SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Uso de Inteligência Artificial cresce 66% entre profissionais de mídias sociais, mostra pesquisa da mLabs

  • Sexta, 21 Novembro 2025 18:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nicole Madella
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Divulgação mLabs

Estudo com mais de 4 mil respondentes revela amadurecimento do mercado, aumento da especialização e consolidação da IA como ferramenta central do trabalho

O mercado de mídias sociais no Brasil está mais maduro, valorizado e movido por tecnologia. É o que aponta o Panorama Agências e Profissionais de Mídias Sociais 2025, maior pesquisa anual sobre o setor no país, realizada pela mLabs, em parceria com Plugcitários, Partners, Social Media Thinking e Agência Koko. O estudo conta com 4 mil respondentes entre líderes, donos e profissionais de agências, empresas, freelancers e autônomos que atuam com marketing digital e social media.

O estudo traça um panorama completo sobre o perfil, os desafios e as tendências da profissão e mostra um setor cada vez mais estratégico, orientado a dados e aberto à Inteligência Artificial. “O social media deixou de ser um executor de posts e passou a ter papel fundamental na estratégia das marcas. A pesquisa mostra que o mercado amadureceu, está mais analítico e com uma visão muito mais orientada a resultados”, afirma Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs.

Profissão mais madura, valorizada e tecnológica

Os dados da edição 2025 indicam um avanço consistente na consolidação da carreira. 65% dos profissionais de mídias sociais têm mais de três anos de atuação, e 32% ultrapassam seis anos, números que revelam estabilidade e experiência acumulada. No universo das agências, 48% já operam há mais de três anos, e 21% ultrapassam uma década de mercado, refletindo a maturidade e a continuidade do setor.

A valorização também é evidente: o número de profissionais que cobram acima de R$4 mil por mês dobrou em relação a 2024, enquanto a faixa abaixo de R$1 mil caiu 32%. O estudo aponta ainda que agências especializadas em um único segmento têm 40% mais chances de faturar acima de R$100 mil mensais, evidenciando o impacto da especialização na rentabilidade.

“O mercado está aprendendo a precificar melhor e a reconhecer o valor do trabalho criativo e estratégico que o social media entrega. Isso é reflexo direto da profissionalização e da demanda crescente por resultados mensuráveis”, reforça Kiso.

IA assume protagonismo entre as ferramentas mais utilizadas

A Inteligência Artificial deixou de ser tendência para se tornar rotina. O uso de ferramentas de IA cresceu 66% em relação ao ano anterior, e 83% dos profissionais afirmam utilizá-las no dia a dia — superando, pela primeira vez, as plataformas tradicionais de gestão e criação.

Entre os principais usos estão a geração de ideias de conteúdo (84%), a roteirização de vídeos (63%), a redação de textos (79%) e a análise de dados (43%). O ChatGPT é a ferramenta mais usada, presente na rotina de 98% dos profissionais que utilizam ferramentas de IA.

Mesmo com a alta adesão, 17% ainda relatam dificuldades em aplicar a IA de forma prática em suas rotinas, o que abre espaço para mais educação e treinamento sobre o tema. “A IA está potencializando a produtividade e abrindo espaço para que o social media atue de forma mais criativa e estratégica”, destaca o executivo.

Crescimento de renda e especialização nas lideranças

O estudo também mostra uma diferença entre profissionais e líderes. Um em cada três líderes de marketing em empresas (fora do ambiente de agências) ganham acima de R$7.511, enquanto um em cada cinco líderes de agências atingem essa faixa salarial.

Esse movimento está diretamente ligado à ampliação da responsabilidade estratégica dos cargos de liderança e à busca por profissionais com visão integrada de negócio, dados e criatividade.

Ferramentas, formação e comportamento do mercado

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos profissionais, destacam-se as soluções de inteligência artificial, criação e gestão de redes sociais, que se consolidaram como pilares do trabalho em 2025. O Canva segue como a principal ferramenta de criação, adotada por 85% dos respondentes, enquanto o CapCut apresentou forte crescimento e já é usado por 79%, reflexo da ascensão do conteúdo em vídeo curto.

Na gestão de tarefas, o Trello mantém a liderança, mas o Notion dobrou sua presença e alcançou 28% de uso, mostrando a busca por ferramentas mais flexíveis e colaborativas. “O avanço da automação e o uso combinado de diferentes plataformas evidenciam um setor que opera com rotinas mais estruturadas, analíticas e integradas à tecnologia”, analisa Kiso.

Um retrato de amadurecimento e oportunidades

Mais do que um levantamento de dados, o Panorama 2025 reforça o amadurecimento da profissão e a consolidação do social media como um agente estratégico de negócios. Com o uso crescente de IA, a valorização da expertise e a busca por dados e resultados concretos, o estudo aponta um setor em transformação — mais técnico, analítico e relevante para o crescimento das marcas.

“O social media de 2025 é mais estratégico, mais analítico e mais relevante para o negócio das marcas. A Inteligência Artificial está transformando a forma de trabalhar, mas o fator humano, a criatividade e a visão de marca, continua sendo o diferencial competitivo”, conclui o executivo.

O estudo completo está disponível gratuitamente no site https://contents.mlabs.com.br/panorama-profissionais-midias-sociais-2025


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 04, 2025 Info & Ti

Samsung celebra 15 anos de inovações em tablets no…

Dez 04, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 04, 2025 Info & Ti

XPG lança nova série de memórias para jogos ARMAX DDR5

Dez 04, 2025 Info & Ti

Agentificação: tornando o artificial visível

Dez 03, 2025 Info & Ti

Como a tecnologia impulsiona pequenos negócios no fim…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Fechar a tampa do notebook sem desligá-lo pode causar…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Lockers inteligentes transformam a experiência em…

Dez 03, 2025 Info & Ti

WatchGuard antecipa as principais tendências de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

IA em movimento: os cinco avanços que estão redefinindo…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Brasileiros priorizam resistência na hora da escolha de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Apresentando o Galaxy Z TriFold: o formato do futuro da…

Dez 02, 2025 Info & Ti

[Guia do Usuário] Galaxy Watch8: recurso Treinador de…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Cinco dicas para garantir segurança e conformidade com…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Figma lança integração com Gemini 3 Pro no Figma Make

Dez 01, 2025 Info & Ti

Falsos alarmes chegam a 98% das ocorrências e aceleram…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Zup lança trilha de capacitação em tecnologia para…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version