SEGS Portal Nacional

Eventos

​Maior orquestra de baterias das Américas reúne 300 músicos em apresentação gratuita no Centro de Florianópolis

  • Sexta, 08 Agosto 2025 18:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carla Lins
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

11 Orquestra de Baterias -2024_Fotos Toia de Oliveira

Centenas de bateristas, de todas as idades e regiões do Brasil, tocarão juntos 14 músicas durante a 12ª edição da Orquestra de Baterias de Florianópolis. A apresentação ocorre no dia 16 de agosto.

A Orquestra de Baterias de Florianópolis realiza sua 12ª edição no dia 16 de agosto de 2025, às 15h, com o retorno simbólico ao seu endereço de origem: o Largo da Catedral Metropolitana, no coração da capital catarinense.

O maior evento do gênero nas Américas e o único no mundo a acontecer anualmente, sem interrupções desde 2013, a Orquestra de Baterias de Florianópolis deve reunir mais de 300 bateristas de todas as idades e regiões do Brasil. O evento é gratuito e transforma o Centro da cidade em palco coletivo, unindo formação musical, cultura urbana e impacto direto na economia criativa local.

Para Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural, responsável pela realização, o evento representa uma forma potente de ativar o espaço urbano por meio da arte. “A Orquestra de Baterias tem um papel fundamental na ocupação cultural da cidade. Ela promove encontro, formação, diversidade e leva milhares de pessoas ao centro histórico por um motivo coletivo: a música. É um projeto que gera impacto artístico, econômico e social.”

Para esta edição, o repertório inclui 14 músicas com arranjos adaptados para execução por dezenas de bateristas em sincronia: “The Emptiness Machine” (Linkin Park), “Give It Away” (Red Hot Chili Peppers), “Drive” (Incubus), “Sharp Dressed Man” (ZZ Top), “A Feira” (O Rappa), “Teenagers” (My Chemical Romance), “Somebody Told Me” (The Killers), “She Sells Sanctuary” (The Cult), “Keep on Rocking in the Free World” (Neil Young), “Stay” (Oingo Boingo), “Rock You Like a Hurricane” (Scorpions), “Além do Horizonte” (Jota Quest), “Justice” (Luciano Bilu) e “Surrender” (Orquídea Negra).

A regência deste ano será compartilhada entre quatro nomes com trajetórias diversas: Alexei Leão, Ginho Bernardes, Richard Boldan e Mariel Maciel. Além disso, uma banda ao vivo, formada pelos músicos Andrey Riley (Baixo), Hique d’Ávila (Guitarra), Maurício Gonçalves (Teclado) e Oto Novaes (Guitarra), e que potencializa ainda mais a força musical do evento. Para Alexei Leão, que também é um dos idealizadores do projeto, a dimensão coletiva da experiência é um dos pontos fortes da Orquestra de Baterias de Florianópolis. “Ver centenas de bateristas tocando juntos é impactante por si só, mas o que torna a Orquestra realmente única é o compartilhamento entre gerações, já que estimula a participação de músicos iniciantes e experientes, de diversas faixas etárias, promovendo intercâmbio, inclusão e desenvolvimento artístico em larga escala, e o esforço de cada um em aprender as músicas virtualmente. É mais do que um show, é uma experiência de pertencimento e formação que se renova a cada ano.”
Uma novidade desta edição é a estreia da baterista Mariel Maciel como regente da apresentação. “A Orquestra sempre me inspirou como musicista e agora poder contribuir na regência é muito significativo. Existe potência na coletividade, e estar nessa função também é uma forma de mostrar que mulheres podem — e devem — estar na liderança musical.”

Recentemente, um grupo de 21 brasileiros representou Florianópolis na Orquestra de Baterias de Kortrijk, na Bélgica. A delegação incluiu os idealizadores da Orquestra de Baterias de Florianópolis: Paula Borges, Alexei Leão e Heitor Lins. A presença dos bateristas e equipe fortalece a parceria internacional entre as duas orquestras, que vêm estreitando laços desde 2022.

A 12ª Orquestra de Baterias de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural com apoio cultural da Ibagy. Patrocínio da Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

​No youtube do evento há diversos vídeos das edições anteriores: https://www.youtube.com/@OrquestraDeBaterias

Serviço
O quê: Orquestra de Baterias de Florianópolis – 12ª edição
Data: 16 de agosto de 2025
Horário: 15h
Local: Largo da Catedral Metropolitana de Florianópolis
Entrada Gratuita para o público; músicos participam mediante inscrição prévia (já encerradas)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Abr 10, 2026 Eventos

Exposição "Arte Brasileira Uma Seleção" estará aberta…

Abr 10, 2026 Eventos

Israel & Rodolffo lançam turnê "Impulso" com estreia em…

Abr 09, 2026 Eventos

Sandra Cinto faz visita guiada sobre "Dois infinitos",…

Abr 09, 2026 Eventos

Com direção de George Walker Torres, "A Mulher que…

Abr 08, 2026 Eventos

Varanda Estaiada vira palco de evento internacional da…

Abr 08, 2026 Eventos

Da rua para a galeria: DPAULA estreia sua primeira…

Abr 07, 2026 Eventos

Rodas de Samba percorrem unidades do Sesc RJ ao longo…

Abr 07, 2026 Eventos

Exposição imersiva sobre o Coliseu estreia em São…

Abr 06, 2026 Eventos

FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à…

Abr 06, 2026 Eventos

Leonardo retorna ao Espaço Unimed para duas noites de…

Abr 02, 2026 Eventos

M.I.A. abre vendas para seu show na Audio, em São Paulo

Abr 02, 2026 Eventos

Pontos MIS leva mostra fotográfica “Tardes, passos e…

Abr 01, 2026 Eventos

Leonardo abre a 20ª edição do Festival Italiano de Nova…

Abr 01, 2026 Eventos

Exposição de Ana Augusta Silveira na Galeria de Arte…

Mar 31, 2026 Eventos

Museu do Futebol aberto e com programação variada na…

Mar 31, 2026 Eventos

CULTSP PRO oferece programação gratuita em abril com…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version