SEGS Portal Nacional

Educação

Consultora pedagógica do Programa Pleno traz dicas para a ressocialização das crianças na volta às aulas presenciais

  • Terça, 14 Setembro 2021 09:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carlos Teciano
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Especialista em educação socioemocional fala sobre os principais desafios ao reunir os alunos nas escolas de forma segura e com eficiência no aprendizado

O Programa Pleno, que oferece educação socioemocional para as escolas de Ensino Básico, atua para tornar mais produtiva a volta às aulas presenciais de crianças e adolescentes. Patrícia Franco, consultora pedagógica que trabalha há mais de 15 anos com educação, escritora do livro “Tranquilizando a Sala de Aula” e doutora em Ciências da Saúde, dá dicas para a ressocialização dos alunos na volta às aulas presenciais.

Os desafios a partir dos diversos descompassos de tempo e instabilidade emocional proporcionados pela pandemia tornam a parte pedagógica essencial neste período de retomada às aulas, especialmente, dos alunos de Ensino Médio e Fundamental II. Já para aqueles que estão no Ensino Fundamental I as questões emocionais ligadas a ansiedade e depressão é que precisam ter um cuidado maior.

Patrícia destaca que, de modo geral, a palavra-chave é acolhimento. “A maturidade emocional está ligada à capacidade de viver em sociedade, em lidar com perdas, pensar no bem do outro, empatia, cooperação e tudo isso está presente no ambiente escolar. Precisamos ter um olhar de acolher, entender e isso levará um tempo.”

Segundo a especialista em educação socioemocional, em tempos de atraso na maturidade social e do desenvolvimento motor, este voltado especialmente para as crianças, é necessário que as escolas estejam com um olhar especial de acolher e entender já que a falta de interação pessoal levará um tempo para ser recuperada. O uso frequente das telas eletrônicas, que aumentou na pandemia, tende a se agravar ainda mais em crianças e jovens que já têm predisposição ao isolamento.

Para superar os desafios da ressocialização, Patrícia destaca três frentes: social, emocional e pedagógica. “Os pais devem tranquilizar seus filhos e evitar discussões que valorizem o medo de levar a contaminação para dentro de casa, de se adoecer, porque as crianças podem se sentir responsáveis com a possibilidade de levar o vírus ao ambiente domiciliar. É preciso estar atento para o acolhimento porque nesta volta às aulas ainda todos estarão de máscaras e sem conseguir enxergar claramente a expressão dos colegas e professores. Isso gera uma zona obscura para se relacionar porque a verdadeira linguagem corporal é lida na expressão”, explica.

“É necessário entender que houve uma perda pedagógica relevante e que levaremos anos para recuperar esse déficit que a pandemia nos trouxe. Também devemos saber que o conteúdo técnico não pode se sobrepor à condição humana. Ou seja, as escolas precisam trabalhar primeiro o aspecto emocional e social, sendo que o pedagógico vem com o tempo. Adolescentes e crianças não aprendem se estiverem emocionalmente doentes e isso é muito ressaltado pela neurociência”, diz Patrícia.

Como lidar com o luto

Patrícia destaca também a importância de permitir que crianças e adolescentes falem do tema, mas sem forçá-los a expressar seus sentimentos. “Não vamos fugir desse assunto se surgir e, nesse período de retorno às aulas, uma boa iniciativa é organizar rodas de conversas em áreas abertas das escolas para que cada um fale aquilo que gostaria. Uma sugestão é perguntar sobre o que a criança ou adolescente tem medo ou como está se sentindo hoje, mas sem chegar a nenhum extremo e sem forçar nada”, afirma Patrícia.

Os interessados em saber mais dicas da Patrícia em como ressocializar os alunos na volta às aulas presenciais podem acessar o podcast Educa Aí nas principais plataformas de streaming ou pelo site https://educa.ai.

Sobre o Pleno

O Programa Pleno oferece educação socioemocional para as escolas de ensino básico e atende aproximadamente 30 mil alunos no Brasil. Com uma plataforma multifuncional, atua com foco em quatro pilares: educação socioemocional, aprendizagem baseada em projetos e problemas, consultoria pedagógica e ensino híbrido, o que o destaca como um dos programas de educação socioemocional mais inovadores do mercado.

A metodologia desenvolve habilidades e competências socioemocionais nos estudantes por meio da educação integral, para que possam compreender seu papel na sociedade e construir seu projeto de vida. O Programa Pleno também conta com um time de especialistas para a consultoria pedagógica, que oferece apoio em todos os momentos da jornada dos educadores e coordenadores da escola.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 22, 2025 Educação

5 dicas para transformar o tempo de tela em aprendizado

Dez 19, 2025 Educação

7 critérios essenciais para escolher a escola certa…

Dez 18, 2025 Educação

Muito além das letras: alfabetização matemática é…

Dez 17, 2025 Educação

Ano letivo: confira 4 práticas pedagógicas que auxiliam…

Dez 16, 2025 Educação

Confira 5 dicas essenciais para promover uma educação…

Dez 15, 2025 Educação

Matemática: 5 dicas para estudar a matéria para…

Dez 12, 2025 Educação

Dicas para incentivar a leitura nas férias: 8 livros…

Dez 11, 2025 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Dez 10, 2025 Educação

Saiba o que é preciso ser observado na escola antes de…

Dez 09, 2025 Educação

Confira 5 benefícios da gamificação para o aprendizado…

Dez 09, 2025 Educação

Intercâmbio nas férias: o que considerar antes de…

Dez 08, 2025 Educação

Vai fazer vestibular on-line? Saiba por que a qualidade…

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version