SEGS Portal Nacional

Agro

Quebrando os 7 mitos comuns sobre o Colostro

  • Quinta, 09 Abril 2020 18:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Albuquerque
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Na corrida entre os anticorpos do colostro e as bactérias do ambiente, quem você gostaria que ganhasse?

Não conseguimos mensurar o número de artigos que existem sobre a importância do colostro para uma bezerra recém-nascida. Frequentemente ouvimos falar em qualidade, quantidade, tempo e sanidade do colostro. No entanto, o que às vezes é esquecido são os mitos comuns associados ao colostro.

A Especialista em Produção e Nutrição de Laticínios, Chelsea Schossow, desmistificou muitas das dúvidas que ainda assombram os criadores e divulgou os 7 maiores mitos sobre o tema.

Mito 1: IgG é o único ingrediente benéfico no colostro.

Sim, as IgGs protegem os bezerros até desenvolverem sua própria imunidade. No entanto, o colostro contém vários compostos imunes e de crescimento, além de proteínas, gordura, vitaminas, minerais e aminoácidos que são vitais para o desenvolvimento digestivo inicial do bezerro.

Mito 2: A mistura do colostro de todas as vacas frescas melhora a qualidade geral.

A realidade é que, ao misturar o colostro, é muito fácil transmitir doenças, incluindo o vírus da leucemia bovina, para vários animais em vez de um ou dois. Além disso, o “pool” geralmente enfatiza demais o colostro de baixa qualidade com seu alto volume e baixa concentração de anticorpos.

Mito 3: Quanto mais grosso o colostro, melhor.

A concentração de IgG não pode ser determinada visualmente, e mesmo que duas amostras de colostro de vacas diferentes na mesma fazenda pareçam idênticas, sua concentração de IgG pode variar significativamente. Para realmente saber se o colostro é de boa qualidade, ele deve ser avaliado. Leituras no refratômetro de Brix acima de 22% são consideradas de boa qualidade para alimentar recém-nascidos para transferência passiva bem-sucedida quando alimentados com a quantidade correta.

Mito 4: Todos os substitutos de colostro são iguais.

Quando uma vaca não produz colostro suficiente e não há nenhum armazenado, ir à casa agropecuária local geralmente é a solução. No entanto, é importante saber a diferença entre um substituto do colostro e um suplemento de colostro. Os suplementos geralmente são feitos a partir de colostro ou soro de leite e contêm 40 a 60 gramas de IgG por dose; eles são usados em adição ao colostro ordenhado quando a vaca não produz o suficiente para o bezerro. É importante considerar se o colostro ordenhado é de baixa qualidade. Mesmo com a adição do suplemento, o bezerro não terá uma transferência passiva eficaz. Os substitutos contêm entre 100 e 150 gramas de IgG por dose, a concentração ideal para uma bezerra recém-nascida. As substituições são usadas quando o colostro não está disponível para a recém-nascida.

Mito 5: Como o colostro possui tantos anticorpos, ele é imune a bactérias ambientais.

O colostro não é apenas nutritivo para a criação, mas também cria um excelente ambiente para as bactérias prosperarem. Armazenar adequadamente o colostro em recipientes limpos e higienizados e resfriá-lo rapidamente ajudará a impedir que as bactérias se alimentem dos nutrientes do colostro, que serão ingeridos pelo bezerro.

Mito 6: O colostro de novilhas deve ser descartado.

É verdade que as novilhas tendem a produzir menos colostro, mas a qualidade é geralmente aceitável. Além disso, a maioria dos rebanhos geralmente não possui vacas velhas o suficiente para fornecer colostro suficiente para alimentar todos os bezerros nascidos.

Mito 7: A melhor e mais rápida maneira de descongelar o colostro é em água muito quente.

Sim, esta pode ser a maneira mais rápida de preparar o colostro congelado para uma bezerra, no entanto, a água muito quente é inimiga dos anticorpos. Água acima de 60 ° C irá cozinhar e destruir os anticorpos necessários para o bezerro. É melhor descongelar o colostro congelado em banho-maria com água a 55 ° C lentamente.

O importante é sempre lembrar que o objetivo é criar um bezerro saudável para funcionar como substituto do rebanho. Frequentemente, os criadores ficam tão envolvidos com o cenário geral que esquecem do básico. Vale a todos reavaliar seu manejo e protocolos de colostro, e reconsiderar alguns desses mitos que surgiram na última década.

Sobre a Alta Genetics

A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China. Com 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba/MG, e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético. O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version