SEGS Portal Nacional

Agro

A importância da gestão de riscos na cadeia de fornecedores do agronegócio

  • Segunda, 27 Janeiro 2020 13:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Rodrigo Castro*

O agronegócio tem um desempenho fundamental na economia brasileira. Não é à toa que somos apelidados de celeiro do mundo, além de sermos o segundo maior produtor de soja do mundo e um dos maiores exportadores de milho e proteína animal - esta última fortemente impulsionada pela peste suína africana assolada nos rebanhos da Ásia em 2019.

Tão forte quanto a presença do Brasil no agronegócio são os riscos ambientais que fazem parte do cotidiano do produtor rural. No último ano, o cenário interno pressionou o agronegócio em busca de mais transparência e rigidez nas questões ambientais por conta da exposição negativa do Brasil com as queimadas na Amazônia. Riscos de produção também fazem parte do dia a dia do empreendedor ruralista. O uso de defensivos agrícolas (ou agrotóxicos) é pauta altamente polêmica e que enseja argumentos inflamados por todos os lados, sem contar os efeitos das mudanças climáticas, que impactam a produção em muitas regiões.

As intempéries de mercado, decorrentes da variação dos preços das commodities, do aumento de preços por quebra de safra e do controle de preços em alguns países também são problemas recorrentes do produtor rural. Porém, ultimamente, o ruralista tem mais um risco a gerenciar devido ao aumento de sua criticidade, que são os riscos envolvidos na cadeia de fornecedores.

Uma grande preocupação na gestão dos fornecedores e produtores rurais é a utilização de trabalho análogo à escravidão na cadeia de valor. Segundo dados do Ministério do Trabalho (MT), 43% da lista do trabalho escravo encontra-se na zona rural. Dentre os produtores que foram apontados, há um caso que se tornou público e envolveu a Starbucks e a Nespresso. A fazenda Cedro II fornecia café para ambas empresas e apareceu na lista do MT. Imediatamente estas empresas abriram processos internos para investigação. Tarde demais, o estrago já estava feito.

Para mitigar este e outros riscos na cadeia de fornecedores e produtores, uma das alternativas é a exigência de selos de qualidade e integridade. Dentre eles, destaca-se o “Agro Mais Integridade”, um reconhecimento às empresas que adotam práticas de governança e de responsabilidade social e ambiental. Este tipo de atestado é importante porque demonstra o comprometimento de quem o recebeu na luta pelo combate a atos ilícitos. Selos e reconhecimentos privados são menos efetivos, haja visto a fazenda Cedro II que possuía certificados de qualidade, tanto da Nespresso quanto da Starbucks.

Outra alternativa utilizada é o rastreamento dos produtos por meio de tecnologias como o Blockchain. Basicamente, a tecnologia permite que dados sejam registrados e avaliados de forma descentralizada, possibilitando que diferentes elos da cadeia se monitorem e não alterem as informações. Anteriormente a esta tecnologia, os dados eram armazenados em um banco de dados centralizado e, para ter confiança, era necessário um “custodiante” das informações. Natura e Carrefour são dois exemplos de empresas que utilizam o blockchain para rastrear seus produtos desde a origem. Isto garante a ambos um acesso tempestivo e acurado das informações de tudo o que passa pelas empresas.

Os consumidores procuram cada vez mais produtos sustentáveis, no sentido mais amplo da palavra. Para isto, é fundamental que os produtores e fornecedores se integrem neste elo de controles, pois basta uma denúncia de práticas ilegais ou imorais para impactar de maneira negativa na reputação da empresa. Fique atento.

*Rodrigo Castro é diretor de riscos e performance na ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados.

Sobre a ICTS Protiviti

A ICTS Protiviti é uma empresa brasileira que combina o alcance global e o conhecimento e inovação em gestão de riscos, compliance, auditoria, investigação e proteção de dados da Protiviti, com a segurança, eficiência e independência da plataforma tecnológica de serviços especializados da ICTS Outsourcing (canal de denúncias, diligência de terceiros, background e monitoramento de funcionários, e treinamentos on-line).

A união de deep expertise, com capacidade de transformação e excelência operacional, proporciona aos seus clientes um portfólio abrangente de soluções que endereçam os principais riscos, problemas e desafios de negócio, protegendo e maximizando o valor das organizações, e ajudando seus líderes a encararem o futuro com confiança e alcançarem resultados extraordinários num mundo dinâmico.

Reconhecida como Empresa Pró-Ética por 3 anos consecutivos, conta no Brasil com mais de 300 profissionais em 4 escritórios - São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que atendem cerca de 600 empresas de diferentes portes e segmentos.

No mundo, são mais de 4.500 profissionais atuando por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes. Empresa reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1 bilhão, opera 85 escritórios em 27 países, que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version