Em novembro, Cinemas em Rede apresenta debate sobre mulheres indígenas
Iniciativa tem como objetivo proporcionar a circulação de ideias e a reflexão sobre a produção audiovisual indígena recente em algumas regiões do Brasil
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o grupo de pesquisas em Poéticas Ameríndias, está promovendo nos meses de outubro, novembro e dezembro, o ciclo “Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena”. No dia 19 de novembro, às 19h, o tema será Mulheres indígenas realizadoras (parceria com II Mostra Amotara - Olhares das Mulheres Indígenas).
Entre as convidadas, estão as produtoras e diretoras indígenas Marta Tipuici (Manoki/MS) e Vanuza Bomfim (Pataxó/BA). Marta mora na aldeia Treze de Maio, na Terra Indígena Irantxe, município de Brasnorte-MT. Já morou em outros lugares, como Cuiabá, onde fez a graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Atuou como Agente de Saúde Indígena e atualmente é professora e articuladora da rede estadual de ensino do Mato Grosso. Uma das suas paixões é o trabalho com cinema e comunicação popular e indígena.
Já Vanuzia possui graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História. Participação com co-diretoria do filme “A Força das Mulheres Pataxó de Barra Velha”. Atualmente cursando o Mestrado em Ensino e Relações Étnico-raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A curadoria ficará por conta da professora Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia no campo das Artes do Vídeo, Joana Brandão Tavares e da jornalista e realizadora indígena, Olinda Muniz Wanderley.
A atividade faz parte do Cinemas em Rede, uma das iniciativas da RNP com a comunidade de cinemas e exibidores das universidades e institutos federais, o circuito contará com curadoria de filmes e debates com diretores, realizadores audiovisuais indígenas e pesquisadores, tendo como objetivo proporcionar a circulação de ideias e a reflexão sobre a produção audiovisual indígena recente em algumas regiões do Brasil.
Para mais informações, acesse
http://www.cinemasemrede.rnp.br/mostra-cinema-amerindio/.
Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena
Data: 19/11
Horário: às 19h
Debate com as cineastas: transmitido ao vivo pela página do Cinemas em Rede no Facebook: https://www.facebook.com/cinemasemrede.
Sobre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Turismo, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.529 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de quatro milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>