SEGS Portal Nacional

Agro

Conformidade com as leis e normas garantem acesso a crédito e sustentabilidade às propriedades rurais

  • Quarta, 04 Novembro 2020 11:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

YAMI debateu questões relacionadas a compliance e governança durante mesa-redonda do último dia

A importância de seguir os padrões de conformidade, por meio da aplicação da transparência nas operações e responsabilidade socioambiental nos negócios do agro, foi o tema do debate do último dia do YAMI - Youth Agribusiness Movement International, que neste ano, por conta da pandemia, foi promovido de forma on-line.

O tema ‘Compliance e Governança’ norteou a mesa-redonda da tarde de quinta-feira, 29/10, destacando a importância de que as atividades estejam em conformidade com as leis e normas, garantindo assim a sustentabilidade dos negócios e da cadeia de produção como um todo.

“Nosso objetivo neste bate-papo foi dividir com os participantes do evento uma visão de gestão muito mais preventiva e menos reativa dos negócios. Falar com os jovens do agro sobre esse tema é muito importante, pois eles são os futuros líderes do setor”, destacou a mediadora do painel e advogada especialista em agronegócios, Ticiane Figueiredo.

A mediadora ainda ressaltou as questões ligados ao crédito concedido aos produtores rurais, que enfrenta, há alguns anos, uma escassez e que, neste ano, ganhou um novo capítulo com a aprovação da Lei do Agro, que expande a liberação de verba, mas também impõe novas regras e normas.

“A injeção financeira está sempre relacionada ao crescimento do setor e, diretamente aos conceitos de compliance e governança. Toda a cadeia, dentro e fora da porteira, vai precisar de crédito e para isso será necessário seguir as normas legais para ter acesso a ele”, explica a advogada.

Citando também a Lei do Agro, a advogada tributarista, especialista em Direito Tributário no Agronegócio pela FGV, Amanda Pahim de Souza, ressaltou a importância de olhar com atenção para as questões tributárias das propriedades para evitar problemas que impedirão o produtor de ter acesso não só a financiamentos, mas também podem atravancar negociações com mercados externos, por exemplo.

“Muitas vezes os assuntos ligados ao campo da tributação acabam ficando para escanteio nos negócios do setor e transformam questões simples em grandes problemas. O produtor precisa colocar os temas fiscais nos processos de gestão da propriedade. Não podemos afirmar que a fiscalização não será um fator de risco, mas estando regular, as ameaças são menores”, enfatiza a advogada.

No campo do direito ambiental, o advogado, consultor jurídico e professor nas áreas de Direito Agrário, Ambiental, Família e Sucessão, Pedro Puttini Mendes, ressaltou a importância dos jovens que vão assumir negócios estarem atentos para a forma que seu ‘imóvel rural’ será visto pela sociedade em relação à sustentabilidade.

“Antigamente os produtores tinham como objetivo garantir a ocupação da propriedade, combatendo a ociosidade da terra e focados em produtividade. Hoje essa preocupação está na transparência das operações. É importante conhecer a história da legalização da sua fazenda, tendo consciência das autorizações legais quanto às questões ambientais que foram concedidas a fim de se preparar para as normas e regras, mas sempre de olho nos processos atuais para ser sustentável, sem agredir o meio ambiente”, analisa o consultor.

“Esteja pronto!”, enfatizou o advogado, consultor jurídico, ex-presidente do Conselho da Embrapa, José Carlos Vaz. “É certo que a atividade rural é uma das mais sujeitas a incertezas, mas o produtor precisa estar preparado para gerenciar os processos do dia a dia, por meio de planos de negócio e estratégias, que garantem boas práticas de gestão e transparência. Entretanto, ao mesmo tempo, não deve se abalar com o inesperado, que pode mudar a rota do seu negócio”, finalizou.

O YAMI reuniu, desde segunda-feira, 26/10, os jovens do agronegócio para um debate sobre o futuro do setor, visando dar voz e preparar a nova geração para refletir e aproveitar oportunidades do mercado pós-pandemia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version