SEGS Portal Nacional

Eventos

Estação Férias é o principal destaque da programação de janeiro do Museu da Língua Portuguesa

  • Terça, 06 Janeiro 2026 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alan de Faria
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Estação Férias do Museu da Língua Portuguesa - Guilherme Sai

Ao longo do mês, haverá ainda visitas especiais promovidas pelo Núcleo Educativo e atividades relacionadas à mostra temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade

O mês de janeiro começa agitado no Museu da Língua Portuguesa. Logo no dia 10, no sábado, tem início a Estação Férias com uma série de atividades relacionadas à mostra temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade. Haverá também visitas e ações especiais promovidas pelo Núcleo Educativo. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Sob comando de artistas-educadores do coletivo Agbalá Conta, a Estação Férias de janeiro de 2026 promoverá ações relacionadas às culturas urbanas. De terça a domingo, vão acontecer oficinas de rima, grafite e danças urbanas, além de aulas de criação de lambes e pinturas corporais e adornos, sempre em quatro horários: 10h, 11h, 14h e 15h. Brincadeiras tradicionais, como pular corda, mãe da rua, barra manteiga e amarelinha, também estarão disponíveis das 10h às 17h. Para participar, não é preciso se inscrever: basta chegar e começar a brincar.

Aos sábados, a programação da Estação Férias ganha duas ações especiais. No dia 10, o Projeto Giz realiza a Intervenção e Vivência Pintar de Giz das 10h às 16h, com os artistas Rafa Black e Tinho. No dia 17, às 11h, é a vez do Grupo Diladim apresentar o espetáculo Requebrando.

Visitas especiais

O Núcleo Educativo promoverá duas visitas especiais ao Museu. No dia 17, às 13h, é a vez de Joias de Crioula, que buscará, por meio do acervo da exposição principal, apresentar as representações de mulheres negras nos séculos 18 e 19. A ideia é destacar as formas de resistência através de símbolos que essas mulheres carregavam.

Movimentos de Ancestralidade é o título da visita a ser realizada no dia 31, às 13h. Nesta ação, os educadores e educadoras do Museu vão conectar os conteúdos da exposição principal com os da mostra temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade, focando em trabalhos que abordam temas como espiritualidades afro-diaspóricas.

O Museu mantém, em sua programação de janeiro, as visitas rotineiras com os educadores à exposição principal (aos sábados e domingos, às 10h e às 13h) e ao prédio da Estação da Luz (aos sábados e domingos, às 11h e às 15h). Todas são gratuitas: os grupos são formados 15 minutos antes do início da visita, no Pátio A, perto da bilheteria.

Leitura

Aos domingos, quem vem ao Museu tem acesso à programação da Estação Famílias. Nela, o Núcleo Educativo promove a leitura de algum livro e uma atividade relacionada a essa obra.

Os livros escolhidos neste mês são Fevereiro, de Carol Fernandes (dia 11); De Passinho em Passinho: um livro para dançar e sonhar, de Otávio Júnior (dia 18); e O mundo no black power de Tayó, de Kiusam de Oliveira (dia 25). A atividade acontece no segundo andar do Museu, das 13h às 14h30.

Exposições

Quem vem ao Museu ainda pode visitar a exposição principal e a mostra temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade.

Com experiências audiovisuais e interativas, a exposição principal destaca a variedade da língua portuguesa falada no Brasil. Um dos destaques é a linha do tempo Português do Brasil, que narra a história da nossa língua do Império Romano até os dias de hoje, explicando as contribuições e as marcas das línguas indígenas e de línguas africanas no português brasileiro. Vale ainda mencionar a Praça da Língua, um espaço imersivo no qual textos da literatura em língua portuguesa, de nomes como Graciliano Ramos e Machado de Assis, são projetados no teto, com vozes de artistas como Maria Bethânia, Chico Buarque e Tom Zé.

Com 473 obras em exibição, entre pinturas, fotografias e registros audiovisuais, a exposição temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade apresenta as marcas deste movimento cultural que transforma modos de falar, vestir e criar. Concebida pelo Museu de Arte do Rio (MAR), a mostra tem curadoria de Taísa Machado, Dom Filó, Amanda Bonan, Marcelo Campos e Renata Prado.

A exposição evidencia o caminho percorrido pelo funk desde a influência da música negra estadunidense, passando pelos bailes black e soul dos anos 1960 e 1970, até o estabelecimento no Rio de Janeiro com características próprias e depois em São Paulo, onde também assumiu feições locais. A versão paulistana do projeto inclui obras de nomes como Tami Silva, Brenda Nicole e Rafa Black, que destacam o funk na Baixada Santista e na capital paulista.

SERVIÇO
Estação Férias
De 10 a 25 de janeiro
De terça a domingo, das 10h às 17h
Grátis

Exposição principal e mostra temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 25 (inteira); R$ 12,50 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e aos domingos
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet
Classificação indicativa da exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade: 14 anos

Museu da Língua Portuguesa
De Praça da Luz, s/n – Luz – São Paulo

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.

PATROCÍNIOS E PARCERIAS

A exposição temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva; patrocínio da Vale; e apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco e da CAIXA. Concebida pelo Museu de Arte do Rio, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro e gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), a exposição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Jan 07, 2026 Eventos

Confira a programação do Circuito Off da Oficina de…

Jan 07, 2026 Eventos

Luan Santana abre venda de ingressos para segunda data…

Jan 06, 2026 Eventos

Exposição hiper-realista “Human Bodies – Maravilhas do…

Jan 05, 2026 Eventos

Rodrigo de Jesus Trio inicia 2026 com shows em Itaipava…

Jan 05, 2026 Eventos

Museu e Auditório oferecem programação de férias com…

Dez 30, 2025 Eventos

Estação Férias do Museu da Língua Portuguesa com…

Dez 30, 2025 Eventos

Fábrica do Churrasco! Fernando e Sorocaba levam o…

Dez 29, 2025 Eventos

Wagner Tiso comemora 80 anos com show no Blue Note Rio

Dez 29, 2025 Eventos

Roda Rico celebra a chegada de 2026 com contagem…

Dez 26, 2025 Eventos

Exposição Budii: A Alma Lúdica de Thiago Rosinhole é…

Dez 26, 2025 Eventos

Jazz Mansion abre 2026 com agenda especial de janeiro…

Dez 23, 2025 Eventos

Fábricas de Cultura da Zona Leste, São Bernardo do…

Dez 23, 2025 Eventos

Museu da Imaginação apresenta programação de Férias com…

Dez 22, 2025 Eventos

25ª edição do Psycho Carnival acontece de 12 a 16 de…

Dez 22, 2025 Eventos

Desconto de Natal: Zoo São Paulo, Simba Safari e Jardim…

Dez 19, 2025 Eventos

Orquestra Canto da Viola realiza “Cantata de Natal” no…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version