SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Cidades inteligentes largam na frente no combate ao coronavírus

  • Quinta, 07 Mai 2020 12:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*Fabrício Ormeneze Zanini

Num cenário tradicional, diz-se que uma cidade pode ser considerada inteligente quando a gestão do município está voltada para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, por meio da alta eficácia de serviços, como transporte, comunicação e entrega de recursos, sempre tendo como aliada a tecnologia. Mas, e quando tudo isso é colocado à prova de uma maneira inesperada e com reflexos imprevisíveis? Era possível nossas cidades estarem mais bem preparadas para esse momento de pandemia, quando tantas respostas, em tantos setores, são cobradas? Será que mesmo aquelas consideradas inteligentes se comportaram como o esperado?

A declaração dada pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no dia 20 de abril, à rádio Difusora Pantanal, fazendo referência à organização e informatização do SUS em Curitiba foi enfática: “É um sistema muito organizado, com um sistema de informática muito bem feito.” Na avaliação dele, esses pontos seriam fundamentais na estratégia de ações contra o novo coronavírus.

A fala do ex-ministro traz à tona a discussão de como o desenvolvimento planejado das cidades inteligentes pode colocá-las em vantagem em momentos de graves crises ou pandemias. Com a Covid-19 e a corrida para a adaptação ao novo modelo de vida imposto à sociedade, aquelas que já pensavam em um futuro conectado largaram na frente.

Curitiba foi a primeira capital do Brasil a usar a videoconsulta para atendimento de pessoas com suspeita de Covid-19. O objetivo foi reduzir o fluxo de pacientes nas unidades da rede municipal e tentar assim evitar a transmissão. Para isso, foi necessário um sistema robusto de suporte. Fica claro que, em um momento de pandemia, a luta dos profissionais de saúde deve receber o apoio dos profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Outras cidades do País, bem posicionadas no ranking Connected Smart Cities, também têm conseguido controlar os índices de transmissão e mortes pelo novo coronavírus até o momento.

A preocupação em manter uma gestão integrada e com soluções rápidas e práticas para o cidadão é essencial, com ou sem pandemia. Aos gestores que pensaram em formas de integrar setores, facilitar o acesso à informação e aproximar a tecnologia do formato de gestão de uma cidade, o caminho para soluções se torna mais ágil e pode-se contar com uma equipe habituada a enfrentar novos desafios no campo da criatividade e inovação. Em contrapartida, aos que esperaram a chegada do problema para planejar soluções, a jornada será ainda mais longa e árdua.

A pandemia nos permitirá traçar novos conceitos de cidades inteligentes. Será preciso repensar como encararemos a mobilidade, a educação, a saúde, o trabalho e as relações sociais. Passada essa grande crise e todos os desdobramentos que ela ainda trará, ficarão o aprendizado e as lições de casa não apenas para governantes, mas também lideranças de todos os setores. É preciso integrar tecnologias como big data, IoT, inteligência artificial e machine learning a áreas essenciais do funcionamento dos municípios, caminhando lado a lado e com esse novo cidadão no centro das atenções. Só então saberemos onde estarão as cidades inteligentes.

*Fabrício Ormeneze Zanini é diretor-presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Fev 04, 2026 Info & Ti

96% do conteúdo online pode ser de IA até o fim de…

Fev 04, 2026 Info & Ti

Samsung conecta atletas e fãs aos momentos de…

Fev 04, 2026 Info & Ti

Software.com.br e Invicti selam parceria estratégica…

Fev 04, 2026 Info & Ti

Sumsub lança sistema de verificação de agentes de IA…

Fev 04, 2026 Info & Ti

TVs e monitores OLED da Samsung de 2026 compatíveis com…

Fev 03, 2026 Info & Ti

Integração tecnológica no setor jurídico: 5 tendências…

Fev 03, 2026 Info & Ti

Carnaval concentra roubos de celulares e reforça alerta…

Fev 03, 2026 Info & Ti

IA chega a quase 90% das escolas e expõe limite dos…

Fev 03, 2026 Info & Ti

Xiaomi SU7 Ultra chega às pistas virtuais em Gran…

Fev 02, 2026 Info & Ti

Quando a IA erra, quem valida? Nova profissão surge…

Fev 02, 2026 Info & Ti

Caso Roblox evidencia a necessidade de formar usuários…

Fev 02, 2026 Info & Ti

Nomadismo digital reúne 40 milhões de profissionais e…

Fev 02, 2026 Info & Ti

TQI e Mendix firmam parceria para oferecer soluções…

Jan 30, 2026 Info & Ti

Tecnologia amplia eficiência e inovação na concessão de…

Jan 30, 2026 Info & Ti

Drone 360º em 8K desponta como uma das principais…

Jan 30, 2026 Info & Ti

Guerra por talentos e salários “aumentados por IA” vai…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version