Afya investe na formação de novos desenvolvedores
Primeira edição do Afya Labs foi lançada em abril de 2021 oferecendo oportunidade para profissionais se formarem em tecnologia e ingressarem no grupo como desenvolvedores
Em um momento de franca aceleração da transformação digital, contratar talentos da área de tecnologia capacitados e habilitados é um desafio que preocupa as áreas de RH de muitas empresas. Levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) apontou que, até 2024, a procura por profissionais na área de TI será de 420 mil pessoas. E em um cenário de gargalo de profissionais de tecnologia, muitas empresas começam a oferecer programas de formação para capacitar novos profissionais.
Esse é o caso do Afya Labs, programa de treinamento e capacitação focado em desenvolver novos programadores que queiram ingressar no mercado de TI. A iniciativa é liderada pela Afya, maior grupo de educação médica do Brasil, e surgiu como uma maneira de preparar desenvolvedores em início de carreira para atender aos desafios dos negócios digitais da empresa. A primeira edição teve 4.055 inscritos, dos quais 93 foram aprovados e passaram por um intenso treinamento de 112 horas, que abordou conceitos de 7 linguagens de programação diferentes: HTML e CSS, Javascript, React, React Native, Node.JS e DevOPS.
“O mercado de tecnologia carece de profissionais sêniores e, por esse motivo, que lançamos o Afya Labs como uma forma de atrair e formar talentos em começo de carreira que possam atuar em nossos negócios digitais e iniciativas inovadoras e tecnológicas”, ressalta Renata Damasio, HRBP Manager na Afya. Segundo Renata, dos 93 aprovados que participaram da primeira edição do Afya Labs, 30 estão sendo contratados para atuar como desenvolvedores nas healthtechs do grupo.
Além de investir em qualificação de desenvolvedores, o Afya Labs é também uma oportunidade para alguns profissionais investirem na transição de carreira. Esse foi o caso da cirurgiã-dentista Renata Mie, 26 anos, que passou pelo treinamento e foi contratada como desenvolvedora Full Stack Júnior na Afya.
“Durante a pandemia passei por uma situação bastante complicada: tive que suspender vários dos atendimentos por conta da Covid-19. Durante esse tempo sem trabalhar, comecei a estudar programação e conheci o Afya Labs por um anúncio em uma rede social. Decidi me inscrever, uma vez que teria uma chance de aprender mais sobre tecnologias que já tinha interesse”, explica Renata. A mais nova desenvolvedora afirma que o intenso treinamento oferecido pelo programa foi uma oportunidade de poder aprofundar os aprendizados e se preparar para o mercado de trabalho de TI. “O treinamento de 5 semanas foi um divisor de águas na minha vida e possibilitou essa virada de chave em minha carreira”, completa.
Luiz Dutra, outro participante do Afya Labs e que foi contratado recentemente pelo grupo, também estava em busca de transição de carreira e viu na iniciativa uma oportunidade. “Estava buscando oportunidades para essa mudança na minha área profissional e, começar numa empresa com esse nível e com tanta gente boa, com certeza será um grande diferencial”.
Para João Fiorelli, participar do Afya Labs foi a concretização da tão sonhada transição de carreira para equipe de Produto: “O Afya Labs teve um papel muito importante em nos guiar pelos estudos. Um dos principais desafios foi o projeto final. Ele fez com que entendêssemos na prática a realidade de um desenvolvedor, nos aproximando de pessoas experientes que acrescentaram muito no processo todo. Ao término do programa recebi um convite para movimentação interna do time de Customer Experience para o time de desenvolvimento da iClinic, uma das healthtechs da Afya”.
Camila Arita, líder de Atração e Seleção da Afya, reforça o compromisso do Afya Labs com a educação. “Histórias como a da Renata, do Luiz e do João reforçam nosso compromisso com a Educação e Tecnologia, além de fomentar a qualificação profissional de profissionais para atuarem no mercado de TI”.
Além das vagas ofertadas por meio do treinamento do Afya Labs, a Afya conta com mais de 100 oportunidades abertas na área de produto e desenvolvimento. Para acessar as posições e participar do processo seletivo, acesse o site de carreiras da empresa em https://afya.gupy.io/
SOBRE A AFYA EDUCACIONAL
A Afya é o maior grupo de faculdades de Medicina do Brasil em número de vagas (2.611) autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). A empresa nasceu em 2019 da incorporação de outras marcas do segmento de educação médica com o objetivo de ser a grande parceira destes profissionais em toda a sua jornada de formação. A primeira faculdade de medicina do grupo começou a operar há 22 anos, em 1999, no Tocantins, no Norte do país.
Por meio de suas unidades de ensino, a Afya atua desde a graduação - são diversos cursos com foco na área da saúde, com destaque para a Medicina -, passando pelos cursos para provas de residência e outros títulos até especializações médicas.
O grupo aposta em uma abordagem metodológica inovadora, que combina conteúdo integrado, aprendizado interativo e uma experiência adaptativa para alunos de Medicina ao longo de sua formação profissional. Por meio de uma plataforma digital, a Afya oferece aos seus alunos acesso a materiais didáticos, incluindo tutoriais em vídeo, podcasts, materiais de leitura e questões práticas.
Em 2020, a Afya entrou no mercado de serviços digitais de suporte à rotina médica. As healthtechs PEBMED, Medphone, iClinic, Medicinae, Medical Harbour, Cliquefarma e SHOSP se somaram ao grupo na Vice-Presidência de Inovação e Serviços Digitais. Primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, em julho de 2019, a Afya escolheu a bolsa americana pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio educação & saúde & tecnologia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>