SEGS Portal Nacional

Educação

Sistema de bolsa social possibilita protagonismo de estudantes

  • Terça, 05 Julho 2022 11:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Miranda
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Em 2023, o Programa de Bolsas Caminantes, que atualmente apoia 10% dos estudantes da Camino School, visa expandir, contando com o apoio de empresas parceiras e entusiastas voluntários

Arthur, de 15 anos, gosta de andar de bicicleta, jogar bola, cantar e fazer novas amizades. Desde criança, seu sonho é ser jornalista ou juiz. Iris, de 11, adora desenhar e compor canções. Marina, de 13, é fã de pintar e de expressões artísticas em geral. Para Bárbara (ou Babi, como é chamada por sua mãe, Kátia), de 6, a hora do parquinho é especial porque ela pode brincar com amigos. Comum a todos eles, aspirações que qualquer jovem tem no Brasil e o fato de fazerem parte do Programa de Bolsas Caminantes, uma iniciativa da Camino Education e de sua escola, a Camino School.

Não é de hoje que a educação brasileira enfrenta obstáculos – em especial, o ensino básico público, amparado pela boa vontade dos educadores e persistência dos estudantes. Por saber que é preciso fazer algo, a Camino abriu suas portas com uma iniciativa inclusiva, convidando 20 crianças em situação de vulnerabilidade social para estudarem na instituição com apoio (50% a 100%), incluindo material didático, aparato tecnológico e alimentação.

Atualmente, a Camino School possui 10% de seu corpo de estudantes, jovens de 3 a 14 anos, como bolsistas, sendo que a maior parte deles são integralmente custeados pela instituição. “Por meio do nosso Programa, no curto prazo, oferecemos acesso à educação de qualidade aos estudantes e, no longo prazo, abrimos caminho para que essas crianças sejam líderes, acessem as melhores universidades e cheguem ainda mais longe”, destaca Leticia Lyle, cofundadora da Camino Education e da Cloe e diretora da Camino School.

“Nosso compromisso é intenso, pois entendemos que a concretização de um mundo plural e interconectado só se dará por meio de mudanças na base de tudo: a educação. Nossos estudantes, em sua maioria, têm atingido e superado as expectativas de aprendizagem, o que nos dá orgulho e mostra que estamos em um caminho que honra a diversidade e a inclusão”, acrescenta Lyle.

Um convite a bolsistas e apoiadores

O Programa de Bolsas Caminantes vem contando com o suporte de empresas, pessoas físicas (doadores voluntários), além do aporte da própria instituição. O edital, aberto sempre no segundo semestre, prioriza famílias de baixa renda residentes na região metropolitana de São Paulo; autodeclarados negros, pardos e indígenas; pessoas com deficiência (PcD e PNE) e com altas habilidades, como superdotação.

A iniciativa se divide em três modalidades – cobertura de 50%, 75% e 100% – a depender do parecer técnico posterior ao processo seletivo, que também se divide em etapas (inscrição, análise e entrevista com familiares). A seleção dos estudantes segue parâmetros objetivos e subjetivos: proximidade geográfica, presença de irmãos na escola, engajamento da família com a educação dos filhos e adesão ao projeto político-pedagógico da Camino School. Atualmente, a renda média per capita dos 39 bolsistas é de R$ 1.139,21.

Longevidade

Muitos reconhecem e legitimam a importância que tem um programa de bolsas. Em 10 anos, o Prouni permitiu 2 milhões de acessos universitários que, sem essa intervenção sistêmica, encontrariam mais adversidades. A Camino Education deseja expandir sua iniciativa, considerando que também cresce como instituição – e tudo compartilhado é mais interessante.

Em 2023, a rede deseja ampliar o número de crianças que têm esse suporte. Para essa expansão, a Camino criou um projeto de sensibilização de outros pares do setor privado para atuarem como parceiros. A instituição assegura contrapartidas, como exposição e divulgação de suas respectivas marcas por meio de mídia interna e externa, instalação de placas e totens de homenagem na escola, nomeação de sala com créditos aos envolvidos, certificação, entre outras.

Neste ano, a Festa Junina da escola será uma celebração solidária e contribuirá com o Programa de Bolsas da nossa escola. O encontro é aberto e acontece no dia 11/6, das 10h às 20h, na Camino School. Ingressos disponíveis em:

https://www.sympla.com.br/festa-junina-da-camino-school__1595759.

Para saber mais sobre o programa Caminantes, acesse:

https://caminoschool.com.br/programa-bolsas-caminantes/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version