SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Seis mitos de segurança cibernética que precisam ficar no passado

  • Quinta, 27 Janeiro 2022 11:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regina Pimenta
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Lista foi elaborada pelos profissionais da Lumu Technologies, especializada no monitoramento de ameaças em tempo real

Ameaça global para consumidores, governos e empresas de todos os portes, os ataques cibernéticos não param de crescer e tendem a aumentar ainda mais em decorrência das inúmeras oportunidades de monetização. De acordo com o relatório Flashcard: Monetização de Crimes Cibernéticos, elaborado pela Lumu Technologies, empresa de cibersegurança especializada em monitoramento em tempo real, incidentes como o popular ransomware, têm incidência muito mais preocupante do que parece à primeira vista, isso porque nunca ocorrem de maneira isolada.

Nesse contexto, segundo especialistas da empresa, alguns mitos relacionados à segurança cibernética precisam ficar de vez no passado para não comprometer a proteção das instituições.

- O usuário é o elo mais fraco: O usuário também é a melhor primeira linha de defesa em potencial. Com treinamento e educação adequados em segurança cibernética, desempenham um papel importante para garantir que os adversários não consigam se firmar na rede.
- Não há nada valioso para se roubar: Partir do princípio que se está seguro por não possuir dados valiosos, como credenciais, é um erro comum. O que se deve levar em conta é o custo de paralisar as operações por dias, meses ou permanentemente. É preciso questionar: "qual é o valor dos dados armazenados para o negócio ou para a pessoa”?
- A segurança cibernética é separada dos riscos comerciais: Os líderes devem perceber vulnerabilidades e ameaças como um risco para os negócios. É preciso cultivar um ambiente de proteção saudável que aceite a importância das políticas de segurança cibernética. A cibersegurança não é sobre medo, incerteza ou dúvida. Trata-se de abordar um risco comercial conhecido.
- Técnicos de TI são técnicos de segurança cibernética: Sim, segurança cibernética e TI estão relacionadas, mas a segurança cibernética é um tópico muito complexo por si só. A segurança cibernética está intimamente relacionada aos riscos e à estratégia de negócios. É crucial que os profissionais do setor obtenham habilidades e qualificações especializadas.
- É possível ter segurança cibernética e se tornar inacessível: Algumas pessoas pensam que investir em determinadas ferramentas de segurança cibernética, como firewall ou antivírus, será suficiente. A verdade é que todas as empresas violadas tinham esses recursos instalados. Em vez disso, a segurança cibernética precisa ser operada. É necessária uma abordagem em camadas que considere seus riscos específicos de rede e negócioss
- Preocupando-se se você for hackeado:Em um período de tempo suficientemente longo, toda operação será hackeada. É apenas uma questão de QUANDO. Isso ressalta a importância da visibilidade. É impossível avaliar uma ameaça sem a visibilidade da rede para encontrá-la, assim como será impossível enfrentar um ataque sem avaliá-lo.

“Esses mitos atrapalham bastante na elaboração de uma estratégia robusta de segurança cibernética. É fundamental que essas narrativas sejam deixadas de lado o quanto antes, porque enquanto elas induzem a erros graves os cibercriminosos seguem em sua busca constante por vulnerabilidades e resistências insuficientes para efetivar seus ataques”, afirma Germán Patiño, vice-presidente de vendas para a América Latina da Lumu Technologies.

Sobre a Lumu

Com sede em Miami, Flórida, a Lumu é uma empresa de segurança cibernética focada em ajudar organizações empresariais a identificar ameaças e isolar instâncias confirmadas de comprometimento. Ao implementar os princípios da Avaliação Contínua de Compromisso™, a Lumu construiu uma solução poderosa de feedback e autoaprendizagem que ajuda as equipes de segurança a acelerar a detecção de comprometimentos confirmados, obter visibilidade em tempo real em sua infraestrutura e fechar a lacuna de detecção de falhas de segurança de meses a minutos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 15, 2025 Info & Ti

IA acelera transformação de bares e restaurantes e já…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Jitterbit lidera ranking global de iPaaS do G2 pela…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Tecnologia, consumo e inteligência artificial prometem…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Como as plataformas jurídicas podem apoiar o setor a…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA expõe desafios antigos da edtech e reacende alerta…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Reconhecimento facial chega às assinaturas eletrônicas…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA avança nas empresas e abre nova fase de…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version