SEGS Portal Nacional

Eventos

Livros da EdUFSCar são finalistas do Prêmio da ABEU

  • Quinta, 21 Outubro 2021 10:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabricio Mazocco
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Vencedores serão anunciados no dia 23 de novembro

Dois livros publicados pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) estão entre os finalistas do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

Na categoria Ciências Naturais e Matemática, concorre o livro "Biomassa: estrutura, propriedades e aplicações", organizado por Arlene Gonçalves Corrêa e Jean Marcel Ribeiro Gallo, docentes do Departamento de Química (DQ) da UFSCar. Tendo em vista o crescimento da utilização da biomassa como fonte renovável para a produção de energia elétrica e de biocombustíveis (etanol, biodiesel, biogás etc.) e o seu emprego como uma fonte de material de partida na produção de diversas substâncias orgânicas que servirão como insumos nos mais variados processos industriais, a obra, que foi lançada em 2020, aborda os diversos aspectos da biomassa, desde a sua estrutura até sua valorização e utilização em biorrefinarias. Devido ao seu papel fundamental, os processos catalíticos para a produção de commodities e outros produtos de maior valor agregado a partir da biomassa são discutidos em detalhes, com exemplos recentes da literatura.

Na categoria Ciências Sociais Aplicadas, está entre os finalistas "O trabalho em crise: flexibilidade e precariedades", organizado pelos docentes Marcia de Paula Leite, da Faculdade de Educação e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Magda Barros Biavaschi, também do IFCH e do Instituto de Economia da Unicamp; Carlos Salas, do Departamento de Economia da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM), México; e Jacob Carlos Lima, do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar. Lançada em 2020, a coletânea foi organizada a partir de um seminário internacional, realizado no final de 2017, na Unicamp, no âmbito do projeto temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) intitulado "Contradições do trabalho no Brasil atual: formalização, terceirização, precariedade e regulação". A publicação discute temas relacionados às reformas trabalhistas em curso na América Latina, às tendências do sindicalismo, às novas experiências do trabalho, em termos de gestão e precarização do trabalho, e às perspectivas para o futuro do trabalho na América Latina e nos países ocidentais de maneira geral.

O anúncio dos vencedores será no dia 23 de novembro, às 19 horas, pelo canal do YouTube da ABEU (https://bit.ly/3aO9XLX). Mais informações podem ser conferidas no site do Prêmio da ABEU 

Os dois livros podem ser adquiridos no site da EdUFSCar


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Mar 30, 2026 Eventos

Museu da Língua Portuguesa é opção de passeio no…

Mar 30, 2026 Eventos

Exposição "Arte Brasileira Uma Seleção" reúne 28 obras…

Mar 27, 2026 Eventos

Confira 10 atrações de terror e suspense de arrepiar na…

Mar 27, 2026 Eventos

Lynyrd Skynyrd Em única apresentação no Rio Dia 5 de…

Mar 26, 2026 Eventos

Mitre Galeria exibe carcaça, individual de davi de…

Mar 26, 2026 Eventos

MIS oferece curso de direção para cinema em abril

Mar 25, 2026 Eventos

Titãs celebram 40 anos de "Cabeça Dinossauro" no Espaço…

Mar 25, 2026 Eventos

Comédia vista por mais de 1 milhão de pessoas, “TOC…

Mar 24, 2026 Eventos

Deep Dish retorna ao Brasil como uma das grandes…

Mar 24, 2026 Eventos

Troféu Brasil de Triathlon abre temporada 2026 em…

Mar 23, 2026 Eventos

Osesp e Pianista Brasileira Sonia Rubinsky Dão…

Mar 23, 2026 Eventos

Encontro de Dálmatas movimenta o Butantã Shopping neste…

Mar 20, 2026 Eventos

Programação gratuita de Páscoa reúne oficinas de…

Mar 20, 2026 Eventos

Nos 80 Anos do Sesc, Circuito Sesc de Artes Expande…

Mar 19, 2026 Eventos

Festival Luzes da Coreia traz sabores e aromas do país…

Mar 19, 2026 Eventos

Charlotte de Witte desembarca no Brasil e será…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version