SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Uso diário de tecnologia já atinge 73% dos brasileiros, o desafio agora está na confiança

  • Sexta, 03 Outubro 2025 18:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Carneiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Pexels

Pesquisa da Blend New Research mostra que apesar da forte presença das tecnologias no dia a dia, brasileiros ainda apontam receios ligados a dados e emprego

Apesar da adesão intensa, pesquisa mostra que 62% temem o uso indevido de dados e 45% apontam o risco de perda de empregos como um dos principais efeitos da digitalização. Os dados são da pesquisa TI Inside Innovation Week 2025, realizada pela Blend New Research, empresa do grupo HSR, maior grupo de pesquisa independente da América Latina. Conduzido entre 21 e 23 de agosto, com 1.000 entrevistados representativos da população brasileira, o estudo apresenta um retrato nacional sobre a adoção, as percepções e as preocupações em relação às tecnologias digitais.

O estudo revela uma divisão clara no perfil dos usuários: 91% dos mais conectados (jovens, de maior renda e escolaridade) usam tecnologias várias vezes ao dia, enquanto entre os menos conectados esse índice cai para 52% (faixa etária mais velha, menor renda e escolaridade). Essa diferença evidencia que a inclusão digital ainda não é plena no país.

Entre os benefícios mais citados estão a economia de tempo, seguida por acesso à informação e comodidade. O destaque regional é o Nordeste, onde os entrevistados relataram sentir maior ganho de tempo com o uso das tecnologias do que no Sudeste, indicando diferenças regionais na percepção de valor.

A confiança segue como ponto crítico. O maior receio é o uso indevido de dados, mencionado por 62% dos entrevistados, seguido pela dependência excessiva das tecnologias (51%) e pela perda de empregos (45%). Para os brasileiros, a solução passa por mais transparência (59%), certificações de segurança (55%) e regulamentações mais rigorosas (48%).

“A pesquisa evidencia um Brasil de múltiplas velocidades digitais: enquanto 91% dos jovens e de maior renda estão hiperconectados, esse índice cai para 52% entre os mais velhos e de menor renda. Isso revela que a inclusão digital ainda está em construção. Ao mesmo tempo, 62% dos brasileiros têm receio do uso indevido de dados, o que reforça que existe uma grande oportunidade para as empresas trabalharem segurança e confiança como diferenciais competitivos.”, ressalta Lucas Pestalozzi, sócio-diretor da Blend New Research.

Outro dado relevante é a percepção sobre tecnologias emergentes. 93% já ouviram falar em Inteligência Artificial e 77% em Inteligência Artificial Generativa. Em contrapartida, apenas 37% conhecem Blockchain (tecnologia que funciona como um registro digital descentralizado e seguro, usado principalmente em criptomoedas e transações digitais) e 36% têm familiaridade com Internet das Coisas, mostrando que há espaço para ampliar o conhecimento nessas áreas.

Já na escolha de empresas inovadoras, a prioridade é clara, qualidade dos produtos e serviços pesa mais que a inovação em si. “Na hora de escolher uma empresa considerada inovadora, o fator decisivo para os brasileiros é a qualidade do produto ou serviço. Mais do que a novidade em si, o que define a escolha é a segurança de que a empresa entrega valor de forma consistente, atendendo às expectativas do consumidor”, ressalta Pestalozzi. Ou seja, para o consumidor, a entrega consistente de valor é determinante na decisão de compra.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser consultadas neste link.

Sobre a Blend New Research

É uma consultoria de pesquisa de mercado que combina a imparcialidade de um instituto de pesquisa com expertise em análise de dados, oferecendo insights estratégicos para empresas. Utilizando metodologias inovadoras, tecnologia avançada e inteligência artificial, a empresa transforma informações complexas em resultados acionáveis, com foco em NPS e experiência do cliente (CX). A Blend personaliza pesquisas de acordo com a necessidade de cada cliente, entregando recomendações práticas que auxiliam na tomada de decisão, no aprimoramento de produtos e serviços e no fortalecimento da relação com o público, atuando como parceira de empresas que buscam estratégias baseadas em dados confiáveis e relevantes.

Sobre a HSR

HSR Specialist Researchers é o maior grupo independente de pesquisa de mercado do Brasil, composto por diversas empresas lideradas por sócios com sólido background em suas áreas de expertise. Nosso diferencial reside na perfeita integração entre uma infraestrutura física e tecnológica de ponta — que abrange desde a coleta e processamento de dados até sistemas, dashboards e inteligência artificial — e a liderança estratégica de especialistas, capazes de integrar estas soluções de inteligência artificial em nossos projetos para garantir agilidade e precisão nas entregas. Essa combinação fortalece nossa capacidade de transformar dados em insights, proporcionando soluções inovadoras e personalizadas que fomentam uma cultura de aprendizado e sustentam decisões estratégicas com resultados impactantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Nov 13, 2025 Info & Ti

Tecnologia Serpro amplia proteção aos apostadores

Nov 13, 2025 Info & Ti

Chat commerce e IA impulsionam vendas de fim de ano:…

Nov 13, 2025 Info & Ti

Empresas aceleram a digitalização com IA e tornam a…

Nov 13, 2025 Info & Ti

TeamViewer lança Agentless Access para simplificar e…

Nov 13, 2025 Info & Ti

A nova era da computação no Brasil: entre o 6G, IA e…

Nov 12, 2025 Info & Ti

Cresce o uso de energia de backup no Brasil

Nov 12, 2025 Info & Ti

Entenda a corrida para integrar cadeia de suprimentos e…

Nov 12, 2025 Info & Ti

IA nas vitrines: inteligência artificial redefine o…

Nov 12, 2025 Info & Ti

Samsung revela dicas para escolher a TV ideal na Black…

Nov 11, 2025 Info & Ti

Vulnerabilidades de outubro expõem riscos em sistemas…

Nov 11, 2025 Info & Ti

Tecnologia premium com consciência ambiental, o impacto…

Nov 11, 2025 Info & Ti

Programa Compre & Teste, da Samsung, oferece tempo…

Nov 11, 2025 Info & Ti

Nova vitrine do marketing digital: Retail Media ganha…

Nov 10, 2025 Info & Ti

OPPO anuncia Black Friday com descontos de até 30% em…

Nov 10, 2025 Info & Ti

O serviço disponibiliza produções que despertam o…

Nov 10, 2025 Info & Ti

Transformação digital: por que a qualidade dos dados é…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version