SEGS Portal Nacional

Agro

Descumprimento de norma sobre exposição ao calor pode render multa a produtor rural

  • Segunda, 11 Janeiro 2021 10:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ianca Alcaraz
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Para especialista da área trabalhista do Bueno, Mesquita e Advogados, empregadores do agronegócio devem ter atenção redobrada com o aumento das temperaturas

A chegada do versão, acompanhado de elevadas temperaturas em todo o Brasil, aumenta também o alerta para que empregadores do setor rural observarem as normas que regulamentam a exposição do trabalhador ao calor. O clima no mês de dezembro e no início de janeiro foi de temperaturas acima da média, sobretudo no Sudeste e no Centro-Oeste, situação que ainda pode se agravar. Na avaliação do escritório Bueno, Mesquita e Advogados, banca especializada em agronegócio, a precaução é fundamental para evitar multas e ações pelo Ministério Público e órgãos do trabalho.

Para Regina Nakamura Murta, sócia responsável pela área trabalhista do Bueno, Mesquita e Advogados, o alerta para empregadores ganhou força desde que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) começou a aplicar a Norma Regulamentadora 15 (NR 15) também para as relações de trabalho no campo. Essa norma, explica Regina, define limites de tolerância para exposição ao calor e determina quais são as atividades e as operações que dão ao trabalhador o direito a percepção do adicional de insalubridade. Antes dessa mudança de entendimento, esses preceitos eram regidos por uma legislação própria a Lei do Trabalhador Rural (Lei nº 5889, de 1973).

Para evitar sanções dos órgãos públicos, os empregadores devem disponibilizar condições adequadas de trabalho aos funcionários. “Fornecer equipamentos de segurança, água potável gelada, garrafas térmicas para manter a temperatura da água, soro hidratante e protetor são medidas básicas para proteger os trabalhadores e evitar denúncias”, aconselha Regina. Dependendo da temperatura e do tipo de trabalho (leve, moderado ou pesado), o trabalhador deverá ter entre 15 e 45 minutos de descanso por hora trabalhada, indicados pela NR 15.

As denúncias acontecem, principalmente, após denúncias aos órgãos de fiscalização. A empresa poderá ser autuada por fiscais do Ministério da Economia e caso seja autuada poderá discutir judicialmente a validade e manutenção da autuação.

O Ministério Público do Trabalho poderá também instaurar um procedimento preparatório e convocar a empresa para negociar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) onde se comprometerá a cumprir as condições impostas ajustadas. Caso o acordo não seja cumprido, o produtor será multado de acordo com o disposto no TAC. A penalidade, segundo a advogada, pode variar de acordo com o tamanho e o poder econômico da empresa ou do produtor rural empregador. Em alguns casos, a fiscalização pode multiplicar o valor da multa em dinheiro para cada trabalhador em situação irregular. “O descumprimento do TAC nunca é bom, pois é uma situação difícil de ser revertida na justiça, por isso, a recomendação é que antes da assinatura do TAC consulte um profissional especializado”, finaliza Regina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version