SEGS Portal Nacional

Eventos

Oportunidades e tendências do audiovisual marcam as discussões do segundo dia da MAX 2020

  • Quarta, 18 Novembro 2020 18:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana d’Anunciação
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Divulgação

Nesta terça-feira (17/11), teve início a programação on-line de debates e painéis da 5ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo. O evento gratuito, promovido pelo Sebrae Minas, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais termina na quinta-feira (19/11). As inscrições para as capacitações oferecidas durante o evento ainda podem ser feitas pelo site www.max2020.com.br.

Na abertura oficial do evento, Mauricio Kotait, vice-presidente da ViacomCBS Networks Brasil falou sobre o mercado, tendências e antecipou o lançamento da Pluto TV, streaming gratuito da ViacomCBS, que chega ao Brasil ainda em dezembro deste ano. Serão 24 canais com conteúdo gratuito sob demanda e mantidos com receita de publicidade. Durante sua apresentação, Maurício convidou os espectadores e players da MAX a participarem do projeto e enviarem seus conteúdos para a plataforma.

Logo em seguida, foi realizada a primeira sessão “Diálogos”, com o tema “Caminhos da Coprodução Internacional”. O palestrante convidado foi Diego Ramirez Schrempp, produtor executivo da Dynamo. Em 2016 e 2017, supervisionou a produção da série “Narcos” para a Netflix e, durante 2018, foi o principal produtor de “Falco”, a primeira série Dynamo feita no México para a Amazon, que ganhou em 2019 um Emmy Internacional. O produtor também foi o showrunner da série “Frontera Verde” para a Netflix (ideia original sua).

Ao lado de Carolina Alckmin, diretora de negócios e produtora executiva da Glaz Entretenimento, Schrempp explicou sobre os caminhos e tendências para o mercado pós-pandemia. “Ainda vivemos com restrições. O nosso modelo de trabalho foi totalmente alterado e tivemos a oportunidade para refletir e analisar como podemos fazer as coisas de maneira certa. Existem processos e tecnologias que antes não eram utilizadas e, que hoje, estão sendo implementadas de forma robusta e eficaz. O coronavírus foi uma dura lição”, destacou Schrempp.

Ele também ressaltou que a pandemia possibilitou a busca de novas histórias, instigou a criatividade, e destacou que os próximos anos serão munidos por “incríveis materiais e matérias-primas”. Outro ponto interessante do “Diálogos” foi o debate sobre o fim da barreira idiomática, já que as audiências são globais e não mais limitadas pela barreira do idioma e a produção de nichos.

“Agora podemos escolher uma história de roubos em inglês, espanhol, alemão, português e em outras línguas. ‘Narcos’ traz uma história tão potente, que é global, pois tem foco em valores universais como amor e medo. As novas gerações estão engajadas com temas políticos, sociais, diversidade e inclusão. As possibilidades de criação são inúmeras, por isso precisamos pensar, criar e trabalhar com nichos, pois é onde encontramos mais oportunidades”, justifica Schrempp.

Sobre a questão das coproduções, tema de grande interesse do público, Diego Ramirez deixou claro que, pela primeira vez, sente que este é um excelente momento para os produtores e geradores de conteúdos. “Se tivermos o valor mais ativo – o conteúdo – teremos mais condições de negociar. Hoje, as opções são mais amplas e podemos procurar diferentes players e ver o que funciona melhor para cada um de nós. O dinheiro pode entrar antes, durante ou depois do projeto. Conseguimos fazer coproduções com compartilhamento de custos e de mercados, com negociações cada vez mais viáveis e interessantes”, afirma.

Houve ainda debate a produção de IPs (Propriedade Intelectual), que deveram ser mais valorizadas no futuro. “Para virarmos este jogo, precisamos criar aqui na América Latina a nossa própria ‘Casa de Papel’ ou ‘Game of Thrones’. Aí sim, teremos força e valor para negociar”, diz Schrempp.

No caso de uma futura parceria entre a Dynamo e os produtores independentes brasileiros, Ramirez adianta que temas ligados à Amazônia e o escândalo da Odebrecht são de interesse e podem render bons projetos.

Show me the Fund

Na parte da tarde, um dos painéis de destaque foi o “Show me the Fund”, realizado pelo Brazilian Content, Projeto Paradiso e Cinema do Brasil. “Show Me the Fund” é o nome do primeiro mapeamento de fundos de investimentos voltados para a produção independente brasileira. Esse levantamento é fruto dos intensos esforços de incentivo à internacionalização do audiovisual brasileiro, por meio da capacitação de profissionais, concessão de bolsas, geração de conteúdo e na participação em festivais, mostras e eventos de mercado. São 50 fundos internacionais (oportunidades) especialmente selecionados para os produtores brasileiros com acesso gratuito: https://www.showmethefund.co/

Participaram do painel Adriane Freitag, gerente executiva do Cinema do Brasil, Mary Morita, gerente executiva do Brazilian Content, e Thiago Macêdo Correia, produtor executivo da empresa mineira Filmes de Plástico. A discussão foi moderada por Fernando Lauterjung, editor do Tela Viva News.

Mary e Adriane trouxeram para o painel, o “caminho das pedras” que suas respectivas empresas oferecem para ajudar os produtores brasileiros a se internacionalizarem. “O foco do ‘Cinema do Brasil’ é mostrar o beabá de como levar o filme ou o longa-metragem para o mercado internacional. Fazemos uma verdadeira imersão, analisamos quais os fundos mais indicados para cada projeto e a única regra é querer fazer isso. Mesmo que o produtor ainda seja muito novo, ‘pegamos na sua mão’ como um irmão mais velho faria. E se quiser saber mais, anote aí o meu e-mail () que eu respondo todas as suas dúvidas e perguntas”, declarou Adriane Freitag.

Mary Morita aproveitou a fala da Adriane e disse que a única diferença do “Brazil Content” é que o foco aqui são as obras televisivas e feitas para plataformas digitais, ou como eles costumam chamar, as obras seriadas. “Nosso objetivo é internacionalizar os produtores de conteúdo em três pilares: promoção comercial, atração e capacitação. As pessoas precisam ser vistas, comparecer aos eventos, viajar e saber falar, negociar e vender suas ideias para os players internacionais”, resume a gerente executiva, Mary Morita.

O produtor mineiro Thiago Macêdo Correia dividiu com os espectadores suas experiências no mercado internacional, os fundos de investimento de sua preferência, os que considera mais acessíveis e até mesmo aqueles que ainda não conseguiu captar, mas que ainda deseja.

“Com a crise que vivemos hoje no Brasil, o ‘Show me the Fund’ traz ótimas opções para quem está disposto a se aventurar no mercado internacional e coproduzir com outros países. Muitos desses fundos são muito menos burocráticos do que os que temos por aqui. Assim, como muitos produtores da minha geração, eu já tentei e consegui viabilizar meus projetos por meio deles. Por exemplo, um dos que mais me agrada e também dos mais populares entre os brasileiros é o ‘Hubert Bals Fund’ – Script and Project Development, da Holanda. Pelo menos um filme brasileiro por ano é contemplado por ele”, conta Thiago Macêdo.

Segundo o produtor mineiro, esses fundos são democráticos de modo geral, se o projeto for elegível diante das regras de cada um deles. “Existem critérios que não tão fáceis, mas se seguidos à risca, dão o prêmio desejado, mesmo que a pessoa esteja ainda apenas com uma ideia em mente. É possível se submeter a um fundo mesmo antes de fechar parceria com uma produtora, mas eles levam a sério e querem ver os projetos viabilizados. Os fundos de investimentos perdidos são mais fáceis e os retornáveis mais complexos, mas todos têm suas regras que devem ser seguidas”, ensina.

Minas Gerais Audiovisual Expo – MAX 2020
De 16 a 19 de novembro - totalmente virtual
www.max2020.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EVENTOS ::

Dez 12, 2025 Eventos

Brunch Medieval: uma experiência gastronômica e…

Dez 12, 2025 Eventos

Festival Gastronômico de Paraty anuncia oitava edição…

Dez 11, 2025 Eventos

Natal do Rio anima a Enseada de Botafogo com música,…

Dez 11, 2025 Eventos

Jorge Aragão 50 anos de Poesia, um passeio pela obra do…

Dez 10, 2025 Eventos

Villa Country recebe Simone Mendes e Matheus Fernandes…

Dez 10, 2025 Eventos

Brunch & Beats: evento em Curitiba terá café da manhã,…

Dez 09, 2025 Eventos

Astro Boris Brejcha vai encerrar e temporada de…

Dez 09, 2025 Eventos

Vocal Consort Blumenauensis se apresenta neste domingo…

Dez 08, 2025 Eventos

The Cavern Club São Paulo recebe Andreas Kisser com o…

Dez 08, 2025 Eventos

Teatro Firjan SESI Centro recebe Muato e seu “Concerto…

Dez 05, 2025 Eventos

Com Gero Camilo e Ruan Aguiar, premiado "Papagaios"…

Dez 05, 2025 Eventos

Final do Troféu Brasil de Triathlon acontece dia 14 de…

Dez 04, 2025 Eventos

Sucesso de público, "O Nazareno Experience" é opção de…

Dez 04, 2025 Eventos

Exposição reúne obras contemporâneas e memória das…

Dez 03, 2025 Eventos

Exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade e…

Dez 03, 2025 Eventos

Olimpia recebe show do grupo Roupa Nova dia 5 de…

Mais EVENTOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version