Como empresas têm usado a inteligência artificial no segmento de transporte e logística?
O segmento de transporte e logística ganhou muito mais força com a pandemia de Covid-19, em função do aumento das compras on-line. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, o crescimento das vendas em 2020 foi de 68%, em comparação a 2019.
A tendência é que o crescimento continue e agora, mais do que nunca, empresas que atuam na área estão investindo fortemente em soluções e tecnologias inovadoras para tornar as operações mais seguras.
Entre as tecnologias mais usadas está a inteligência artificial, que torna processos mais estratégicos e assertivos.
Quem usa?
A Buonny, gerenciadora de riscos, é uma dessas empresas. Há alguns meses, detectou que clonadores de documentos se passavam por motoristas idôneos. A ideia dos criminosos era pegar a carga em transportadoras e embarcadores e, então, desviá-las, o que causava prejuízos e tirava o trabalho de profissionais de confiança.
Para acabar com essa prática dos falsários, a Buonny implementou a inteligência artificial no cadastro positivo de motoristas. A tecnologia se baseia na técnica biométrica cujos softwares codificam cerca de 80 pontos do rosto humano. Ao receber os documentos dos motoristas, ela mapeia, por meio de algoritmos, esses pontos e consegue encontrar pontos em comum entre a foto armazenada e a foto apresentada.
Já a Newtec Telemetria, empresa que desenvolve equipamentos para gestão de frotas e demais ativos móveis, usa a inteligência artificial em suas câmeras de detecção de fadiga.
Juntamente com a telemetria, as soluções de videomonitoramento para veículo evoluíram muito no sentido de mapear a face do condutor e conseguir monitorar o seu estado de fadiga, assim gerando alertas em tempo real evitando acidentes.
Dessa forma, para a prevenção de acidentes no transporte rodoviário, com um hardware capaz de processar imagens, as câmeras, por meio da inteligência artificial, reconhecem a íris do motorista, com o objetivo de interpretar desvio de atenção na direção, sonolência, uso de celular e uso de cigarro, alertando com avisos sonoros o motorista, prevenindo assim possíveis acidentes causados pelas ocorrências mencionadas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>