SEGS Portal Nacional

Agro

Inteligência artificial chegou ao abate na unidade da Frigol em Água Azul do Norte (PA)

  • Segunda, 06 Abril 2020 11:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Borielo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A unidade da Frigol em Água Azul do Norte é o primeiro frigorífico do Pará a utilizar inteligência artificial para classificação das carcaças bovinas e tecnologia blockchain para a rastreabilidade completa dos bovinos abatidos.

Com isso, tanto a classificação das carcaças quanto o processo de rastreabilidade na Frigol de Água Azul do Norte tornam-se os mais avançados do mundo, pois são realizados com total segurança e transparência. “A tecnologia está aí para ajudar os pecuaristas e a indústria em um ambiente de total confiabilidade, com informações completas sobre a origem e as características da carne para os consumidores”, explica Orlando Negrão, diretor de operações da Frigol.

Com o uso da inteligência artificial e da tecnologia blockchain, os pecuaristas acompanham os abates em tempo real e com imagens, via aplicativo Trace Beef instalado no smartphone, reforçando a confiança nos dados coletados. Essa tecnologia vai até o consumidor final, que também pode avaliar os cortes nos supermercados.

Todo o processo dentro da indústria frigorífica é gerenciado por uma plataforma criada pela empresa EcoTrace, que usa módulos de internet das coisas (IoT), câmeras, sensores, balanças e leitores, instalados em várias áreas da indústria. “Essas tecnologias trabalham em conjunto para oferecer total garantia: da pesagem à desossa”, completa Flavio Redi, CEO da EcoTrace.

Pelo sistema, já instalado na unidade da Frigol em Lençóis Paulista (SP) e, agora, em Água Azul do Norte (PA), uma das novidades é a instalação de uma balança após o atordoamento, no início da linha, quando as carcaças são pesadas com precisão. Na sequência, leitores de códigos de barras e câmeras fotografam as carcaças várias vezes durante o processo. Um super computador classifica acabamento das carcaças utilizando algoritmos de inteligência artificial com extrema precisão. Assim que finaliza o abate, os dados do romaneio ficam disponíveis para o produtor, bem com a foto de todas as carcaças.

Todas estas informações são armazenadas na arquitetura blockchain e ficam acessíveis para a indústria e para os pecuaristas.

“A tecnologia 4.0 oferece muitas vantagens, inclusive orientação aos pecuaristas para eventuais iniciativas de bem-estar, conforto e transporte dos animais até o frigorífico. A indústria também recebe dados que ajudam a fazer melhorias nos seus processos. Na ponta, os consumidores podem escolher os cortes com tranquilidade pois têm acesso à rastreabilidade completa dos alimentos, proporcionando transparência, segurança e garantia de origem”, esclarece Orlando Negrão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version