Martech: uso inteligente de dados gera maior engajamento e mais eficiência nos resultados
Alexandre Rodrigues, COO da Webjump
Não é segredo que a tecnologia vem revolucionando o setor de marketing. Em 2019, uma pesquisa do Gartner já apontava que 1/3 da verba deste setor era destinada à Martech. Em 2020, uma análise da WiproDigital revelou que 81% dos diretores de marketing consideravam importantes as competências desta ferramenta e 62% planejaram aumentar os gastos com ela.
O crescimento não é por acaso: 63% dos consumidores desejam receber recomendações de produtos e serviços de forma personalizada, de acordo pesquisa da Accenture. Em um mercado global de tecnologia de marketing avaliado em US﹩ 121,5 bilhões, com crescimento de 22% em relação a 2020, (dados do relatório Martech: 2020 and beyond), o uso de estratégias inteligentes e mais focadas precisa ser a ‘bola da vez’ de qualquer negócio que deseje atingir o sucesso sem gastos desnecessários.
Há alguns anos, antes do ‘boom’ das redes sociais, eram comum o investimento em marketing e publicidade focado em mídias com maior audiência. Entretanto, o custo era muito alto e o resultado era sempre uma incógnita, nem sempre se chegava aos resultados desejados. O principal motivo é que, embora o alcance fosse alto, não se sabia se o público-alvo daquele determinado negócio estava ali. A tendência era óbvia: unir tecnologia e estratégia para tornar este processo mais eficaz, uma vez que a evolução tecnológica também transformou o consumidor, que agora deseja uma melhor experiência e personalização. A prova disso é lembrar que há exatos 10 existiam apenas cerca de 150 softwares voltados para marketing e vendas e, em 2020, esse número ultrapassou 8 mil.
Empresas que realizaram uma transformação digital adequada já passaram a enxergar o marketing digital de forma mais inovadora: capturando e utilizando dados de maneira inteligente a fim de criar campanhas específicas e ações integradas e coordenadas em múltiplos canais para determinado perfil de público. Uma mineração e organização adequada dos dados permite gerar ações mais segmentadas e eficientes que possam impactar o público de forma mais atraente, direta e resultando maior engajamento, tanto no âmbito institucional quanto nos resultados das vendas.
Além disso, o uso da Martech promove a integração entre áreas, principalmente as de tecnologia, vendas e marketing, o que gera mais produtividade, melhora a performance e traz melhores resultados. A união desta ferramenta com o universo de BI (Business Intelligence) também possibilita maior agilidade para os tomadores de decisões no dia a dia, uma vez que as informações não são apenas coletadas e armazenadas, mas também interpretadas e traduzidas, gerando os indicadores necessários para o avanço do negócio.
Com as inúmeras possibilidades de impactar os clientes, tais como: anúncios impressos, digitais, presenciais, entre outros, a Martech beneficia não apenas o ambiente online, mas também possibilita criar estratégias focadas em cada perfil de público, de mídia e de ambiente, de acordo com o resultado desejado. Isso quebra paradigmas da migração do marketing para determinados tipos de mídia, requerendo ações nos universos online e offline de forma mais equilibrada, inclusive para os gigantes da tecnologia.
Um exemplo recente desta junção foi o fenômeno Ominichannel, que integrou as lojas online com as lojas físicas, determinando papéis diferentes para cada uma no atendimento ao cliente.
Do lado de cá, com o objetivo de se tornar cada vez mais uma empresa focada em transformação digital, aliando a experiência em tecnologia, criação e execução completa para ajudar os clientes a alcançarem a máxima eficiência além do e-commerce, já tivemos alguns bons exemplos dos benefícios do uso da Martech.
Criamos uma plataforma para a Ambev para gerenciar as informações da área de eventos, promovendo a integração com Power BI para análises de dados. Essa estrutura captura e organiza as informações, direcionadas às ações de maneira mais ágil e competente.
Para outro cliente que visava elevar o fluxo dos estabelecimentos que vendem seus produtos, criamos uma plataforma que permite a criação de campanhas nas redes sociais destes estabelecimentos, focadas nas marcas mais vendidas pelo lojista. Por meio do ‘dark post’ - publicação destinada apenas a ‘ads’ e não às timelines - as campanhas são direcionadas por de perfil do público e dados geográficos, o que gerou aumento do fluxo dos estabelecimentos e, consequentemente, elevou a venda de produtos da distribuidora para aquele local. O projeto foi desenhado e desenvolvido por nós desde o início e já conta com mais de mil estabelecimentos em todo o país.
A tecnologia veio para ficar e transformar cada vez mais o mundo e tudo o que conhecemos. Aliar esta evolução às estratégias de marketing não só traz resultados concretos, mas também economia de recursos e a garantia de permanência do negócio no mercado.
Sobre Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues é COO na Webjump e bacharel em engenharia mecânica pela FEI. Possui mais de dez anos de experiência em estratégias digitais para vendas online e offline e na criação e implementação de plataformas e produtos para agilizar processos e fluxos de negócio.
Sobre a WEBJUMP
A WEBJUMP é a principal Magento Partner na América Latina e é referência em soluções tecnológicas para eCommerce B2C e B2B. Por meio de sua metodologia ágil, proporciona a transformação digital de seus clientes prezando por qualidade, transparência e comunicação assertiva em todas as fases dos projetos desenvolvidos. A empresa destaca-se na busca incessante pela excelência - uma filosofia colocada em prática há mais de 13 anos.
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