SEGS Portal Nacional

Info&Ti

5 tendências tecnológicas para 2026, segundo a Edge UOL

  • Sexta, 23 Janeiro 2026 18:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ligea Paixao
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Divulgação (Edge UOL)

Companhia aponta, seguindo uma análise proprietária, os temas que nortearão o mercado de segurança digital e TI neste ano

No último ano, a área de cibersegurança vivenciou diversas mudanças. A expansão da inteligência artificial (IA) e da computação em nuvem pressionou arquiteturas tradicionais e exigiu novas estratégias de proteção. Ao mesmo tempo, surgiram desafios adicionais, como o uso da IA por invasores, que elevou a sofisticação das ameaças e intensificou o ciclo de ataque e defesa. Como resultado, empresas precisaram fortalecer a resiliência digital, que virou uma prioridade.

Apesar de todas essas transformações, o mercado terá de seguir se atualizando, sobretudo na área de segurança. Diante desse cenário, a Edge UOL, empresa brasileira especializada em cibersegurança e serviços de infraestrutura de TI, lista cinco tendências tecnológicas para 2026 que podem guiar o planejamento de ações das companhias:

- Governança e ética na IA: com o avanço do Marco Legal da IA no Brasil, a prioridade passa a ser a adequação prática às novas regras. A expectativa é a utilização crescente de plataformas de governança que garantam transparência, rastreabilidade e evitem vieses, especialmente em áreas críticas como saúde, finanças e RH. “A ética no uso da IA deixará de ser um conceito para se converter em um requisito de compliance”, afirma Rodrigo Rangel Lobo, COO da Edge UOL.
- Nuvem soberana e repatriação de Workloads: O conceito de nuvem soberana ganha força com a Reforma Tributária, que deve consolidar e ampliar incentivos como o REDATA (Regime Especial para Data Centers). Essa modernização fiscal reduzirá significativamente o custo de infraestrutura no país, facilitando a repatriação de workloads — movimento de trazer sistemas e dados críticos de volta ao Brasil. Ao manter os dados em território nacional, as companhias buscam não apenas benefícios fiscais, mas também fortalecer a conformidade com a LGPD e ampliar o controle sobre suas operações.
- Do SecaaS ao Zero Trust: o aumento das fraudes via Pix e dos ataques de ransomware está mudando a estratégia defensiva das empresas. A perspectiva é a contratação de segurança como serviço (SecaaS) e a adoção massiva do conceito Zero Trust (Confiança Zero, em tradução livre) na arquitetura corporativa. “Neste modelo, a regra é 'nunca confiar, sempre verificar', com cada acesso validado continuamente”, explica Lobo. “Isso blinda o trabalho híbrido e impede que, caso um invasor entre no sistema, ele consiga se movimentar livremente pela rede corporativa”.
- IA na defensiva: a IA evolui de ferramenta de apoio à base de toda a infraestrutura de segurança. O foco agora é a defesa preditiva: identificar e bloquear ameaças antes que elas aconteçam, além de corrigir falhas automaticamente. A IA tornou-se indispensável por ser a única tecnologia capaz de processar o volume massivo de alertas e reagir na velocidade necessária contra ataques machine-to-machine.
- Continuidade e eficiência de resposta: o foco das organizações migra da simples recuperação de desastres (Disaster Recovery) para a resiliência digital. Não basta mais ter um backup - a prioridade agora é a velocidade com que a operação volta ao ar após um incidente. O objetivo é propiciar que, mesmo diante de ataques que corrompem dados, como o ransomware, os sistemas críticos sejam restaurados em minutos ou horas, assegurando a continuidade dos negócios e a eficiência operacional.

"O ano de 2026 definirá um ponto de inflexão na maturidade tecnológica do Brasil. Com o novo Marco Legal da IA e os incentivos da Reforma Tributária, as empresas serão instadas a equilibrar ética, soberania de dados e defesa preditiva em uma mesma equação para garantir a continuidade do negócio e a competitividade. Ao unir a eficiência fiscal com a segurança da infraestrutura local, entregaremos o que o mercado global mais demanda para os próximos anos: agilidade de resposta e blindagem contra instabilidades”, finaliza Lobo.

Sobre a Edge UOL

A Edge UOL é uma empresa brasileira de tecnologia do Grupo UOL que apoia seus clientes na jornada de fortalecimento e sustentação dos negócios. Com foco em cibersegurança, serviços de TI e inteligência artificial, impulsionamos a inovação com tecnologia, resiliência e confiança para proteger o futuro digital das empresas. Oferecemos soluções avançadas e contamos com uma equipe especializada em projetar, implementar e operar ambientes tecnológicos seguros, inteligentes e preparados para os desafios do amanhã.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Jan 23, 2026 Info & Ti

Sony lança LinkBuds Clip, fones de ouvido com até 37…

Jan 23, 2026 Info & Ti

IA passa a operar finanças de pequenos negócios e…

Jan 23, 2026 Info & Ti

Como superagentes de IA podem revolucionar o varejo em…

Jan 23, 2026 Info & Ti

Samsung reforça a experiência gamer com o Odyssey G7:…

Jan 22, 2026 Info & Ti

Cadeia de suprimentos se consolida como a nova…

Jan 22, 2026 Info & Ti

Samsung lança promoção especial do Galaxy Tab A11+ com…

Jan 22, 2026 Info & Ti

Nova pesquisa da Pearson revela que IA não aumentará a…

Jan 22, 2026 Info & Ti

Crise energética da IA impulsionará onda de inovação…

Jan 21, 2026 Info & Ti

Trocafone faz saldão de MacBooks na volta às aulas com…

Jan 21, 2026 Info & Ti

Nova IA espelha consciência e pensamento humano em…

Jan 21, 2026 Info & Ti

Grupo Tacla lança Optimall e entra no mercado de…

Jan 21, 2026 Info & Ti

Huawei leva solução de educação digital já aplicada no…

Jan 20, 2026 Info & Ti

5 sinais de alerta para não cair em golpe digital, e…

Jan 20, 2026 Info & Ti

Celepar moderniza autenticação de serviços públicos com…

Jan 20, 2026 Info & Ti

Volta às aulas conectada: conheça 4 tecnologias…

Jan 20, 2026 Info & Ti

LG: TVs com AI e IoT criam ecossistema rentável e…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version