SEGS Portal Nacional

Eventos

Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá

  • Segunda, 31 Março 2025 18:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Rampini
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Foto: Karime Xavier (FolhaPress)

A Exposição Negra Arte Sacra celebra os 75 anos do primeiro terreiro de Candomblé tombado no estado de São Paulo. A exposição cria um espaço de reflexão sobre a religiosidade afrodiaspórica e a preservação da memória e identidade afro-brasileira.

A Exposição Negra Arte Sacra celebra e reverencia os 75 anos de história e resistência do Axé Ilê Obá, uma das mais importantes casas de Candomblé e resistência à intolerância religiosa em São Paulo. Além de celebrar seu legado e homenagear a luta dos ancestrais do primeiro terreiro de Candomblé tombado no estado de São Paulo, a exposição convida o público a refletir sobre a importância da arte sacra afro-brasileira na construção da identidade cultural do país.

Em 1990, após um trabalho incansável de Mãe Sylvia de Oxalá, o Axé Ilê Obá foi reconhecido como patrimônio histórico pelo CONDEPHAAT, um feito que marcou a preservação da memória das casas de Candomblé e da cultura afro-brasileira na capital paulista. Hoje, trinta e cinco anos depois, a casa de Axé se mantém firme na luta pela resistência cultural e religiosa, fortalecendo seu compromisso social, político e religioso, como pilar de resistência e identidade para a comunidade negra, e para todos que buscam um espaço de reverência aos Orixás.

A exposição Negra Arte Sacra vai acontecer na casa do terreiro de candomblé Axé Ilê Obá, a partir do dia 10 de abril. A escolha do local é uma forma de reafirmar que a arte e a religiosidade se encontram, ressignificando a história de um Brasil marcado por violências e silenciamentos. "Axé Ilê Obá vai além de um terreiro ou um espaço religioso, é um ponto de resistência, um lugar onde a história do povo negro se fortalece e se perpetua. Celebrar esses 75 anos é reafirmar nossa luta por liberdade e respeito", destaca Mãe Paula de Yansã.

Ao longo de quatro dias, a exposição dará voz e visibilidade a artistas que, por meio de suas obras, dialogam com a arte sacra, e ao mesmo tempo com as lutas de resistência negra. Esses artistas não apenas reinterpretam os símbolos religiosos, mas os carregam de novos significados, reverenciando a cultura afro-brasileira e criando um elo direto com a história das religiões de matriz africana no país.

Além da exposição, todos os dias o terreiro contará com eventos abertos ao público, confira a programação:

Dia 10 de abril - Vernissage (abertura da exposição a partir das 19h), mensagens de agradecimento e abertura oficial pela Yalorixá Mãe Paula de Yansã.

Apresentação de vídeo-performance de Rosana Paulino

Dia 11 de abril – Portas abertas do terreiro, das 10h às 21h.

19h - Mesa de debate com os acadêmicos:Joaquin Terrones – MIT, Patrícia Santos Teixeira – UNIFESP e Renata Melo Barbosa – UNB.

Dia 12 de abril – Portas abertas do terreiro, das 10h às 21h.

19h - Mesa de debate com artistas: Damaze Lima– Artista plástica, Marcelo d’Salete – Quadrinista e professor, Monica Ventura – artista plástica e Sheila Ayo – artista plástica

Dia 13 de abril – Portas abertas do terreiro.

15h - Concentração para o cortejo de maracatu com o grupo Caracaxá.

Para mais informações sobre a programação e artistas que vão participar com suas obras: https://www.instagram.com/p/DG6HB0vRY6S/

Conheça a história do Axé Ilê Obá

O Axé Ilê Obá foi fundado em 1950 por Pai Caio de Xangô, que iniciou sua jornada em um pequeno terreiro no Brás, um espaço que, devido à especulação imobiliária e à intolerância religiosa da época, foi forçado a se deslocar. Em 1975, o sonho de Pai Caio se materializou com a inauguração da sede no Jabaquara, território com forte presença negra e de povos originários, onde ele construiu um "palácio para Xangô". Sua visão era de um espaço que, além de ser um centro de culto, também fosse um marco de resistência cultural e de afirmação da identidade negra.

Com a morte de Pai Caio, Mãe Sylvia de Oxalá assumiu a liderança do terreiro, e, além de ser uma líder religiosa, se destacou como ativista política e cultural. Sua trajetória foi marcada pela luta contra a intolerância religiosa e pelo fortalecimento da identidade afro-brasileira. Sua gestão levou o Axé Ilê Obá ao reconhecimento como patrimônio cultural, e sua formação intelectual e política foi fundamental para que o terreiro se consolidasse como um importante ponto de resistência.

Atualmente, sob a liderança de Mãe Paula de Yansã, o Axé Ilê Obá segue firme em sua missão de preservar o legado dos fundadores e de continuar sendo um espaço de luta contra o racismo religioso e a intolerância. Mãe Paula, com sua formação antirracista e compromisso com os ancestrais, segue garantindo o zelo e a proteção desse território sagrado, que é mais do que um espaço religioso: é um símbolo de resistência e afirmação da cultura afro-brasileira.

A Exposição Negra Arte Sacra faz parte dessa celebração de resistência, e reforça o compromisso do Axé Ilê Obá com a preservação da memória e da identidade dos povos de matriz africana no Brasil. Um evento que não só exibe arte, mas também conta histórias, celebra a cultura e, acima de tudo, reafirma a luta pela liberdade religiosa, pela valorização das nossas raízes e pela preservação da nossa história.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Nov 11, 2025 Eventos

Show de encerramento da turnê 'Choronas 30 anos - Elas…

Nov 11, 2025 Eventos

Dire Straits Legacy retorna ao Brasil no Qualistage em…

Nov 10, 2025 Eventos

THE ULTIMATE MUSIC - PR: Paulo Ricardo faz show de…

Nov 10, 2025 Eventos

Grave Digger celebra 45 anos de metal em show…

Nov 07, 2025 Eventos

Teatro Carlos Gomes Blumenau promove evento cultural…

Nov 07, 2025 Eventos

CarnaUOL 2026 com Kesha, Pabllo Vittar e João Gomes…

Nov 06, 2025 Eventos

São Paulo volta à Idade Média com o Medieval Experience…

Nov 06, 2025 Eventos

MUNDOS DESAPARECIDOS: uma viagem de 3,5 bilhões de…

Nov 05, 2025 Eventos

Reta final de “Anos-Luz”: instalação e encontros que…

Nov 05, 2025 Eventos

Museu da Energia de São Paulo celebra história da…

Nov 04, 2025 Eventos

Palácio da Música recebe Rogério Guimarães em noite…

Nov 04, 2025 Eventos

Orquestra Ouro Preto convida Antonio Vaz Lemes, o Piano…

Nov 03, 2025 Eventos

Em novembro, MIS oferece curso sobre discos…

Nov 03, 2025 Eventos

Museu da Língua Portuguesa exibe filme de Ingrid…

Out 31, 2025 Eventos

Um vale de encontros: Novo Anhangabaú transforma o…

Out 31, 2025 Eventos

Mostra coletiva reflete sobre a condição humana no…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version