SEGS Portal Nacional

Agro

Fazenda diminui 75% da área de pecuária e aumenta 30% da produção

  • Terça, 28 Julho 2020 18:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Incremento das lavouras de soja e milho no sistema consorciado às forrageiras, ajudaram produtor a melhorar a qualidade das pastagens e o desempenho da pecuária

A produção pecuária é uma das atividades que mais exige atenção, cuidados e dedicação por parte dos produtores. Para ter as contas no azul no fim de cada ciclo é preciso ser eficiente em todas as etapas do processo de engorda dos animais. Atualmente a Agropecuária Jacintho, com sede em Presidente Prudente, no interior paulista realiza cria, recria e engorda no Mato Grosso do Sul, e é uma dessas fazendas referência em eficiência na produção.

Um exemplo desses bons resultados, é encontrado em uma das propriedades do grupo, na fazenda Três Irmãos, localizada em Naviraí. A propriedade colhe hoje os frutos da estratégia traçada há 15 anos. Em meados de 2005, a pecuária brasileira estava numa situação muito precária de rendimentos. Com alto custo de produção e pouco retorno, as contas não batiam. Foi quando o produtor, Júlio Jacintho e sua equipe, viram que precisavam rever a estratégia do negócio.

A solução encontrada foi inserir a agricultura na fazenda até então dedicada exclusivamente a atividade pecuária. “Investimos na agricultura com o objetivo de melhorar o resultado da atividade como um todo, e foi em função também deste momento de mercado muito difícil que surgiu a intensificação da pecuária na fazenda”, destaca.

No novo modelo de negócio, o grupo Jacintho reduziu a área de pecuária para apenas 25% e inseriu as lavouras de soja e milho no sistema de rotação das culturas na reforma de pastagem. Assim, com um controle preciso, conseguiu melhorar a eficiência nos processos. “Hoje temos a pecuária em apenas ¼ da área, porém produzimos 30% a mais do que quando tínhamos a pecuária em toda a área”, afirma Júlio.

Estratégia de negócio

Atualmente a fazenda Três Irmãos aloja uma média de 3UA (unidade animal) por hectare, e tem a capacidade anual para abater em torno de 8 mil animais. Cerca de 80% desse gado é abatido em confinamento com idade média de 26 meses.

Na agricultura a estratégia é bem definida. Tanto no plantio de milho quanto no de soja, o segredo da propriedade está na Brachiaria Ruziziensis da Soesp - (Sementes Oeste Paulista). Na cultura de milho, a fazenda semeia brachiaria para garantir que após a colheita do grão já tenha uma boa cobertura forrageira que posteriormente será dessecada para o plantio de soja.

Já no ciclo da oleaginosa a fazenda semeia a brachiaria no período final pré-colheita, para assim formar uma pastagem de inverno e garantir ganho de peso dos animais durante o período mais crítico do ano, de maio a agosto. “A brachiaria é muito importante no nosso sistema, pois ao colher o milho temos uma cobertura bastante interessante e no final do inverno e começo da primavera já há uma boa cobertura forrageira que é dessecada para plantar soja na palhada. Isso nos proporciona melhor conservação do solo, troca de nutrientes através do sistema radicular da braquiária, reestruturação do solo por meio de matéria orgânica e muitos outros benefícios”, destaca o produtor.

Com a melhoria da qualidade do solo, as fazendas também melhoraram seus números e resultados. Enquanto a produtividade média brasileira da soja é abaixo das 60 sacas por hectare, o grupo Jacintho colheu na última safra 68,3 sacas por hectare. “Essa foi a nossa média, mas tivemos talhões com colheita acima das 80 sacas. Essa produção de soja é 100% comercializada, já a colheita do milho a grande finalidade é abastecer o confinamento”, salienta o Jacintho.

Ainda segundo ele, a brachiaria da Soesp também é utilizada no projeto Construindo Solos, uma iniciativa realizada em parceria com a cooperativa Copasul que tem como objetivo promover melhorias da fertilidade do solo. “Logo após a colheita da soja onde não plantamos milho fazemos a correção do solo, utilizando calcário e gesso, gradagem pesada e subsolagem. Na sequência plantamos a braquiária para cobrir essa área durante os meses de maio a agosto. Fazemos isso pensando justamente no sistema radicular que ajuda a estruturar o solo para o plantio de soja seguinte entre setembro e outubro”, destaca o produtor.

Quem usa recomenda

Cliente da Soesp há mais de 15 anos, Jacintho, ressalta a qualidade das sementes de pastagem da empresa. A marca é única no mercado que oferece semente forrageira blindada pela tecnologia Advanced, tratada com fungicida e inseticida e alto nível de pureza, que garantem maior plantabilidade e uniformidade.

Ainda segundo o produtor é importante destacar o acompanhamento técnico que a empresa presta na propriedade referência na região para os outros produtores. “A Soesp é uma empresa idônea que nós consideramos muito, pelo trabalho dela e ainda o acompanhamento técnico na introdução de brachiaria no milho, nas pastagens de inverno e no projeto Construindo Solos, nos três processos que utilizamos as forrageiras”, finaliza.

Soesp – A Sementes Oeste Paulista atua há 34 anos no mercado de sementes de pastagem. Voltada à produção, beneficiamento, comercialização e desenvolvimento de novas tecnologias tanto para pecuária como para agricultura de baixo carbono. A empresa desenvolveu a tecnologia Soesp Advanced, uma semente diferenciada que traz diversos benefícios no plantio e estabelecimento do pasto, além de se adequar perfeitamente ao sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version