise; o restante é armazenado em câmaras frigoríficas à temperaturas abaixo de -20°C, preservando as características e integridade da amostra.

“Na sequência ocorre a extração. Seguimos procedimentos específicos conforme o tipo de amostra e análises a ser realizadas. Depois, são feitas as análises específicas, com a utilização de instrumentação analítica com as mais avançadas tecnologias em espectrometria de massas para identificação e quantificação em geral de mais de 400 princípios ativos. O processo é finalizado com um rigoroso processo de identificação e cálculo dos resíduos identificados para quantificação e elaboração do Relatório de Análises, com total confiabilidade e segurança”, detalha Adauto da Silva.

A análise de resíduos é essencial para os alimentos passarem da produção para o processamento e, finalmente, para a comercialização. Esse processo deve ser feito em laboratórios acreditados pela ISO/IEC 17.025, que utilizam procedimentos também acreditados, com equipes capacitadas, infraestrutura e equipamentos para atendimento a regulamentações atuais. “Importante ressaltar que todo esse processo complexo e rigoroso tem como objetivo a melhoria de qualidade de vida das pessoas, evitando riscos à saúde, com a oferta de alimentos saudáveis e seguros. Para isso, é indispensável contar com o suporte de análises confiáveis”, complementa o diretor comercial do Agrosafety.

O AgroSafety faz parte do GenesisGroup, organização de soluções em testes, inspeções, certificação e rastreabilidade na cadeia agroalimentar. Com quase 15 anos de atuação no mercado, o AgroSafety é um laboratório de análises independente, altamente tecnológico, que nasceu dentro da ESALQ/USP e se estabeleceu nas cadeias agrícola e animal, além de foco ambiental. “Oferecemos ao mercado um amplo portfólio de análises, contando com o respaldo de importantes acreditação, credenciamento e habilitação como ISO 17025 INMETRO, IN 26 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e REBLAS (Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde) ANVISA, além de utilizar a modernas tecnologias para análises, como a espectrometria de massas de alta resolução”, explica Adauto da Silva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 09, 2026 Agro

Alga marinha é aliada da agricultura contra a seca e a…

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version