SEGS Portal Nacional

Agro

China encontra coronavírus em embalagens de carne bovina brasileira

  • Terça, 24 Novembro 2020 11:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Plástico filme fabricado no Brasil elimina risco de contaminação inativando o Sars-Cov-2 em poucos minutos

Nesta sexta-feira, 13, a cidade chinesa de Wuhan divulgou ter detectado o novo coronavírus na parte externa de embalagens de um lote de carne bovina congelada e desossada de origem brasileira.

As informações apontam que a carne bovina entrou no país pelo porto da cidade de Qingdao em 7 de agosto e chegou em Wuhan no dia 17, onde até recentemente permaneceu em um frigorífico.

Ainda nesta semana, autoridades sanitárias chinesas também encontraram o novo coronavírus em uma embalagem da carne bovina originária da Argentina. O Brasil e a Argentina são os maiores fornecedores de carne para a China que é o país que mais compra esta commodity no mundo.

Em meados de agosto, o governo da cidade de Shenzen detectou o novo coronavírus em amostras de asas de frango brasileiras provenientes de um frigorífico de Santa Catarina e, no início de outubro, outra carga de carne bovina brasileira ficou retida por uma semana após terem sido encontrados vestígios do novo coronavírus em uma embalagem do lote.

Para controlar a proliferação do vírus, o país asiático tem tomado medidas rígidas de segurança e, desde junho, passou a também testar alimentos importados. Nesta semana, com a descoberta de alguns trabalhadores portuários infectados com o novo coronavírus, a Comissão Municipal de Saúde intensificou os testes e a desinfecção das importações de alimentos.

Filme plástico brasileiro é capaz de inativar o coronavírus em poucos minutos

Um estudo recente realizado pela agência científica nacional da Austrália sugere que o vírus pode sobreviver muito mais do que se acreditava anteriormente. O coronavírus pode permanecer infeccioso em uma variedade de superfícies por 28 dias, de acordo com os pesquisadores responsáveis.

Por conta deste risco, em 2020 empresas mundo afora intensificam seus esforços para desenvolver produtos capazes de ajudar a frear a doença. No Brasil, a Alpes, indústria especializada em embalagens plásticas, criou em parceria com a Nanox, o primeiro filme PVC com capacidade de inativar o vírus - o AlpFilm Protect.

O material foi submetido a testes feitos pela QuasarBio no laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) - um dos poucos no Brasil que faz essa validação com o Sars-Cov-2 ativo. Os resultados comprovaram a eficácia do material em inativar 79,9% de inativação nos primeiros três minutos após o contato, chegando a 99,99% em até 15 minutos.

"Desde 2014 a nossa linha de produtos AlpFilm Protect conta em sua composição com uma solução que evita a proliferação de fungos e bactérias, oferecendo uma barreira de proteção eficaz para a conservação de alimentos e outros produtos embalados com o plástico filme. Diante dos desafios impostos pela Covid-19, decidimos voltar nossas atenções para a pesquisa e desenvolvimento dessa evolução do produto para a inativação do novo coronavírus por contato", explica Alessandra Zambaldi, diretora de Comércio Exterior e Marketing da Alpes.

Sobre a Alpfilm

Empresa 100% nacional e com mais de 20 anos de história, a Alpfilm produz e fornece vários tipos de filmes plásticos em PVC esticável e PE, de marca própria, atendendo a demanda e as necessidades dos diversos setores nos quais atua, desde a indústria alimentícia até brinquedos.

É a única fabricante em seu segmento que apresenta sistemas inovadores, como o mecanismo de corte e o sistema de proteção bacteriana. No mercado internacional, está presente na Espanha, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia e Costa Rica. Com isso, a empresa investe constantemente em novas tecnologias que possam ser empregadas no desenvolvimento e aperfeiçoamento de seus produtos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version