SEGS Portal Nacional

Educação

Seis em cada dez egressos de curso de qualificação profissional avançam para o ensino superior, revela estudo

  • Quarta, 18 Mai 2022 11:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Morato
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Pesquisa do Formare mostra que 63,7 % de seus ex-alunos estão frequentando algum nível de graduação

Seis em cada dez egressos de curso de qualificação profissional estão avançando para o ensino superior. É o que revela pesquisa realizada pelo Plano CDE, a pedido da Fundação Iochpe. O levantamento traz que 63,7% dos ex-alunos do Formare estão frequentando algum nível de graduação.

O estudo também mostra que 23,2% frequentam curso técnico, 5,3% estão na pós-graduação; 4,2% no ensino médio; 3,5% no pré-vestibular e 0,2% no supletivo de ensino médio.

“Os jovens que passam pelo programa do Formare costumam enxergar novos olhares e possibilidades para suas carreiras. Eles entendem que há uma porta aberta em sua vida e que outras podem ser abertas caso ele continue dedicando esforços em sua jornada acadêmica. E a pesquisa mostra exatamente isto: que a maioria leva os estudos adiante e trilhar uma trajetória muito mais digna daquela que esse mesmo jovem imaginou antes de passar pelo Formare. É uma verdadeira transformação social e de um impacto altamente relevante para as famílias desses egressos”, detalha Claudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe.

O estudo indica ainda que 60% dos jovens progridem seus estudos para além do ensino médio. De acordo com o levantamento, 36% afirmaram ter concluído o ensino médio; 22,7% o superior completo; 21,3% técnico completo; 11,2% superior incompleto; 6,5% técnico incompleto; 2,2% ensino médio incompleto e outros 2,2% não quiseram responder.

Apesar dos egressos do Formare representarem 87,7% do total de empregados, os 12,3% restantes apontaram que o principal motivo para não estarem no mercado de trabalho é foco nos estudos. No levantamento de 2018 essa mesma parcela de respondentes era de 17,1%.

Ex-alunos Formare obtêm mais ganhos que jovens da PNAD com o mesmo perfil

A pesquisa do Plano CDE traz um dado extremamente interessante e revelador: mostra que ex-alunos do Formare conseguem dar mais continuidade aos estudos e ter uma maior frequência escolar.

A metodologia para calcular os efeitos do Formare requer a comparação com indicadores de um grupo controle. Nesse estudo houve a opção de usar como grupo de comparação jovens com mesmo perfil socioeconômico da PNAD de 2º tri/2021**. A comparação é necessária para separar a contribuição do Formare dos efeitos associados às características pessoais dos jovens. O grupo controle é formado por jovens da PNAD com o seguinte perfil: idade de 18 a 25 anos, renda domiciliar de até R$ 5.500 por mês, pelo menos ensino médio incompleto e tamanho do grupo controle: 20 mil jovens.

O estudo “Trajetória profissional dos ex-alunos Formare” foi realizado em outubro e novembro de 2021, por e-mail, contando com a participação de 923 respondentes. O objetivo do levantamento é entender a trajetória de empregabilidade e indicadores associados à educação e mercado de trabalho de ex-alunos do programa Formare.

Sobre a Fundação Iochpe: organização sem fins lucrativos, mantém há mais de 30 anos o Programa Formare, referência no Brasil como iniciativa social que proporciona formação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade. Mantido em parceria com empresas de médio e grande portes, oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a jovens de famílias de baixa renda do ensino médio matriculados em escolas públicas. Em mais de 30 anos, por meio do trabalho de educadores voluntários, o programa já formou 24 mil jovens, dos quais mais de 80% inseridos no mercado de trabalho. Os cursos são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Números Formare:

Unidades: 65 | Empresas parceiras: 46 | Jovens impactados em 2021: 1100| Educadores voluntários atuando: 4028 | Cobertura nacional: 48 municípios em 12 Estados do Brasil | Duas unidades no México.

Sobre a Plano CDE: empresa de impacto social (certificada pelo Sistema B) dedicada a pesquisa e avaliação de impacto, com foco nas famílias CDE no Brasil. Em 10 anos, já desenvolvemos projetos para os principais institutos e fundações empresariais do país, além de grandes empresas e organizações ligadas a políticas públicas. Equipe multidisciplinar de antropólogos, economistas e sociólogos há 10 anos aplicando metodologias de etnografia, pesquisa qualitativa e quantitativa para auxiliar nossos clientes na compreensão das necessidades deste público.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version