MEC participou do lançamento da Campanha Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil
O evento buscou dar continuidade aos esforços do Governo Federal para prevenir o sobrepeso e para garantir a melhoria da saúde e da nutrição das crianças brasileiras.
O Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, participou, na tarde desta terça-feira (10), do lançamento da Campanha Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil, promovida pelo Ministério da Saúde (MS). A iniciativa visa dar continuidade aos esforços do Governo Federal para prevenir o sobrepeso, deter o avanço da obesidade infantil, além de contribuir para o cuidado e a melhoria da saúde e da nutrição das crianças brasileiras.
Foi firmado, durante o evento, um acordo voluntário e colaborativo para a redução da obesidade infantil entre o Ministério da Educação (MEC), o MS, gestores, organismos internacionais e entidades profissionais, com o objetivo de promover uma ampla mobilização nacional e reforçar as ações efetivas para a prevenção e atenção à obesidade infantil. O termo de compromisso foi assinado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro; pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; e pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte.
Milton Ribeiro falou, durante a abertura do evento, sobre os desafios acarretados pela obesidade infantil. "A obesidade é um problema de saúde no Brasil e no mundo. E pode perdurar por toda a vida das nossas crianças, se não for efetivamente enfrentada. Além disso, pode acarretar outras enfermidades mais graves no futuro, como a hipertensão arterial, problemas cardíacos e o câncer, por exemplo (...)", afirmou o ministro da Educação.
Milton explanou, ainda, sobre a importância das escolas no ensinamento de hábitos alimentares saudáveis: "Na escola é que poderemos inserir bons hábitos alimentares na rotina das nossas crianças. E esses bons hábitos podem até ser levados pelos próprios estudantes para suas residências, o que deve resultar em uma melhor alimentação para todos da família (...).
Nesse sentido, o MEC conta com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), instituído pelo Ministério em parceria com o FNDE, com o intuito de estimular a educação alimentar por meio de várias ações. As normas do PNAE trazem uma série de restrições e proibições para aprimorar a alimentação dos estudantes brasileiros. São exigidos, por exemplo, mais alimentos in natura e menos produtos processados.
O ministro reforçou a importância do trabalho conjunto entre o MEC e o MS, além de outros atores, como a Unicef. "Se a obesidade é um mal a ser combatido por todos, nada melhor do que a união de todos para enfrentar a atual realidade (...)", concluiu Milton Ribeiro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>