SEGS Portal Nacional

Agro

Raça Montana utiliza genômica para avaliar machos nascidos em 2019

  • Quinta, 25 Março 2021 18:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O uso da genômica é a grande novidade da avaliação dos machos candidatos a touros Montana nascidos em 2019 e que serão comercializados este ano. “Os criadores da Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC-MTN) trabalham há mais de duas décadas na seleção de animais compostos de alta qualidade genética que contribuem para o aumento da produtividade de rebanhos em todas as regiões do país. Nesse processo, são sempre incorporadas novas tecnologias. A genômica é uma importante ferramenta de seleção, que objetiva intensificar ainda mais a acurácia dos novos reprodutores da raça”, explica Gabriela Giacomini, superintendente técnica da AIC-MTN.

José Bento Sterman Ferraz, professor de Genética e Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo – campus de Pirassununga (FZEA-USP), afirma que o Montana está sintonizado com os programas de seleção mais avançados do Brasil ao usar DEP genômica. “A genômica precisa ser bem compreendida para não ser considerada a solução de todos os problemas. Afinal, é uma metodologia auxiliar, que provoca importante adição de qualidade, ao corrigir eventuais erros de pedigree e adicionar uma nova fonte de informação, os efeitos dos marcadores moleculares. No caso do Montana, nós usamos um painel com 50 mil marcadores, sendo que cada um tem o seu efeito, ainda que pequeno, e a somatória desses efeitos dá o valor genômico do animal, o que pode alterar a classificação geral. Geneticamente, cada animal pode ter potencial maior ou menor do que os outros para transmitir genes para sua descendência. O grande impacto que a genômica traz às avaliações genéticas está na acurácia. As avaliações genéticas ou genômicas são expressas em predições, conhecidas como DEP – Diferença Esperada de Progênie. A acurácia das predições de touros jovens, ofertados ao mercado, normalmente é de 25% e 30%. Com a genômica, conseguimos acurácia de 45% ou mais, ou seja, semelhantes a touros que têm 15 a 20 filhos, isso é muito importante e o criador tem muito mais segurança no que comprou”.

“O aumento da acurácia nos ajuda muito na hora de escolher os touros de teste de progênie, touros de reposição e doadoras de embriões, diminuindo as incertezas e riscos. O nível de acerto passa a estar em outro patamar”, ressalta Gabriela.

A marcação dos tourinhos já começou. “A nova safra de touros nascidos em 2019 está muito boa, com animais de índices altos e muitos destaques. Temos feito estudos com genômica do Montana já há alguns anos, em parceria com o Grupo de Melhoramento Animal da USP (GMAB). Os primeiros resultados são muito promissores. Esta safra é perfeita para marcar mais esse passo da raça”, informa a Superintendente Técnica da AIC-MTN.

O Índice Montana, principal critério de seleção da raça, é composto por 20% para a DEP de peso ao desmame, 20% para ganho de peso pós-desmama, 30% para peso ao sobreano, 10% para perímetro escrotal e 20% para musculosidade.

Sobre a Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC-MTN)

A AIC-MTN foi criada oficialmente em 30 de setembro de 2020. A entidade começa seus trabalhos, originados no Programa Montana, com oito associados envolvidos no melhoramento genético da raça. O plantel atual é 10 mil matrizes e são comercializados 800 touros com CEIP por ano. Os pecuaristas interessados em se filiar devem entrar em contato pelo e-mail . A AIC-MTN oferece condições especiais de lançamento para novos criadores até o fim do primeiro semestre de 2021, inclusive isenção da taxa de ingresso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version