A corrida das redes sociais pelo domínio do streaming
O termo streaming já não é nenhuma novidade para os nossos olhos e ouvidos. Há anos ele circula pela internet como a mídia do futuro e hoje em dia é possível afirmar que é o mercado do presente. Basta pensarmos em qual site abrimos quando pensamos em assistir a um filme. Netflix? Prime Video? Disney+? Telecine Play? Pois é, o mercado está totalmente transformado. E a palavra-chave desse momento é streaming.
Porém, além do grande sucesso do streaming de filmes e séries, há também o mercado de games, que tem conquistado uma fatia bastante representativa. De acordo com a consultoria Newzoo, os chamados eSports já movimentam mais de US$ 150 bilhões por ano no mundo e um dos maiores motivos para tal crescimento está justamente nele: o streaming.
Muito além dos games mais famosos
É muito comum pensarmos em streaming de games apenas com os títulos que mais fizeram sucesso nos últimos anos, como os jogos de batalha multijogador Dota 2 e League of Legends ou mesmo jogos de ação como Call of Duty e Couter Strike. Porém, o que muitos não sabem é que o mercado de streaming tem se expandido em muitos outros sentidos.
O recente sucesso da série da Netflix O Gambito da Rainha mostrou, por exemplo, que muitas pessoas se interessam por partidas de xadrez em canais no YouTube e Twitch. Mas além do xadrez, vários outros jogos também fazem sucesso, como as partidas de blackjack e de poker que são assistidas diariamente por milhares de pessoas em diversos canais.
A corrida pela conquista do streaming
A Twitch, plataforma comprada pela Amazon em 2014, é hoje o grande destaque mundial no que diz respeito a streaming de games. Porém, com um mercado em plena expansão, outras gigantes da tecnologia já se movimentam para conquistar espaço, com destaque para o YouTube Gaming e o Facebook Gaming – aposta da maior rede social do mundo que vem mostrando resultados, ainda que atrás das outras aqui citadas.
Vale ressaltar que nem tudo são flores no mercado de streaming de games, mesmo quando se trata de gigantes da tecnologia. O Mixer, da Microsoft, por exemplo, encerrou suas atividades em julho de 2020 como parte de uma estratégia da empresa para se focar no XCloud, um serviço parecido, mas focado nos consoles Xbox One, Xbox Series X e S.
O encerramento ocorreu porque a empresa viu que não poderia competir de igual para igual com as outras plataformas que já possuem hegemonia no mercado. A solução foi transferir seus parceiros para o Facebook Gaming e apostar em um nicho onde a probabilidade de sucesso é maior.
Imagem: Unsplash - Divulgação
Estratégias de sucesso
O sucesso dos principais canais de streaming passa por muito pela estratégia adotada por cada um nas redes sociais. É praticamente impossível ver um canal grande do YouTube que também não tenha um perfil de sucesso no Instagram e Facebook, por exemplo.
A presença em outras redes sociais para alimentar as transmissões de streaming ao vivo é fundamental para todos eles. E uma vez que as lives se tornaram imprescindíveis no mercado digital, isso não é mais apenas uma estratégia de divulgação, mas uma obrigação para manter sua presença e, consequentemente, seu público ativo.
A conclusão que podemos chegar é que vemos atualmente uma grande transformação no mercado como um todo. Por um lado, a explosão das redes sociais possibilitou que pessoas do mundo inteiro pudessem se conectar e espalhar tendências de jogos. Por outro, o avanço tecnológico permitiu que a internet se tornasse a principal mídia dos tempos atuais e que deu voz ao grupo dos gamers.
Por isso, não é de se espantar que a corrida por um dos mercados mais cobiçados do momento seja protagonizada exatamente pelas redes sociais. Se antes elas eram apenas uma forma de encontrar s amigos, hoje em dia já são parte de um dos negócios mais lucrativos do mundo. E as projeções para o futuro são de um crescimento ainda maior.
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