SEGS Portal Nacional

Eventos

Sesc Belenzinho Promove Ocupação Virtual no Instagram e Facebook

  • Quinta, 03 Dezembro 2020 12:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sesc Belenzinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Espaços marcantes do prédio ganham releitura da ilustradora Gabriela Ribeiro

Até o dia 11º de dezembro de 2020, o Instagram e o Facebook do Sesc Belenzinho serão ocupados por Gabriela Ribeiro com uma série de ilustrações de espaços característicos da unidade, pelo ponto de vista da artista. Sob as hashtags #OcupaçãoSescBelenzinho e #SescBelenzinho10Anos, campanha convida o público a compartilhar fotos, vídeos e suas memórias com a unidade pelas redes sociais.

Os espaços do Sesc Belenzinho são transportados para o feed das duas redes a partir das ilustrações lúdicas de Gabriela Ribeiro. Comedoria, Café, Piscinas, Espaço de Tecnologia e Artes (ETA), Ginásio, Biblioteca e o Espaço de Brincar, Piso de Vidro, Praça Central, Quadras, Teatro e o prédio externo da unidade são os ambientes que ganharam releitura da artista.

Para as ilustrações, a artista utilizou canetas de hidrocor, ou canetinha, como seu principal material, e se guiou pela memória afetiva dos espaços e do Sesc, uma vez que é frequentadora da unidade. Embora a unidade esteja oferecendo serviços básicos desde agosto, Gabriela conta que as imagens seguem o propósito de “lembrar quando as coisas estavam ‘mais normais’ e havia pessoas usando o Sesc”.

Gabriela Esteves Ribeiro é ilustradora e designer formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e especialista pela Pós-graduação O Livro para a Infância, n’A Casa Tombada. Seu projeto mais recente, as séries de livros Toalhinhas, Dentro e Fora e Labirintos, exploram a dobra do papel como elemento construtivo e narrativo em um livro-objeto.

Em paralelo à ocupação, no dia 4 de dezembro de 2020 o Sesc Belenzinho completa 10 anos desde sua inauguração, em 2010. Maior unidade do Sesc em área construída, marcou a região e milhares de pessoas com suas atividades esportivas, culturais e de saúde. Assim como as ilustrações, o público é convidado a compartilhar memórias que colecionaram ao longo desses 10 anos de existência da unidade.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Apesar de inaugurada em 4 de dezembro de 2010, a história do Sesc Belenzinho com a Zona Leste de São Paulo é mais antiga.

De 1947 a 1966 funcionou, em um casarão na Avenida Celso Garcia, o Centro Social Bento Pires de Campos, primeira atuação do Sesc na região Leste. Ainda, na década de 1970, o Sesc diversificou sua atuação no bairro por meio da Unimos – Unidade Móvel de Orientação Social, com ações sociais e educativas.

Em paralelo, no terreno onde hoje está a unidade Belenzinho, entre as ruas Tobias Barreto, Álvaro Ramos, Uriel Gaspar e Padre Adelino, funcionava a tecelagem Moinho Santista. Ativa entre os anos de 1930 a meados de 1994, o empreendimento industrial levou seus milhares de funcionários a fixarem residência em seu entorno, nas primeiras décadas de sua existência.

Adquirida pelo Sesc São Paulo em 1997, parte das instalações da antiga fábrica foi demolida, mantendo-se, todavia, sua estrutura, com devida restauração. Dessa forma, a partir de 1998, o espaço abrigou a Unidade Provisória do Sesc Belenzinho que, apesar de abrigar os vários programas da instituição como Esportes e Música, rapidamente tornou-se referência para as artes cênicas e visuais da cidade, devido à diversidade e caráter vanguardista das programações nacionais e internacionais ali apresentadas.

Em janeiro de 2006, as obras para a então nova unidade de fato têm início. Com projeto arquitetônico de Ricardo Chahin, paisagismo de Isabel Duprat e construção de Mendes Júnior, o espaço passa por inúmeras transformações até sua finalização e efetiva abertura em 2010.

Com área total construída de aproximadamente 50.000 m², a unidade tornou-se, nos últimos dez anos, palco de diversas ações voltadas ao bem-estar, ao lazer, aos esportes, ao convívio e ao desenvolvimento cultural e social de toda a comunidade.

+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições - inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté -, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Mesa Brasil | Tecido Solidário | Fabricação Digital de Protetores Faciais | Teatro | Música | Dança | Cinema | Esporte | Crianças | Ideias | SescTV | Selo Sesc | Edições Sesc São Paulo | Youtube Sesc São Paulo | Instagram Sesc Ao Vivo | Portal Sesc SP

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Saiba +: Sesc Digital

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP)
www.sescsp.org.br/belenzinho
Assessoria de Imprensa Sesc Belenzinho
Poliana M. Queiroz
Estagiários: Marcelo Junior e Silchya Fernandes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Fev 13, 2026 Eventos

MAC USP realiza Mesas de Conversa dentro da exposição…

Fev 13, 2026 Eventos

Exposição imersiva de Tarsila do Amaral deve visitar…

Fev 12, 2026 Eventos

Festival de Curitiba divulga programação da 34ª edição.…

Fev 12, 2026 Eventos

Ainda dá tempo: Aproveite até 28 de fevereiro os…

Fev 11, 2026 Eventos

LEISURE, banda neozelandesa, anuncia show único no…

Fev 11, 2026 Eventos

Carnaquiraz 2026: Alok, Filipe Ret e Zé Neto &…

Fev 10, 2026 Eventos

Com o bloco Céu na Terra e a Velha Guarda da…

Fev 10, 2026 Eventos

Camarote Aura estreia na Sapucaí durante ensaio técnico…

Fev 09, 2026 Eventos

Edson & Hudson abrem em São Paulo a turnê que celebra…

Fev 09, 2026 Eventos

Sesc Alta Floresta promove oficina de flor de papel…

Fev 06, 2026 Eventos

Jason Mraz escolhe São Paulo para um dos shows mais…

Fev 06, 2026 Eventos

Carnaval no Museu do Futebol tem bailinho, oficina…

Fev 05, 2026 Eventos

Luana Zucoloto – Em "Esse Show Poderia Ser Um E-Mail"

Fev 05, 2026 Eventos

Bruno & Marrone anunciam data extra no Espaço Unimed em…

Fev 04, 2026 Eventos

HISTÓRIAS 2026: Maior festival da música sertaneja está…

Fev 04, 2026 Eventos

Festival de Bloquinhos e Bandas Infantis ocupa o…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version