Como tecnologias de Big Data Analytics aceleram a transformação digital do varejo
Com a pandemia do Covid-19, cenários inesperados surgiram tanto no âmbito pessoal, com a criação de novos comportamentos e hábitos de consumo, quanto no mundo corporativo. No que diz respeito ao funcionamento das empresas, muitas precisaram fechar suas portas, demitir funcionários ou se reinventar para tentar sobreviver.
Segundo estudo realizado pela Neoway, maior empresa de Big Data Analytics e Inteligência Artificial da América Latina, cerca de 1.500.000 negócios brasileiros encerraram suas atividades desde que a crise do novo coronavírus teve início no país. Entre os setores mais impactados pela pandemia destaca-se o Varejo, que se viu diante de um grande desafio: como vender produtos e/ou serviços sem abrir, de fato, as portas de seus estabelecimentos?
Como uma alternativa para se adaptar às novas necessidades do consumidor, muitas empresas decidiram investir em tecnologias para aprimorar processos e se aproximar dos prospects e clientes. Se, para o Varejo, o foco antes era trazer mais clientes para dentro das lojas, agora, é preciso pensar em estratégias digitais, que permitam comunicar em diferentes canais e vender de forma online.
Mesmo diante desse contexto, esse tipo de venda ainda não é a realidade da maioria dos negócios no Brasil. Segundo dados da Plataforma Neoway, apenas 1,2% do total de empresas ativas no país comercializam seus produtos por canais digitais - seja por meio do próprio site de e-commerce ou por plataformas de marketplace.
Por outro lado, a experiência omnichannel se tornou indispensável para empresas que buscam melhorar o relacionamento com seu público nos diferentes pontos de contato, assim como o amplo conhecimento da jornada de compra e perfil do consumidor.
"A melhor estratégia gira sempre em torno da descoberta de quem é o nosso cliente, quais suas reais necessidades, gostos e preferências. E isso só é possível por meio de análise de dados. Assim, eu consigo ativar uma régua de relacionamento personalizada e direcionar o melhor produto/serviço para ele". Afirma Robson Segoa, Diretor de Serviços da Neoway.
Atualmente já existem modelagens estatísticas e sistemas de recomendação de leads que utilizam tecnologias de machine learning para identificar características do perfil de um cliente, analisar suas tendências de compra para, então, definir qual o mix de produto ideal, o melhor conteúdo a enviar e em qual canal impactá-lo. Ao utilizar plataformas de inteligência de dados, as empresas conseguem oferecer uma melhor experiência ao seu público, aumentar as vendas e se manter competitivas no mercado, o que é um grande desafio em tempos de pandemia.
Sobre a Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil. A Plataforma Neoway oferece soluções inteligentes que transformam informação em conhecimento e geram produtividade e precisão para as estratégias de marketing, compliance, prevenção contra perdas, entre outros. Ao longo da sua história, a empresa recebeu investimentos de alguns dos principais fundos do mundo, como Accel Partners, Monashees, Temasek, PointBreak, Pollux, e Endeavor Catalyst. Com cerca de 450 colaboradores, atende aproximadamente 20 grandes setores, como financeiro, automotivo e transporte, bens de consumo, cobrança e recuperação, construção civil, óleo e gás, saúde e tecnologia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>