SEGS Portal Nacional

Eventos

Espetáculo ‘Maré’, do Rio Grande do Norte, chega ao Festival Acessibilidança em 11 de agosto

  • Segunda, 09 Agosto 2021 18:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Funarte
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Espetáculo Maré (Crédito: Brunno Martins / Divulgação)

Exibida em vídeo com audiodescrição e Libras, montagem é um dos 25 projetos contemplados em edital da Funarte

A Fundação Nacional de Artes apresenta, na próxima quarta-feira, dia 11 de agosto, às 20h, o espetáculo Maré - Versão virtual e acessível, do Rio Grande do Norte. A obra coreográfica do Coletivo Independente Dependente de Artistas (CIDA) integra o Festival Funarte Acessibilidança. A montagem é uma metáfora dançada sobre os diversos níveis e intensidades do amor e traz, ainda, questões sobre gênero, raça, alteridade, capacitismo e violência. A exibição em vídeo, gratuita e com audiodescrição e Libras, será realizada no canal da Funarte no YouTube. O público pode conferir os lançamentos e montagens disponíveis em: bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca.

Maré é um dos 25 projetos contemplados pelo Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020, que serão apresentados até outubro. A terceira fase da programação traz sete espetáculos da Região Nordeste. Estado de Apneia, do Rio Grande do Norte, e Ensaio sobre o Silêncio, de Pernambuco, já estão na plataforma de vídeos. A agenda continua no dia 18, com o espetáculo Rio sem Margem, da Bahia; e, no dia 25, com Plenitude, do Piauí. Em setembro, entram em cartaz: Ah, se eu fosse Marilyn!, da Bahia, no dia 1º; e Proibindo Elefantes, do Rio Grande do Norte, no dia 8. O festival teve início em junho, com espetáculos da Região Norte. No mês de julho, foi a vez da Região Sul mostrar os seus talentos.

O espetáculo Maré - Versão virtual e acessível foi criado em 2017 e remontado em 2021, como uma obra audiovisual em dança com recursos de acessibilidade. Desde seu início, Maré já teve diferentes roupagens e formatos: solo, dueto, intervenção urbana, versão compartilhada e, agora, a versão virtual e acessível. “Acreditamos na acessibilidade enquanto viés criativo, enquanto via de acesso, enquanto obrigação mínima para/com/da sociedade. Somos, assumidamente, um núcleo artístico formado por pessoas com e sem deficiências, e, por isso, a acessibilidade é algo intrínseco em nosso trabalho”, ressalta o coletivo.

Além de interpretação em Libras, o espetáculo conta com um trabalho de audiodescrição pensado especialmente para ele, como uma espécie de poema. “Acho que, com isso, a gente conseguiu criar uma camada a mais para o público vidente e não vidente, de uma nova construção em dança”, aposta o coreógrafo e diretor René Loui, que acrescenta: “Sempre fomos um núcleo que pesquisa a diversidade dos corpos. Para a gente, acessibilidade e inclusão sempre estão juntas”. René Loui divide as funções de direção e coreografia com a bailarina Rozeane Oliveira, além de contar com a participação ativa de todo coletivo no processo de criação.

Tomado pelas sensações e possibilidades provocadas pelo momento atual, o CIDA compôs o espetáculo com imagens da performance registradas no palco tradicional e imagens gravadas em frente ao mar. A proposta de mesclar os dois ambientes buscou apontar o que eles representam hoje: a vontade de ir para as ruas e a de voltar aos palcos. Pensada inicialmente para os palcos presenciais, a obra ganhou uma nova produção, voltada para o audiovisual. “Com a chegada da pandemia, tivemos que repensar o nosso modo de trabalho. A gente não tinha intimidade com o audiovisual, mas acabamos nos aproximando de pessoas da área e estamos agora trabalhando juntos neste novo modo de pensar a dança”, explica René Loui.

Sobre o Coletivo Independente Dependente de Artistas (CIDA)

Fundado em 2016, pelos artistas Arthur Moura, René Loui e Rozeane Oliveira, o CIDA surgiu com a perspectiva de somar as forças desses jovens artistas, que ao longo de suas carreiras individuais obtiveram destaque no cenário nacional e internacional de dança contemporânea. Pela produção experimental e inclusiva, o coletivo é considerado um dos principais grupos de dança do Rio Grande do Norte.

Cida é um núcleo artístico de dança contemporânea e performance, formado por jovens artistas negros, com e sem deficiências, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal (RN). Um dos objetivos do coletivo é a profissionalização desses artistas e a promoção de suas subsistências por meio da dança.

O Coletivo Independente Dependente de Artistas já se apresentou em cerca de quinze cidades do Rio Grande do Norte, em dez estados brasileiros e esteve presente em países como Equador, França, Portugal, Suíça e Índia. O CIDA dispõe de uma sede, chamada Casa Tomada, na Zona Sul de Natal. O local abriga um espaço cultural alternativo para artistas independentes locais e, também, recebe artistas das mais diversas regiões, nacionalidades e linguagens de trabalho para troca de experiências.

O Festival Funarte Acessibilidança

O Festival Funarte Acessibilidança, em estreia na instituição, foi criado a partir das ações do Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020. No concurso público, foram premiados 25 projetos de vídeos de espetáculos, que promovem o acesso de todas as pessoas à arte.

Com a iniciativa, a Funarte busca realizar novas ações a partir do uso das mais recentes tecnologias, estendendo, desse modo, um novo modelo para todo o Brasil. Assim, a Fundação reforça seu compromisso de promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país; e de atuar para que a população possa cada vez mais usufruir das manifestações artísticas. Criada em 1975, a Funarte segue, portanto, empenhada em acompanhar as transformações no cenário artístico e social.

O coordenador de Dança da entidade, Fabiano Carneiro, destaca a importância de se levar essa linguagem artística à população, durante o período de distanciamento social. “Estamos estreando o Festival Funarte Acessibilidança, um projeto inédito com foco na acessibilidade e na inclusão. Ao longo dos próximos meses, serão apresentados espetáculos de dança das cinco regiões do Brasil, plenamente acessíveis ao público, contemplando uma enorme diversidade na sua programação”, explica o coordenador.

O festival foi lançado no dia 16 de junho, com o espetáculo Lua de Mel, da Cia. Lamira Artes Cênicas (Tocantins). Na semana seguinte, foi exibido Maculelê: Reconstruindo o Quilombo, do Grupo de Dança Reconstruindo o Quilombo (Rondônia). Solatium encerrou a agenda das companhias da Região Norte. A segunda fase apresentou montagens premiadas da Região Sul. Flamenco Imaginário, da Cia. Del Puerto (Rio Grande do Sul), deu início à programação. Em seguida, Convite ao Olhar, da Cia. de Dança Lápis de Seda (Santa Catarina), foi exibido. O espetáculo Do Avesso, do Grupo Nó Movimento em Rede (Paraná), fechou a temporada da região.

A terceira fase divulga os trabalhos da Região Nordeste. A estreia foi com o espetáculo Estado de Apneia, do Grupo Movidos Dança Contemporânea, do Rio Grande do Norte. Depois, foi a vez da montagem Ensaio sobre o Silêncio, de Pernambuco. Segue agora com Maré - Versão virtual e acessível, do Rio Grande do Norte. A programação continua com o espetáculo Rio sem Margem, da Bahia, no dia 18 e, no dia 25, com a montagem Plenitude, do Piauí. A montagem Ah, se eu fosse Marilyn!, da Bahia, será apresentada no dia 1º; e Proibindo Elefantes, do Rio Grande do Norte, no dia 8, encerrando a terceira etapa do evento.

Os projetos contemplados nas demais regiões do País serão exibidos em seguida, até outubro, por meio do canal da Funarte no YouTube (bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca). No decorrer das apresentações, o coordenador de Dança da Fundação, Fabiano Carneiro, participará de uma “live” com diretores e artistas de dança, além de convidados.

Festival Funarte Acessibilidança
Acesso gratuito, no canal: bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca

Com audiodescrição e Libras

Espetáculo Maré – Versão virtual e acessível, do Coletivo CIDA (Rio Grande do Norte)
Dia 11 de agosto, quarta-feira, às 20h

Ficha técnica:

Coreografia e direção: René Loui e Rozeane Oliveira / Artistas convidados: Álvaro Dantas, Jania Santos e Marconi Araujo / Coordenação geral e produção executiva: René Loui e Arthur Moura / Produção convidada: Arlindo Bezerra, da BOBOX Produções / Direção de vídeo e captação: Gustavo Guedes e João Augusto, da Ilha Deserta Filmes/ Imagens aéreas: Paulo Barroca, da Barroca Box/ Trilha original e sonorização: Paulo de Oliveira, do Studio Promidia / Fragmento musical utilizado: Emune; She Didn't Even Say Bye; Interstreet Recordings, e Audiam (Publishing) / Roteiro, tradução e interpretação de Libras: Brígida Paiva / Roteiro de audiodescrição: Thiago Cerejeira e Mayara Barreto / Audiodescritor consultor: Thiago Cerejeira / Locução de audiodescrição: Gessyka Santos / Mixagem de audiodescrição: René Loui e Gonzaga Neto / Webdesigner e identidade Visual: René Loui / Imagens de divulgação: Brunno Martins / Designer de iluminação: Priscila Araújo / Operadora de iluminação: Leila Bezerra / Figurino: René Loui e Rozeane Oliveira / Elaboração de projeto: René Loui e Arthur Moura / Realização: Coletivo Independente Dependente de Artistas

Agenda dos contemplados da Região Nordeste

Dia 18 de agosto, quarta-feira, às 20h

Montagem Rio sem Margem, do coreógrafo e bailarino Elísio Pitta (Bahia)

Dia 25 de agosto, quarta-feira, às 20h

Espetáculo Plenitude, da Cia. de Dança Eficiente (Piauí)

Dia 1º de setembro, quarta-feira, às 20h

Montagem Ah, se eu fosse Marilyn!, do diretor, coreógrafo e dançarino Edu O. (Bahia)

Dia 8 de setembro, quarta-feira, às 20h

Espetáculo Proibido Elefantes, da Companhia Giradança (Rio Grande do Norte)

Agenda dos contemplados das demais regiões

Região Centro-Oeste - Dia 15 de setembro

Região Sudeste - Dia 13 de outubro

Região Norte (espetáculos já disponíveis): Lua de Mel, da Cia. Lamira Artes Cênicas (TO); Maculelê: Reconstruindo o Quilombo, do Grupo de Dança Reconstruindo o Quilombo (RO); e Solatium, do Corpo de Dança do Amazonas (AM)

Região Sul (espetáculos já disponíveis): Flamenco Imaginário, da Cia. Del Puerto (RS); Convite ao Olhar, da Cia. de Dança Lápis de Seda (SC); e Do Avesso, do Grupo Nó Movimento em Rede (PR)

Região Nordeste (espetáculos já disponíveis): Estado de Apneia, do Grupo Movidos Dança Contemporânea (RN) e Ensaio sobre o Silêncio, da coreógrafa Taciana Gomes (PE)

Os vídeos ficam disponíveis no canal da Funarte no YouTube após a exibição

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Centro de Artes Cênicas | Coordenação de Dança

Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal

Mais informações para o público:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Mar 31, 2026 Eventos

Museu do Futebol aberto e com programação variada na…

Mar 31, 2026 Eventos

CULTSP PRO oferece programação gratuita em abril com…

Mar 30, 2026 Eventos

Museu da Língua Portuguesa é opção de passeio no…

Mar 30, 2026 Eventos

Exposição "Arte Brasileira Uma Seleção" reúne 28 obras…

Mar 27, 2026 Eventos

Confira 10 atrações de terror e suspense de arrepiar na…

Mar 27, 2026 Eventos

Lynyrd Skynyrd Em única apresentação no Rio Dia 5 de…

Mar 26, 2026 Eventos

Mitre Galeria exibe carcaça, individual de davi de…

Mar 26, 2026 Eventos

MIS oferece curso de direção para cinema em abril

Mar 25, 2026 Eventos

Titãs celebram 40 anos de "Cabeça Dinossauro" no Espaço…

Mar 25, 2026 Eventos

Comédia vista por mais de 1 milhão de pessoas, “TOC…

Mar 24, 2026 Eventos

Deep Dish retorna ao Brasil como uma das grandes…

Mar 24, 2026 Eventos

Troféu Brasil de Triathlon abre temporada 2026 em…

Mar 23, 2026 Eventos

Osesp e Pianista Brasileira Sonia Rubinsky Dão…

Mar 23, 2026 Eventos

Encontro de Dálmatas movimenta o Butantã Shopping neste…

Mar 20, 2026 Eventos

Programação gratuita de Páscoa reúne oficinas de…

Mar 20, 2026 Eventos

Nos 80 Anos do Sesc, Circuito Sesc de Artes Expande…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version