SEGS Portal Nacional

Eventos

Fim de ano no Museu da Língua Portuguesa com exposição sobre funk e atividades para as crianças

  • Quinta, 18 Dezembro 2025 18:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alan de Faria
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Mostra temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade - Wellington Almeida

Instituição funcionará normalmente em meio ao Natal e ao Réveillon, sendo uma ótima opção de passeio para quem estiver na capital paulista

O Museu da Língua Portuguesa terá funcionamento especial durante as festas de fim de ano, sendo uma excelente opção de passeio para quem estiver na capital paulista durante o Natal e o Réveillon. A exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade e atividades com livros infantojuvenis são algumas das principais atrações deste período. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu, uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, só estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e em 1º de janeiro e às segundas-feiras, quando é feita a manutenção.

Com 473 obras em exibição, entre pinturas, fotografias e registros audiovisuais, a exposição temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade apresenta as marcas deste movimento cultural que transforma modos de falar, vestir e criar. Concebida pelo Museu de Arte do Rio (MAR), a mostra tem curadoria de Taísa Machado, Dom Filó, Amanda Bonan, Marcelo Campos e Renata Prado.

A exposição evidencia o caminho percorrido pelo funk desde a influência da música negra estadunidense, passando pelos bailes black e soul dos anos 1960 e 1970, até o estabelecimento no Rio de Janeiro com características próprias e depois em São Paulo, onde também assumiu feições locais. A versão paulistana do projeto inclui obras de nomes como Tami Silva, Brenda Nicole e Rafa Black, que destacam o funk na Baixada Santista e na capital paulista.

No dia 18 dezembro (quinta-feira), o Luz na Tela, o projeto de cinema ao ar livre do Museu, exibe o filme infantojuvenil Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa. Com direção de Fernando Fraiha, trata-se de uma aventura envolvendo o personagem Chico Bento, um dos mais populares da Turma da Mônica. A sessão vai acontecer na Ocupação Mauá (Rua Mauá, 340), vizinha do Museu, a partir das 19h, com entrada gratuita e distribuição de pipoca e refrigerante. Haverá também a exibição do curta-metragem A Rua É Preta, que mostra como os integrantes do coletivo Cine Fluxo se prepararam para a realização de um cortejo no Dia da Consciência Negra.

Aos domingos, acontece a Estação Famílias, com a leitura dos livros Orikis (dia 21) e Trocoscópio (dia 28), das 13h às 14h30, no 3º andar, para crianças e suas famílias.

Vem aí: em janeiro

De 10 a 25 de janeiro, o Museu será ocupado pelo projeto Estação Férias. Sob comando de artistas-educadores do coletivo Agbalá Conta, a ação, voltada para crianças, promoverá atividades que flertam com a cultura urbana.

De terça a domingo, às 10h, 11h, 14h e 16h, serão oferecidas oficinas de rima, de grafite e de danças urbanas, além de aulas de criação de lambes e pinturas corporais e adornos. Todas elas flertam com a temática da mostra FUNK: Um grito de ousadia e liberdade, atualmente em cartaz no Museu.

Brincadeiras tradicionais, como pular corda, mãe da rua, barra manteiga e amarelinha, também estarão disponíveis das 10h às 17h. Para participar, não é preciso se inscrever: basta chegar e começar a brincar.

Aos sábados, a programação do Estação Férias ganha duas ações especiais. No dia 10, o Projeto Giz realiza a Intervenção Pintar de Giz das 10h às 15h, e a Vivência Pintar de Giz das 14h às 16h. No dia 17 é a vez do Grupo Diladim apresentar o espetáculo Requebrando. Toda a programação será gratuita.

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa
De Praça da Luz, s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e aos domingos
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet
Classificação indicativa da exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade: 14 anos

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.

PATROCÍNIOS E PARCERIAS

A Temporada 2025 do Museu da Língua Portuguesa conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva; patrocínio da Vale; apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco, e da CAIXA. Conta ainda com as empresas parceiras Instituto Votorantim, Unipar, Machado Meyer, Porto, Alcaçuz, e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.

A exposição temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva; patrocínio da Vale; e apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco e da CAIXA. Concebida pelo Museu de Arte do Rio, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro e gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), a exposição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.

A edição de dezembro do Luz na Tela ocorre em parceria e com a curadoria da Levante_Plataforma de Ideias, que costurou a presença dos coletivos Ocupação Mauá e Cinefluxo na programação e fortalece o diálogo entre cultura, território e memória na região da Luz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 18, 2025 Eventos

Bruninho & Davi levam projeto Violada ao Varanda…

Dez 17, 2025 Eventos

Cinco exposições para ver em São Paulo nas últimas…

Dez 17, 2025 Eventos

Santos Dumont é tomada pela magia na primeira Parada…

Dez 16, 2025 Eventos

Dhenni Santos estreia no Centro da Música Carioca Artur…

Dez 16, 2025 Eventos

Information Society, Thea Austin (SNAP!) e Noel…

Dez 15, 2025 Eventos

Exposição inédita traz pôsteres raros do cinema a SP

Dez 15, 2025 Eventos

Sonho de Natal Barbacena 2025 faz nevar na Cidade das…

Dez 12, 2025 Eventos

Brunch Medieval: uma experiência gastronômica e…

Dez 12, 2025 Eventos

Festival Gastronômico de Paraty anuncia oitava edição…

Dez 11, 2025 Eventos

Natal do Rio anima a Enseada de Botafogo com música,…

Dez 11, 2025 Eventos

Jorge Aragão 50 anos de Poesia, um passeio pela obra do…

Dez 10, 2025 Eventos

Villa Country recebe Simone Mendes e Matheus Fernandes…

Dez 10, 2025 Eventos

Brunch & Beats: evento em Curitiba terá café da manhã,…

Dez 09, 2025 Eventos

Astro Boris Brejcha vai encerrar e temporada de…

Dez 09, 2025 Eventos

Vocal Consort Blumenauensis se apresenta neste domingo…

Dez 08, 2025 Eventos

The Cavern Club São Paulo recebe Andreas Kisser com o…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version