Cadastro biométrico obrigatório: especialista destaca avanços na segurança e controle de acessos
Nova exigência do governo federal impulsiona uso da biometria na gestão pública e deve ampliar a adoção de tecnologias de identificação segura em todo o país
O governo federal tornou obrigatório o cadastro biométrico para a concessão, renovação e manutenção de benefícios sociais em todo o país. A medida foi anunciada na última quarta-feira (23/7) durante evento no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e outras autoridades. Segundo o decreto que regulamenta a Lei nº 15.077/2024, o objetivo é garantir mais segurança e praticidade ao acesso a direitos fundamentais por meio da autenticação biométrica. Atualmente, cerca de 150 milhões de brasileiros já possuem dados registrados em bases biométricas.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para acelerar a transformação digital na administração pública e padronizar a identificação dos cidadãos com o uso de impressões digitais, reconhecimento facial, assinatura e fotografia. Para especialistas, a obrigatoriedade representa um avanço significativo na modernização dos serviços públicos e no combate a fraudes.
Com mais de duas décadas de atuação no setor de tecnologia e presença em diversos projetos de biometria facial no Brasil e no exterior, a Imply Tecnologia é referência no fornecimento de soluções avançadas de identificação. A empresa já implementa sistemas biométricos em arenas esportivas, e instituições públicas e privadas. Para o CEO da Imply, Tironi Paz, a medida é um divisor de águas:
“A biometria torna o processo de identificação muito mais seguro e confiável. Em vez de confiar apenas em documentos físicos, que podem ser extraviados, clonados ou forjados, passamos a contar com uma autenticação baseada em características únicas de cada indivíduo. Esse é um caminho sem volta para aprimorar a segurança, combater fraudes e garantir mais agilidade em diferentes esferas da sociedade”, afirma o executivo.
A Imply já atua em parceria com diversos órgãos públicos e empresas privadas, oferecendo sistemas integrados de controle de acessos, validação de identidade e emissão de credenciais com uso de biometria facial. Exemplo disso, são os mais de 7 milhões de atendimentos realizados pela empresa em parceria com o Governo de Minas Gerais, em 43 cidades mineiras, com 248 serviços disponíveis com autenticação biométrica integrada à conta Gov.br. Entre os principais serviços, destacam-se a emissão de documentos, serviços de trânsito, agendamentos diversos e consultas de contas públicas, tudo isso proporcionando mais segurança e agilidade no atendimento ao cidadão.
Com a nova obrigatoriedade, a tendência é que cresça a demanda por tecnologias robustas, interoperáveis e alinhadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), um dos pilares da atuação da companhia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>