SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Regras de privilégio mínimo são ideais para conter o movimento lateral e garantir acesso seguro

  • Terça, 12 Julho 2022 10:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tatiana Cantoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Soluções de perímetro definido por software oferecem microssegmentação e ofuscação de recursos para atender aos princípios de Zero Trust

Os agentes maliciosos estão cada vez mais sofisticados e bem informados na hora de realizar ciberataques a organizações. Uma vez que encontram um ponto de entrada no perímetro, conseguem se mover rapidamente pelo ambiente, no que é conhecido como movimento leste-oeste ou lateral – a comunicação de dados entre dois ou mais servidores “peer” dentro de um data center ou outro ambiente multisservidor. Nesse contexto, a implementação de uma solução que coloque em prática regras de privilégio mínimo, como microssegmentação e ofuscação de recursos, é uma importante medida para restringir o acesso de invasores e proteger a rede.

"As soluções atuais como VPN, ainda bastante utilizadas, aumentam muito os riscos de segurança devido a uma ampla superfície de ataque e complexibilidade de gerenciamento, tanto para necessidades norte-sul – de acesso de usuários – quanto para leste-oeste", alerta Rafael Teixeira, engenheiro de vendas da Appgate, empresa de acesso seguro com base nos princípios Zero Trust.

Uma solução como o perímetro definido por software (SDP, na sigla em inglês) permite às empresas arquitetar e gerenciar uma ampla gama de soluções de servidor para servidor – seja uma arquitetura de microsserviço ágil ou uma solução de compartilhamento de dados ad-hoc entre empresas – fornecendo definições baseadas em políticas para cada classe de serviço, mantendo estritas regras de entrada e saída.

O Appgate SDP, por exemplo, oferece agilidade e um modelo de política unificado para manter um padrão de segurança microssegmentada entre usuários e servidores, combinando definição e aplicação de controles de segurança norte-sul e leste-oeste em uma única plataforma dinâmica. "Nossa solução de software é capaz de mitigar o acesso não autorizado de tal forma que, se há uma intrusão, os usuários mal-intencionados não podem se mover lateralmente pela rede e infectar, roubar ou corromper dados", explica Teixeira.

Também é possível contar com o Ringfence, uma funcionalidade adicional que pode ser empregada às políticas de acesso e fornece regras de conexão que limitam direção, porta, origem e destino autorizados de todo o tráfego, permitindo a ocultação de dispositivos que fazem parte da tecnologia SDP. Desta forma, pode ser utilizado tanto em servidores que possuem instalado o Headless Client, um agente específico que permite implementar a microssegmentação e ofuscação, quanto no próprio dispositivo do usuário, ocultando os recursos dos demais dispositivos ou de um possível invasor presente na rede, diminuindo a interface de ataque e evitando as movimentações norte-sul e, consequentemente, leste-oeste.

Além disso, a própria infraestrutura do SDP pode ser ocultada com a autorização de pacote único (SPA, na sigla em inglês), permitindo criar uma camada adicional de proteção. Dessa forma somente usuários que fazem parte da solução podem se comunicar com a infraestrutura e iniciar o processo de autenticação.

A Appgate produziu um webinário exclusivo sobre microssegmentação e ofuscação de recursos com SDP que pode ser acessado em https://bit.ly/3QUY8Y0.

Sobre a Appgate

A Appgate é a empresa de acesso seguro. Capacitamos a maneira como as pessoas trabalham e se conectam, fornecendo soluções criadas especificamente com base nos princípios de segurança Zero Trust. Essa abordagem de segurança definida por pessoas permite conexões rápidas, simples e seguras de qualquer dispositivo e local para cargas de trabalho em qualquer infraestrutura de TI em ambientes de nuvem, locais e híbridos. A Appgate ajuda organizações e agências governamentais em todo o mundo a começar onde estão, acelerando sua jornada Zero Trust e planejando seu futuro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version