SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Softtek aponta 6 tendências digitais em alta para 2021

  • Quinta, 13 Mai 2021 10:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michelly Siqueira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Com o isolamento social e a paralisação da economia, a pandemia impulsionou setores produtivos, empresas e o dia a dia dos consumidores rumo à digitalização

A pandemia teve um enorme impacto na cadeia de valor do negócio, revelando tanto pontos fortes quanto fracos – e isso globalmente, não só aqui, no Brasil. Diante das grandes perdas de faturamento de vários setores econômicos gerados a partir do isolamento social e paralisação da economia por conta da Covid-19, a resposta empresarial passou necessariamente por um solução inescapável: a da digitalização.

Diante do atual cenário – o da transformação digital em marcha acelerada e irreversível -, que teve início em março de 2020, a Softtek Brasil enumerou as tendências digitais que também vão marcar este ano de 2021:

A Nova Jornada Digital: a Covid-19 provocou uma mudança global no modo de vida. Com a ascensão da economia Low Touch (isto é, mais automatizada), as interações entre empresas e consumidores passaram por uma completa revolução, dando lugar a uma Jornada do Consumidor totalmente digital. Desse modo, as empresas devem adaptar o seu modelo de negócio e operacional a esta nova realidade, na qual a aceleração digital é o principal – e único – caminho a ser trilhado.
A Revolução dos Consumidores Digitais: a pandemia transformou os padrões de consumo de milhões de pessoas, resultando numa abertura total aos canais digitais. Para responder a esse tipo de demanda, as empresas devem desenvolver uma estratégia para otimizar as suas plataformas digitais de vendas, concentrando-se na automatização operacional e na inovação empresarial. A forma de vender deve ser – e continuará sendo - reinventada.
Tecnologia aplicada às emoções: em um ambiente em que as interações 100% digitais são uma prioridade, a sociedade necessita, mais do que nunca, que as empresas consigam humanizar os touchpoints, ou pontos de contato. Isso quer dizer que os avanços tecnológicos em Inteligência Artificial, Computação Afetiva e reconhecimento dos sentimentos estão prestes de decifrar as nossas emoções, permitindo-nos nesse “novo mundo” antecipar necessidades e personalizar as experiências tanto quanto isso for possível.
Democratização da Inteligência Artificial: um ecossistema tecnológico inteligente é um dos pilares da aceleração digital. Neste sentido, a Inteligência Artificial e as suas diversas aplicações são uma área cada vez mais democratizada, tornando-se um elemento tangível e tático, uma consequência do aumento progressivo do conhecimento sobre o seu funcionamento, aprendizagem, evolução das capacidades e tomada de decisões.
Meu “eu” Digital: a chamada Era Digital, impulsionada por esse novo contexto, implica, no entanto, o seguinte dilema: por que não podemos fazer tudo o que já fazemos fisicamente em formato digital? Em um cenário ideal, ambos os mundos deveriam oferecer o mesmo alcance. Na realidade, o ecossistema digital oferece maior disponibilidade, portabilidade e conveniência. No entanto, esta situação apresenta um desafio: a gestão da privacidade.
Arquitetura Digital das Empresas: o enorme progresso tecnológico promoverá, cada vez mais, o desenvolvimento de arquiteturas empresariais 100% digitais. Essa abordagem permitirá a implementação de um modelo empresarial e operacional com o máximo controle, escalabilidade, elasticidade e redução de custos, sendo aspectos essenciais e relevantes a automatização, o tecido flexível de dados e a implementação de capacidades empresariais modulares.

“Em 2021, vivenciaremos uma fase de aceleração digital contínua e cada vez maior, na qual a necessidade de inovar e digitalizar todas as interações será fundamental para as empresas. Em um ambiente altamente competitivo, isso requererá agilidade, rapidez e audácia para satisfazer as necessidades, expectativas e desafios de um cliente completamente digital diz Adriano Candido, diretor de Ofertas e Inovação da Softtek Brasil “A agilidade na adaptação competitiva num contexto no qual os hábitos de consumo mudam de modo veloz nos obriga a reorganizar toda a cadeia de valor para nos adaptarmos eficazmente ao novo canal digital e às novas demandas da sociedade”, sublinha.

Para o executivo da Softtek Brasil, será de vital importância incorporar o poder de análise de dados, análise preditiva, computação afetiva, reconhecimento emocional e todas as capacidades oferecidas pela Inteligência Artificial na simulação do comportamento humano. “Num futuro próximo, os clientes não só necessitarão de mais tecnologia em produtos e serviços, como também exigirão tecnologia mais humana, social e personalizada, que possa gerar interações únicas e emocionalmente carregadas. Sendo assim, a tecnologia deve atuar como uma aliada na humanização das interações digitais”, conclui Adriano.

Sobre a Softtek

Fundada em 1982, a Softtek é uma empresa global de serviços de TI, considerada uma das maiores no setor com origem na América Latina. Com amplo portfólio de produtos e soluções que transformam os negócios, a Softtek ajuda as empresas da Global 2000 a evoluírem de maneira fluida e constante desde a concepção e construção até a execução de estratégias digitais. No Brasil, a empresa possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 15, 2025 Info & Ti

IA acelera transformação de bares e restaurantes e já…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Jitterbit lidera ranking global de iPaaS do G2 pela…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Tecnologia, consumo e inteligência artificial prometem…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Como as plataformas jurídicas podem apoiar o setor a…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA expõe desafios antigos da edtech e reacende alerta…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Reconhecimento facial chega às assinaturas eletrônicas…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA avança nas empresas e abre nova fase de…

Dez 11, 2025 Info & Ti

Como será o futuro do trabalho na era da Inteligência…

Dez 11, 2025 Info & Ti

Acompanhe sua saúde vascular em 5 passos com o Galaxy…

Dez 11, 2025 Info & Ti

TeamViewer divulga previsões de TI para 2026

Dez 10, 2025 Info & Ti

Empresas enfrentam risco crescente de falhas na gestão…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version