SEGS Portal Nacional

Agro

Cultura do algodão no Brasil tem a contribuição da Unoeste

  • Terça, 04 Agosto 2020 11:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Pesquisador da área de agronomia participa da nova edição do Manual de Boas Práticas de Manejo do Algodoeiro

A recente publicação da 4ª edição do Manual de Boas Práticas de Manejo do Algodoeiro em Mato Grosso reafirma a condição da Unoeste de estar na fronteira do conhecimento dessa cultura no Brasil, como instituição que desenvolve pesquisa e ajuda no desenvolvimento de técnicas e manejos para melhorar a produtividade. Essa ferramenta destinada aos cotonicultores e técnicos do setor tem, pela segunda vez, a contribuição do pesquisador Dr. Fábio Rafael Echer em dois capítulos, como autor e coautor.

O manual também serve de base para a formação de novos profissionais, conforme pontua o pesquisador, que atua no curso de Agronomia, na especialização em Manejo da Fertilidade do Solo e do Estado Nutricional das Culturas, além do mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agronomia da Unoeste, do qual é vice-coordenador. A iniciativa da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) envolve universidades, instituições de pesquisa e consultorias.

Echer tem ampliado a visibilidade da Unoeste no Mato Grosso, incluindo participação em publicação do Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt), sobre mapeamento da produção. Visibilidade irradiada para o Brasil e até no exterior, por conta do manual ser a publicação mais atualizada da cultura do algodoeiro com abordagem em todos os aspectos da produção, de acordo com o professor, desde as condições climáticas, de solo, sementes, cultivares, manejo da adubação, fenologia, manejo de reguladores de crescimento, pragas, doenças, colheita e qualidade da fibra.

O capítulo “Manejo de Regulares de Crescimento” é da autoria de Echer e tem como coautores o Dr. Ciro Rosolem e Patrícia Rafaella de Mello, egressa do mestrado em Agronomia da Unoeste e que no ano passado iniciou carreira docente na Universidade de Balsas (Unibalsas), no interior do Maranhão. Echer é coautor do capítulo “Distribuição da produção no algodoeiro: conceitos, fatores ecofisiológicos e implicações sobre a produtividade e sobre a qualidade de fibra”, de autoria do Dr. Juan Piero Antonio Raphael, também com o envolvimento de Rosolem.

O envolvimento do pesquisador da Unoeste com a Ampa e a IMAmt, além de outras instituições mato-grossenses, tem estimulado e ajudado na atuação de egressos no Mato Grosso em diferentes áreas, tais como: consultoria, revendas de insumos e fazendas. “A abordagem sistêmica do cultivo do algodoeiro nas disciplinas, tanto na graduação, quanto na pós-graduação, aliadas ao networking, têm ajudado na inserção dos alunos no mercado através de estágios e estimulado os estudantes a atuarem com esta cultura”, comenta Echer.

“Em 2015 fundamos o Grupo de Estudos do Algodão [GEA] que agrupa todos os estudantes de graduação, através de iniciação científica, e pós-graduação com o mestrado e doutorado, que estão sob minha orientação. O foco do grupo tem possibilitado avanços nas pesquisas e na disseminação do conhecimento através das mídias sociais, publicações de artigos, manuais técnicos, eventos direcionados aos produtores como o dia de campo e o tour do algodão”, conta.

Como membro da comissão científica do Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), Echer neste momento participa do planejamento da 13ª edição. “Essa comissão é responsável por montar a grade de palestras e estabelecer as diretrizes de avaliação e premiação dos trabalhos. A Unoeste é a única universidade com representação na comissão científica”, diz Echer, que na 12ª edição em Goiânia, no ano passado, coordenou whorkshop com as participações de Rosolem e Raphael.

Qualidade e excelência

Na área de ciências agrárias os cursos ofertados pela Unoeste têm atraído estudantes de várias regiões do Brasil na graduação e na pós-graduação reconhecidas pela qualidade e excelência em ensino, pesquisa e extensão.

O curso de Agronomia possui conceito 4 do Ministério da Educação; é considerado o melhor da região pelo Ranking Universitário Folha (RUF 2018) e detém o Prêmio Melhores Universidades pelo Guia do Estudante 2018.

Na pós-graduação Lato Sensu oferece as especializações em Manejo e Fertilidade do Solo e do Estado Nutricional das Culturas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF); Agricultura de Precisão; Produção Intensiva e Bovinicultura de Corte; e Produção e Tecnologia de Sementes.

O Mestrado e o Dourado têm conceito 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação. Ambos estão com inscrições abertas para o processo seletivo de alunos regulares, que podem ser feitas até o dia 31 deste mês de julho de 2020.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version