SEGS Portal Nacional

Agro

Ex-ministro Roberto Rodrigues diz que Brasil precisa pensar grande na Agronomia

  • Quarta, 13 Mai 2020 10:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Agropecuária: impactos e superação na crise foi tema de palestra do ministro em webinar promovido pelo Instituto de Engenharia

Em webinar promovido pelo Instituto de Engenharia (IE), hoje, dia 6 de maio, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues disse que o Brasil precisa pensar grande e não depender apenas das exportações para China. “Temos um mundo promissor na África, no Oriente Médio e na Índia”. Segundo o ministro, a pandemia da Covid-19 fez com que a população brasileira aumentasse o olhar para agricultura, pois a demanda por alimentos não parou e só aumentou, fato que não aconteceu com outras indústrias.

Ainda relacionado à questão do coronavírus, Rodrigues citou que três fatores foram alterados na agricultura mundial: proibição de exportação entre alguns países com fechamento de fronteiras, proteção da Agricultura local e o consumidor alterando os seus hábitos alimentares após esses meses de isolamento. “O Brasil precisa estar atento neste momento e sei que está pelo ótimo trabalho que tem sido feito pela ministra Tereza Cristina. Entendo que vamos ter que ver quais serão os produtos mais necessários em nosso País e ver também a demanda do mundo”, afirmou em live do IE.

Durante a conversa, Roberto Rodrigues explicou como a produção de alimentos deverá aumentar até 2027 para que a população mundial tenha sua demanda por alimentos atendida. Segundo a USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a oferta de alimentos precisa ser 20% maior no mundo todo para que ninguém passe fome, mas segundo eles, o Brasil tem um amplo potencial, fato que faz com que o nosso País tenha que atingir uma produção de 41% até 2027.

Outro ponto importante mencionado pelo ministro é o escoamento por meio de ferrovias. “Hoje, o grande gargalo da agricultura brasileira é a logística. O sonho dos agricultores brasileiros é ter um escoamento ferroviário, pois ele é mais efetivo, sustentável e mais barato. O transporte de caminhões continuaria sendo fundamental neste modelo, pois precisaríamos dos veículos para levar os alimentos das produções até a linha férrea. Essa necessidade é amplamente visualizada com a produção agrícola presente no Centro Oeste brasileiro”, comenta Rodrigues.

Para o ministro, o governo precisa agir rapidamente para suprir essa necessidade e ação pode ser feita por meio de PPPs para destravar o modal ferroviário nacional. Neste pensamento e pronto para auxiliar o governo Federal, o Instituto de Engenharia tem o projeto: Ocupação Sustentável do Território Nacional pela Ferrovia Associada ao Agronegócio. Esse material explica ponto a ponto como seria esse avanço do agronegócio por meio de uma expansão ferroviária.

Por fim, o ministro citou que a Agricultura é uma atividade cuja lógica é determinada pela natureza. “Essa mágica que a natureza faz é responsável pela vida e pelo avanço da agricultura. Temos que ajudar ela com tecnologia e gestão para produzirmos mais e conseguirmos suprir a alimentação que o mundo precisa”.

Além do ex-ministro Roberto Rodrigues, também participaram desta série do Instituto de Engenharia, o reitor da USP, Prof. Vahan Agopyan, o presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF, Jorge Arbache, o presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Eduardo Tuma, entre outros.

Para assistir esse e outros webinares que trataram como o Brasil pode superar essa pandemia e retomar um avanço econômico, basta acessar à TV Engenharia, do IE.

A listagem completa dos próximos encontros pode ser acessada pelo https://www.institutodeengenharia.org.br/site/agenda/serie-webinar-brasil-pos-crise/. Mais informações pelas redes sociais e site do IE.

Sobre o Instituto de Engenharia

A missão do Instituto de Engenharia é promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade.O IE é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com mais de cem anos de tradição, credibilidade e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes de todas as áreas da Engenharia do Brasil, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, são realizados diversos eventos, cursos e palestras, além de visitas técnicas para promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, bem como a valorização da engenharia e os avanços científico e tecnológico do País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version