Revelando SP traz cortejo de bonecões e encontro de congadas e moçambiques para encerrar calendário de 2025
Com entrada gratuita, evento acontece de 25 a 29 de setembro, no Parque do Trote, em São Paulo
O Revelando SP, maior encontro de valorização das culturas tradicionais paulistas, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão e produção da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), encerra sua edição de 2025 na capital entre os dias 25 e 29 de setembro, no Parque do Trote, zona norte da cidade. Com entrada gratuita, o evento reúne 191 participantes de 108 municípios, incluindo 82 de artesanato, 58 de culinária e 51 manifestações culturais. Antes de chegar a São Paulo, passou por Barretos, Iguape, São José dos Campos e Presidente Prudente.
“A cada edição, o Revelando SP reforça o compromisso do Governo de São Paulo em celebrar e preservar nossas tradições. É uma oportunidade de reunir o melhor do artesanato, da culinária e das manifestações populares, valorizando mestres e grupos que mantêm vivas as raízes culturais do nosso estado”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton.
Entre os destaques desta edição estão os bonecões gigantes, que fazem cortejo no sábado (27), e o encontro de congadas e moçambiques, com desfile no domingo (28). Os Bonecos do Pirô Piraquara e os da Mantiqueira estarão expostos desde o início do evento e, no sábado, ganham as ruas do parque em um cortejo ao lado de outras cidades que preservam essa tradição.
Originários de Portugal e incorporados às festas brasileiras, sobretudo no Carnaval, os bonecões chegam a três metros de altura, são feitos artesanalmente e retratam de forma caricata personagens da sociedade, misturando humor, crítica social e ludicidade.
No domingo, o cortejo das congadas e moçambiques terá concentração na Casa de Cultura da Vila Guilherme e seguirá em direção ao Parque do Trote. Mais que uma tradição religiosa, essas expressões são celebrações de fé, dança e música que preservam memórias, mantêm vivo o patrimônio da cultura negra e reafirmam sua importância no cenário paulista.
Sobre o Revelando SP
Maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, o Revelando SP, programa de salvaguarda da cultura tradicional paulista da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, tem como propósito valorizar o patrimônio imaterial paulista. Com mais de 60 edições realizadas ao longo de quase três décadas, é uma festa gratuita que reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional. O encontro destaca os talentos locais, promovendo suas obras e facilitando a conexão com o público e investidores, e promove ainda a troca de experiências, a articulação entre comunidades, o intercâmbio de saberes e fazeres e a geração de renda.
Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>