O que há por trás do ataque ao San Francisco 49ers por grupo de ransomware BlackByte
De acordo com avaliação dos especialistas da Check Point Software, este ataque contra o San Francisco 49ers por um grupo de ransomware, o BlackByte, antes do Super Bowl, representa uma ação para chamar mais atenção à vítima que aos cibercriminosos. “O Blackbyte é um grupo relativamente novo, que tem sido associado a alguns ataques principalmente na Ásia. No ano passado, detalhes dos métodos da Blackbytes foram revelados pela comunidade de pesquisa, forçando o grupo a mudar seus métodos”, explica Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Software Brasil.
“No entanto, suspeitamos que o Blackbyte ainda não esteja totalmente envolvido em relação às suas capacidades anteriores. Embora o ataque aos SF 49ers gere atenção significativa, isso não nos diz muito sobre o grau de sofisticação do ataque. Em outras palavras, pensamos que, provavelmente, neste caso se trata menos sobre o grupo de ransomware e mais sobre a vítima”, diz Falchi.
Números globais da Check Point Software sobre ransomware:
A divisão Check Point Research (CPR) relatou no ano passado que os ciberataques a organizações em todo o mundo aumentaram 40%, em comparação com o ano de 2020, com uma em cada 61 organizações tendo sido impactadas por ransomware a cada semana durante o mesmo período.
Os principais setores visados por ataques de ransomware, no mundo, em janeiro de 2022:
1° Saúde
2° ISP/MSP
3° Fornecedor de software
4° Consultoria
5° Governo/Militar
6° Varejo/Atacado
7° Educação/Pesquisa
8° Manufatura/Indústria
9° Utilities
10° Comunicações
As estatísticas sobre o Brasil, levantadas pela CPR, apontaram que em média ocorreram 1.046 ataques cibernéticos em geral e semanais às organizações, um aumento de 77% comparando os períodos de 2020 a 2021. Os setores mais atacados no Brasil no ano passado foram: 1° Varejo/Atacado: 2.158 ataques por semana às organizações (238%); 2° Saúde: 1.685 ataques (64%); 3° Governo/Militar: 1.495 ataques (55%).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>