Ubots atende mais de 6 milhões de cooperados no Brasil
Sicredi, Unicred, Ailos, Sicoob Maxicrédito, Credicitrus, Engecred e Aracoop estão no leque de clientes da startup gaúcha
Em 2020, o cooperativismo de crédito cresceu cerca de 35%, mais do que o dobro registrado pelo sistema financeiro, de 15,6%, de acordo com o Banco Central. Com o crescimento do setor, a demanda por atendimento, consequentemente, segue o mesmo fluxo.
A Ubots, startup gaúcha especializada em chatbots, que cresceu 103% em 2020, é prova real do aumento na demanda no relacionamento digital com o cliente, pois, atualmente, a jovem empresa conta com 145 cooperativas e mais de seis milhões de cooperados impactados - o que corresponde a 52% do valor total no Brasil, em seu leque de clientes.
Entre as cooperativas que a Ubots atende estão: Sicredi, Unicred, Ailos, Sicoob Maxicrédito, Credicitrus, Engecred e Aracoop. As empresas de cooperativismo de crédito correspondem a 36% do número total de clientes da startup.
Para Rafael Souza, especialista em programação e CEO da Ubots, com a intensificação das medidas de distanciamento social, devido a pandemia, empresas, bancos e agências tiveram que adotar o atendimento digital como o principal meio para se relacionar com seus clientes. “As cooperativas passaram a utilizar os chatbots para ampliar a capacidade de atendimento, pois o bot pode tirar dúvidas frequentes dos associados, e também, coletar informações para direcionar o cliente ao gerente de conta específico. Vale ressaltar que o uso da tecnologia nesse formato já era uma tendência para os próximos anos, porém, foi adiantada por conta da pandemia da covid-19”, explica Souza.
Além da transferência no atendimento, há outras duas principais funcionalidades dos bots no ramo das cooperativas, são elas:
Ampliação da capacidade de atendimento: os robôs digitais podem ser utilizados como um faq e tirar as dúvidas frequentes dos associados;
Ajudar em processos repetitivos: é bem recorrente que os chatbots sejam usados para ajudar as pessoas em tarefas repetitivas como buscar informações da conta, segunda via de boletos, entre outros.
Atualmente, o principal canal de atendimento dos chatbots nas cooperativas é o WhatsApp. O aplicativo conta com cerca de 2 bilhões de usuários em 160 países, além dos já possui 120 bilhões só no Brasil. No início da pandemia, o uso do aplicativo cresceu 40%, de acordo com dados da Kantar.
Sobre Ubots
Fundada em 2016, a Ubots surgiu da vontade de utilizar a tecnologia para facilitar a comunicação de grandes empresas com seus clientes. Para otimizar esse resultado, a Ubots utiliza plataforma própria desenhada para cenários de atendimentos, tanto para uso de agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido, quanto utiliza inteligência artificial. De origem gaúcha, a startup possui clientes no Brasil e Chile e já participou de programas de aceleração, como: Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil,WesterWelle Foundation, Cubo do Itaú, entre outros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>