SEGS Portal Nacional

Educação

A Educação Física é possível em meio a uma pandemia?

  • Quarta, 14 Julho 2021 10:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Ruiz Vella
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

*Dario Alves de Andrade

A Educação Física é tradicionalmente considerada uma disciplina prática nas escolas, onde a proximidade e o contato físico são comuns, principalmente no Brasil, que possui uma cultura que valoriza o convívio. Com o retorno das aulas no início do ano de 2021, como abordaríamos os conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) respeitando os protocolos sanitários?

Antes de respondermos à questão introdutória, é necessário recordarmos que com o surgimento da Covid-19, ocorreram inúmeras mudanças nas diversas áreas, e na Educação não foi diferente. A pandemia levou à implementação de métodos e ferramentas que mudaram a forma como os professores ensinam e se comunicam com os alunos e famílias. Diante dessa situação, foi necessário repensar a Educação e, em particular, a Educação Física.

Dada à situação de pandemia, percorremos um caminho de desbravamento das plataformas digitais para a realização das aulas de Educação Física. Antes tínhamos um amplo espaço e a possibilidade de contato e interação por meio da aproximação. Agora, como deveríamos interagir de maneira propositiva por meio das telas, sem interação presencial, sem contato, que é uma das características dessa área?

A prática da Educação Física, como outros componentes curriculares, aconteceu por meio de telas, microfones, plataformas diversas, compartilhamento de tela, vídeos e tantas outras ferramentas que pudessem viabilizar os conteúdos previstos pela BNCC.

O primeiro passo foi cativar as crianças para que realizassem as atividades propostas durante a aula de Educação Física em ambiente doméstico e por meios tecnológicos.

Os recursos didáticos são ferramentas imprescindíveis nesse processo e a Gamificação dinamizou o engajamento de nossos alunos. Este é um recurso didático que traz conceitos do âmbito dos jogos para o processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de encorajar a realização de desafios ou tarefas por meio da competição. Ensinar através dos jogos é uma resposta metodológica ao nosso tempo e situação. Assim, o nosso intuito é de conquistar os estudantes, aumentar a participação nas atividades e o entusiasmo pelas aulas.

Longe das quadras, sem materiais específicos e com um espaço limitado, outra saída foi diversificar no uso de materiais para desenvolvermos os conteúdos previstos. Na grande maioria dos jogos e atividades usamos materiais alternativos, como tampinhas de garrafa pet, papel, papelão, garrafas pet, bolas de meia, cabo de vassoura, copos plásticos, balões, jornal e potes.

Esse “novo jeito” de ensinar é uma tendência da educação no século XXI e cabe a nós avaliarmos a evolução do aprendizado e as estratégias de aula que tornam essa metodologia significativa nesse processo. Após um ano, aproximadamente, nos adaptamos e temos controle parcial dessas ferramentas que tornam possível um ensino remoto de qualidade.

E no início desse ano, tudo muda novamente, nossos alunos estão de volta à escola. O tão aguardado caráter presencial, nos submeteu a protocolos rígidos de distanciamento, uso de máscara e higiene. Como abordaríamos os conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) respeitando os protocolos sanitários?

Aproveitando os espaços abertos do Colégio, mantendo o distanciamento, usando máscaras e higienizando constantemente as mãos e os materiais comuns, retomamos as aulas presencias de Educação Física. Era visível no comportamento dos alunos a necessidade de interação e movimento, mesmo com o distanciamento, o desejo de retornarem às vivências da Educação Física era explícito.

Por meio de atividades que contemplassem os conteúdos da BNCC e os protocolos sanitários, despertamos nos alunos novamente o interesse em envolver-se com exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com os colegas e sendo capazes de reconhecer e respeitar a necessidade de mantermos os protocolos sanitários para a saúde de todos.

É muito bom vermos nossos alunos retomando alguns espaços do Colégio com todo o cuidado devido e usufruindo do convívio e da prática das aulas Educação Física.

*Dario Alves de Andrade é professor de Educação Física no Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 23, 2025 Educação

5 dicas para transformar o tempo de tela em aprendizado

Dez 19, 2025 Educação

7 critérios essenciais para escolher a escola certa…

Dez 18, 2025 Educação

Muito além das letras: alfabetização matemática é…

Dez 17, 2025 Educação

Ano letivo: confira 4 práticas pedagógicas que auxiliam…

Dez 16, 2025 Educação

Confira 5 dicas essenciais para promover uma educação…

Dez 15, 2025 Educação

Matemática: 5 dicas para estudar a matéria para…

Dez 12, 2025 Educação

Dicas para incentivar a leitura nas férias: 8 livros…

Dez 11, 2025 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Dez 10, 2025 Educação

Saiba o que é preciso ser observado na escola antes de…

Dez 09, 2025 Educação

Confira 5 benefícios da gamificação para o aprendizado…

Dez 09, 2025 Educação

Intercâmbio nas férias: o que considerar antes de…

Dez 08, 2025 Educação

Vai fazer vestibular on-line? Saiba por que a qualidade…

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version