Crise no Afeganistão é tema de aulas do Ensino Médio no Colégio Mary Ward
Colégio na Zona Leste de São Paulo aborda tema no Projeto Questão de Fé e nas turmas de ensino religioso
Temas atuais são recorrente nos principais exames, como ENEM e os vestibulares de fim de ano. O Afeganistão, na Ásia, voltou aos noticiários com o anúncio da saída dos Estados Unidos do país após 20 anos. Agora, a população de cerca de 39 milhões de habitantes tem receio do que o presente e o futuro trará sob a égide do talibã. Principalmente a população feminina que receia perder todas as conquistas feitas durante esse período. Toda uma geração nasceu pós-talibã e teme por seus direitos e conquistas. O país faz fronteiras com o Paquistão, Irã, Turcomenistão, Uzbequistão e Tajiquistão e China.
No Colégio Mary Ward, na Zona Leste de São Paulo, na região da Tatuapé, o professor de Filosofia, Ensino Religioso e Projetos (novo Ensino Médio), Ricardo Sebold Cois já abordou a temática no projeto Questão de Fé que trata de temas sobre preconceito e problemáticas religiosas.
“Não é uma problemática simples”, afirma o professor Cois que optou por contextualizar a história a partir de 1955, ainda na época da União Soviética, passando pelo atentado as Torres gêmeas nos Estados Unidos em 11/09/2001, organizado pela Al-Qaeda, e que motivou a presença norte-americana no Afeganistão. “Dessa forma, os estudantes têm mais subsídios e podem vir a escolher o tema para ser trabalhado em projetos no novo Ensino Médio”, diz o professor.
Os outros dois projetos disponibilizados no Ensino Médio são Efeito subliminar, em que por meio dos gêneros textuais, os jovens aprendem a identificar o que o autor quis dizer com um determinado tipo de discurso. E no projeto Hackeando problemas, busca se informar aos alunos a questão sobre os algoritmos que nos orientam, para a escolha de um determinado comportamento.
“Pode ser que algum dos grupos tenha interesse em desenvolver esse tema sobre Afeganistão, que remete a várias abordagens”, explica o professor Cois. Os alunos ficaram impressionados com as cenas transmitidas pela TV e as mídias online. “As imagens das pessoas caindo do avião no Afeganistão chocou a todos, eles ficaram perplexos”, acrescenta. Nessa aula do projeto Questão de Fé participaram as turmas do 1 e 2 anos do Ensino Médio. Nesse projeto específico, participam 31 alunos. E como os projetos ocorrem no período da tarde, vários estudantes preferem participar online, a partir de seus lares.
A lembrança do atentado ocorrido com a paquistanesa Malala Yousafzai, é um exemplo sempre lembrado quando se comenta sobre o fundamentalismo religioso, o radicalismo do talibã.
O professor Ricardo Cois, do Colégio Mary, também deve abordar a temática do Afeganistão nas aulas de Filosofia do Ensino Médio, para a turma do 2 ano, já que estão abordando a filosofia política.
Ensino Fundamental 2 – O tema sobre o Afeganistão também está presente nas aulas do Ensino Religioso, no Ensino Fundamental 2 do Colégio Mary Ward, com foco no conhecimento religioso, valores e ritos, de acordo com a BNCC.
Para os alunos do EF2 a aula sobre a situação no Afeganistão não é tão aprofundada. “Foi utilizada a linguagem apropriada, para que compreendam a situação do país”, explica o professor Cois. A interdisciplinaridade está presente nas várias disciplinas. Nas aulas de Português do EF2, os adolescentes estão lendo o livro sobre a Malala Yousafzai. “Os alunos conseguem ter uma boa compreensão do tema”, conclui o professor Cois.
Sobre o Colégio Mary Ward
O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há mais de 80 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo. Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância https://www.colegiomaryward.com.br/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>