SEGS Portal Nacional

Agro

Primeiro anti-inflamatório não esteroidal no Brasil comprova efeitos positivos para SDP em leitoas

  • Quinta, 28 Janeiro 2021 18:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Pisani
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Ácido tolfenâmico 4% é primeiro anti-inflamatório não esteroidal no Brasil que comprova efeitos positivos no desempenho das leitegadas provenientes de leitoas

Hipertermia (39,5 graus), febre (superior 40 graus), inflamações no útero e nas mamas, produção de leite inadequada ou praticamente nula. “Estes são os sinais clínicos mais comuns da Síndrome da Disgalaxia Pós-Parto (SDP), um terrível problema que acomete fêmeas suínas e preocupa granjas de todo o mundo – especialmente aquelas que investem em criações mais intensivas, pois a SDP causa perda de produtividade e de lucro. A enfermidade também é conhecida como MMA (Síndrome da Metrite, Mastite e Agalaxia), informa André Buzato, gerente técnico de suínos da Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo.

A SDP e as MMA são diferentes definições de um mesmo processo, que pode manifestar-se na forma clínica ou subclínica. A SDP é realmente é um problema presente, com incidência média de 15% no plantel de matrizes. Mas é possível controlar. “Quando o problema é prevenido ou tratado com eficácia, evita-se a evolução do quadro clínico, que culmina com uma infecção generalizada (septicemia), levando a fêmea à morte, no caso da MMA, potencializando os prejuízos aos suinocultores”, ressalta André Buzato.

A Síndrome da Disgalaxia Pós-Parto na forma subclínica, apresenta sinais mais sutis, tais como hipertermia, dor (desconforto) no pós-parto, diarreia neonatal, alteração na frequência das mamadas, diminuição do crescimento e aumento do número de leitões esmagados, ou seja, afeta a fêmea e consequentemente sua leitegada. “De uma forma geral, a patologia é caracterizada pela insuficiência da produção de leite durante os primeiros dias pós-parto, aumentando os riscos de morte pré-desmame e deficiente desenvolvimento dos leitões durante a lactação, explica o especialista da Vetoquinol.

Estudo recente, elaborado em parceria com o curso de mestrado profissional da pós-graduação em sanidade e produção animal do Instituto Federal Catarinense (IFC), comprovou o efeito positivo do anti-inflamatório não esteroide a base de ácido tolfenâmico 4% no desempenho das leitegadas quando administrado no pós-parto das leitoas. “O ácido tolfenâmico 4% administrado de forma profilática em leitoas após o parto reduziu a mortalidade dos leitões durante a fase lactação, e aumentou o ganho de peso em leitegadas não afetadas pela diarreia. O ácido tolfenâmico tem propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias”, tudo indica que a redução da dor e do desconforto nos primeiros dias de lactação contribuiram para um melhor desempenho das leitegadas ”explica o médico veterinário.

Para o tratamento eficaz da SDP, em suas diferentes manifestações clínicas a Vetoquinol Saúde Animal oferece Tolfedine CS, o primeiro anti-inflamatório não esteroidal à base de ácido tolfenâmico, princípio ativo exclusivo da empresa no Brasil. "Tolfedine CS tem tripla ação (analgésica, anti-inflamatória e antipirética) que representa um potente tratamento de dose única, ação rápida e efeito prolongada contra a síndrome SDP", explica André Buzato.

Sobre a Vetoquinol – A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. Seu crescimento é impulsionado pelo reforço do portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, em abril de 2019. A Vetoquinol oferecer globalmente 2.372 empregos diretos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC com profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita - 0800 741 1005.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version