SEGS Portal Nacional

Agro

Centros de recursos pesqueiros e aquicultura da Codevasf produziram 8,3 milhões de peixes em 2020

  • Sexta, 26 Fevereiro 2021 09:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Codevasf
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O mais recente balanço de atividades da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na área de aquicultura e recursos pesqueiros informa que 8,3 milhões de alevinos foram produzidos pelos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da empresa em 2020.

Desse total, cerca de 4,7 milhões foram utilizados em 301 peixamentos, e 3,6 milhões foram disponibilizados para ações de inclusão produtiva, como fomento à piscicultura, beneficiando mais de 5 mil produtores em 103 municípios na região onde a Companhia atua.

“A produção de alevinos de espécies nativas, para recomposição da ictiofauna de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos na bacia do São Francisco, visa não só a revitalização desses ambientes hídricos, mas também a sustentabilidade da atividade pesqueira com o aumento da abundância de peixes e a diminuição da pressão do esforço de pesca sobre algumas espécies mais visadas”, explica Kênia Marcelino, titular da Gerência de Desenvolvimento Territorial, ligada à Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf.

“Os peixamentos também possibilitam a recuperação de espécies de peixes em processo de extinção e são uma importante forma de divulgar conceitos de educação ambiental com foco nos recursos pesqueiros e na ictiofauna da bacia do São Francisco”, completa o chefe da Unidade de Pesca e Aquicultura da Codevasf, Hermano dos Santos.

No campo da pesquisa, foram publicados 11 trabalhos científicos e disponibilizados 9.450 peixes para essa atividade.

Outro dado das ações da Codevasf em 2020 aponta que foram realizadas 46 ações de assistência técnica, o que beneficiou 5.837 pessoas. A ONG Ecomangue, com sede no município de Coruripe (AL), é uma das entidades beneficiadas com o trabalho da Codevasf. “São mais de 13 anos de parceria com a Companhia, e, nesse tempo, fomos atendidos da melhor forma possível, a partir do fornecimento de alevinos e realização de peixamentos. Iniciamos com apenas três criadores em tanques-rede, e hoje já temos 40. No rio Coruripe, já realizamos 13 peixamentos, ocasiões em que são soltos no rio entre 500 mil e 1 milhão de peixes”, contabiliza o presidente da organização, Valdir Melo.

“Todos os anos, agraciamos a Codevasf com o troféu Ecomangue, em reconhecimento à luta da empresa na defesa do meio ambiente e ao trabalho que propicia geração de emprego e renda para a comunidade”, conclui o presidente da ONG Ecomangue.

Pesquisa e inclusão produtiva

A Codevasf possui sete Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura na bacia do São Francisco, localizados em municípios de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas – até 2007 essas unidades eram chamadas de Estações de Piscicultura. Nos centros, foram realizados os primeiros projetos bem-sucedidos de reprodução artificial de espécies de importância ecológica e econômica para a região do São Francisco, como o surubim e o pirá.

As atribuições dessas unidades incluem desenvolvimento de tecnologias de reprodução artificial, ações de repovoamento de corpos hídricos, desenvolvimento de estudos de monitoramento da qualidade da água, fomento à aquicultura, desenvolvimento de pesquisas em biologia pesqueira, capacitação de produtores, pescadores e estudantes em técnicas de criação e propagação de peixes e apoio a organizações de pescadores e criadores.

Desde a década de 1980, projetos empreendidos nesses centros e nas estruturas que os antecederam – frequentemente em parceria com universidades e outras instituições de pesquisa e formação – ofereceram suporte à implantação de dezenas de estações de piscicultura públicas e privadas pelo país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 09, 2026 Agro

Alga marinha é aliada da agricultura contra a seca e a…

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version