Curso de inglês: por que os métodos tradicionais já não funcionam mais?
*Fabricio Vargas
Apesar de todas as mudanças nas últimas décadas, percebemos que muitas instituições de ensino têm dificuldade de se adaptar às novas realidades. O fato é que os métodos tradicionais de ensino já não funcionam mais.
Por isso, no post de hoje vamos entender o que são os métodos tradicionais de ensino e ver a importância de uma escola de inglês estimular a motivação dos seus estudantes.
O Sesi explica que, por muito tempo, a maioria das escolas no Brasil (seja de idiomas ou não) seguiu o método tradicional de ensino. E o que é este método tradicional?
Isso quer dizer que nas salas de aula sempre havia um professor como figura central do aprendizado, que tinha a tarefa de transmitir todo o conteúdo. Sentados e enfileirados, cabia aos alunos absorver as matérias e, depois, comprovarem que tudo foi assimilado através as avaliações (provas).
Desta forma, percebe-se que ensino tradicional, bastante difundido a partir do século 18 na Europa, considera que todos os indivíduos aprendem da mesma forma.
Porém, nas últimas décadas, algumas mudanças se apresentaram, principalmente descentralizando o papel do professor, além de levar em consideração o fato de que as pessoas aprendem de formas diferentes.
Como são os novos métodos de ensino?
O aprendizado, necessariamente, precisa envolver a tecnologia. E isso acontece por não vivermos mais em uma época de conhecimento enciclopédico, em que toda informação é pensada em termos de certo e errado.
Atualmente, todo assunto é encarado sob diferentes prismas, com cada indivíduo podendo ser coautor em seu próprio aprendizado.
Para que alguém aprenda, é necessário que ele queira aprender. Ninguém consegue ensinar nada a uma pessoa que não quer aprender. Por isso é muito importante que o professor saiba motivar os seus estudantes, segundo um artigo do portal Brasil Escolas.
E como usar novos métodos para o ensino de inglês?
Ainda de acordo com o artigo, através de uma variedade de recursos, métodos e procedimentos, o professor pode criar uma situação favorável à aprendizagem como, por exemplo, conhecer os interesses atuais dos alunos para mantê-los ou orientá-los.
Assim, para que o aluno aprenda o inglês, não basta explicar e exigir que entenda a língua alvo. Para aprender é necessário:
Despertar sua atenção;
Criar nele o legítimo interesse pela segunda língua.
E quando um aluno se sente motivado? Um estudante está motivado quando sente necessidade de aprender o que está sendo tratado.
Além disso, a motivação da língua inglesa pode ser:
Motivação instrumental: é uma razão que impulsiona o indivíduo para obter sucesso como, por exemplo, passar em exames, conseguir um bom emprego, garantir uma vaga na universidade;
Motivação integrada: busca domínio sobre a cultura e problemas desta realidade;
Motivação resultativa: aquela em que o bom resultado do trabalho do aluno o impulsiona a querer ainda mais. A motivação nasce do sucesso de sua experiência anterior;
Motivação intrínseca: interesse positivo pela matéria em si como campo de estudo e de trabalho.
Por isso, uma escola de inglês que quer ser efetiva, precisa trabalhar a motivação dos seus estudantes, despertando a vontade de aprender sempre mais. Ou seja, fugir dos métodos tradicionais e criar novos métodos para o processo de ensino-aprendizagem efetivo e transformador.
A Uniway School é uma escola de inglês e edtech. Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados, inclusive adultos e profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Ah, e estamos presentes em mais de 50 países
Sobre Fabricio Vargas
Iniciou a sua carreira na área da educação logo após o seu retorno ao Brasil, depois de morar e estudar por mais de cinco anos no continente Europeu. Estudou e trabalhou em diversas áreas durante esse período, inclusive como intérprete dentro das cortes Irlandesas e Inglesas. Logo após a sua chegada ao Brasil, começou a lecionar aulas de inglês dentro de algumas escolas e, portanto, percebeu que o ensino precisava de mais, os alunos mereciam algo diferente e inovador. Fabricio percebeu que as escolas de idiomas estavam muito engessadas ao modo tradicional de ensinar e avaliar os seus alunos. Em 2017, depois de trabalhar muito e conseguir um certo valor para investir, Fabricio abriu a sua própria escola de inglês, a Uniway School, foi um dos anos mais comemorados por ele e também o mais desafiador.
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