Computação Edge Viabiliza Novos Serviços e Oportunidades em 5G
Novo relatório da 5G Americas destaca a automação, otimização, inteligência e implementação das redes Edge.
A computação edge (ou de borda) é uma peça fundamental do ecossistema 5G, reduzindo a distância entre os equipamentos que processam e armazenam os dados da rede e o usuário final, localizando-os dentro ou na borda das redes mantidas pelas operadoras. A 5G Americas, voz da 5G e LTE para as Américas, anunciou, ontem (02), a divulgação de um novo relatório intitulado “Automação e Inteligência de Borda em 5G”. O documento apresenta informações sobre a convergência da 5G, a computação de borda e a inteligência artificial (IA), que permite oferecer novos recursos e serviços 5G com muito mais eficiência.
Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, explicou que: “A computação de borda e a IA são a dupla dinâmica de tecnologias chaves para a 5G, viabilizando uma série de casos de uso e permitindo que as redes 5G realizem todo seu potencial. A tecnologia 5G reduz a latência das redes de rádio, e com a computação de borda a capacidade de processamento e armazenamento é localizada dentro da infraestrutura da operadora, reduzindo a latência de toda a rede. Isso terá um impacto positivo para a experiência de clientes corporativos e de varejo”.
O relatório “Automação e Inteligência de Borda em 5G” identifica estratégias de otimização e automação para redes 5G e a computação de borda, além de explicar como potencializar a Inteligência Artificial/Aprendizagem de Máquina (AM). O texto também analisa como as redes 5G e a computação de borda suportam dados altamente confiáveis e de baixa latência em aplicativos de borda. O documento contém informações detalhadas sobre os possíveis casos de uso para soluções industriais autônomas, transporte inteligente, energia, saúde conectada, digital twins - e muito mais. O relatório também apresenta as capacidades técnicas da 5G e a computação de borda, onde a inteligência das redes 5G e a computação de borda conseguem gerar grandes inovações.
O relatório é um guia completo sobre a complexidade de implementar a inteligência em redes de borda 5G. O texto também oferece recomendações sobre como reunir equipes que possuem experiência em várias áreas para automatizar e otimizar redes 5G e atender às necessidades futuras de aplicativos e serviços inteligentes.
O relatório “Automação e Inteligência do Borda em 5G” analisa as áreas a seguir:
• Automação de Borda 5G: Informações sobre a automação de ciclo fechado e a tomada de decisões inteligentes, com uma visão geral do setor e os trabalhos de padronização, entre os quais os padrões 3GPP, RAN Aberto, código aberto, coleta de dados distribuídos, normalização, processamento em tempo real, descoberta de conteúdo, fatiamento e dinâmicas de redes, opções de arquitetura para automação na borda e recomendações sobre sistemas para automação baseada em AM.
• Otimização, Inteligência e Análises de Borda com a 5G: os principais recursos e tecnologias previstos, como a inteligência artificial, multiacesso para a 5G de borda, rede situacional na borda, protocolos da camada de transporte com reconhecimento situacional, otimização conjunta de comunicações e computação e aprendizagem distribuída na borda.
• Aplicação de Automação de Borda e a Inteligência de Borda em 5G: soluções industriais autônomas, sistemas de transporte inteligente, energia inteligente, casas inteligentes, informações de localização, jogos em nuvem e na borda e tecnologias escaláveis de digital twins.
Meryem Simsek, Principal Cientista da VMware e um dos líderes do grupo de trabalho que desenvolveu o relatório para a 5G Americas, disse: “O objetivo final dessa simbiose inédita entre a 5G e as tecnologias de borda é aumentar as garantias de desempenho, aprimorar o balanceamento de carga, bem como ampliar a capacidade de processamento e o desempenho com a otimização e automação da 5G na borda, com uma redução significativa de intervenção humana”.
Clark Chen, Engenheiro Sênior e Gerente de Pesquisa da Intel e outro líder do grupo de trabalho afirmou que: “As operadoras estão adotando a tecnologia de IA/AM para realizar a promessa da 5G e ampliar a automação de rede. A convergência da comunicação e a computação estão criando novas oportunidades para implementar e integrar capacidades de nuvem, inteligência artificial, tecnologia de borda e a 5G. Essa estrutura pode viabilizar vários casos de uso e aumentar a eficiência em diversos setores”.
Outros relatórios da 5G Americas podem ser encontrados aqui.
Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington.
Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>