Museu da Energia de São Paulo conecta história, ciência e memória em exposições
Com mostras gratuitas e interativas, a unidade apresenta a trajetória da capital paulista sob a ótica da energia, da modernização urbana e das transformações sociais
A história da energia em São Paulo e as transformações urbanísticas da região podem ser exploradas em um único lugar, o Museu da Energia de São Paulo. O espaço apresenta uma programação cultural diversificada, com exposições desenvolvidas em parceria com outras instituições ou a partir do acervo da Fundação Energia e Saneamento (FES). As mostras podem ser temporárias, itinerantes ou permanentes, oferecendo diferentes formas de conhecer o patrimônio histórico e energético da cidade.
A museóloga Marina Casimiro explica que a elaboração das exposições parte de uma pesquisa detalhada no acervo da FES, reunindo referências bibliográficas e iconográficas sobre a história de São Paulo e os avanços tecnológicos e científicos. “Muitas mostras têm como base teses, livros e projetos de cultura e sustentabilidade desenvolvidos pela Fundação em parceria com a comunidade. Além disso, buscamos incorporar recursos para oferecer uma experiência de qualidade a todos os visitantes”, destaca, ressaltando que toda a área expositiva foi planejada para receber públicos de todas as idades, com conteúdo informativo acessível e meios interativos intuitivos e funcionais, que tornam a experiência atrativa especialmente para as famílias.
Em cartaz até janeiro de 2026, a exposição “Eletromemória: a Light revela São Paulo” convida o público a revisitar as transformações do centro paulistano entre 1899 e 1920 por meio de fotografias históricas. Com entrada gratuita, a mostra integra o projeto Série Eletromemória, da FES, que transforma publicações editoriais em experiências expográficas, ampliando o alcance de pesquisas sobre a história da energia, da cidade e de seu patrimônio.
Nesta edição, a exposição retoma a revista “História & Energia nº 9”, publicada em 2000 e baseada na pesquisa acadêmica de Leandro Melo (FAU-USP), também curador da mostra. As imagens do acervo, especialmente dos álbuns da The São Paulo Tramway, Light & Power Company Limited, revelam a modernização urbana e as mudanças sociais da época. A iniciativa integra o plano anual de atividades da FES, incentivado pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, com patrocínio da CTG Brasil e da EDP, e apoio cultural da Badra Comunicação.
Exposições de longa duração
O público também pode visitar duas exposições de longa duração. Em “Memórias do Casarão”, a narrativa parte do mito de Teseu, que questiona se um barco que teve todas as suas partes substituídas continua sendo o mesmo. A partir dessa metáfora, a mostra convida à reflexão sobre as transformações do casarão que abriga o Museu, espaço que já teve diferentes usos e significados ao longo do tempo, do ciclo do café à moradia, até se tornar um centro de memória.
Já “Energia e Transformação” aborda as mudanças na paisagem e no comportamento das pessoas com a chegada da energia elétrica, da iluminação pública e do saneamento. Por meio de experimentos e painéis interativos, a exposição apresenta conceitos de física, fontes de energia e suas vantagens e desvantagens, além de destacar a presença feminina na ciência.
Serviço
Museu da Energia de São Paulo
Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos – São Paulo
Funcionamento: Quinta a sábado, 10h às 17h (bilheteria até as 16h).
Mais informações e agendamento de visitas mediadas:
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>